terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Em jogo de altos e baixos, Djokovic se beneficia de erros para espantar zebra



FONTE:

Vice-líder do ranking sofre no segundo set, mas se impõe sobre Verdasco (40º) para vencer na estreia do Aberto da Austrália por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 7/6 e 6/2



Por
Rio de Janeiro



Quase duas semanas após salvar cinco match points para derrotar Fernando Verdasco, de virada, nas semifinais do ATP de Doha, no Catar, o sérvio Novak Djokovic reencontrou o espanhol em um jogo de altos e baixos no Aberto da Austrália. Hexacampeão e defensor do título do torneio, vice-líder do ranking mundial se beneficiou de um festival de erros de Verdasco (40º) para vencer por 3 sets a 0, com parciais de 6/1, 7/6 (7-4) e 6/2, nesta terça-feira, pela estreia em Melbourne. Desde 2010, Djokovic não sabe o que é perder para Verdasco - na quadra dura, o último revés foi em 2005. Com o resultado, o sérvio ampliou a vantagem no retrospecto para 10 a 4. Na chave de Novak, estão nomes de peso, como o espanhol Rafael Nadal e o canadense Milos Raonic, possíveis rivais nas semifinais do primeiro Grand Slam do ano.

- Tenho grandes memórias aqui ao longo da minha carreira, me sinto em casa. Muito obrigado a todos que compareceram. Pisar numa arena como esta traz uma emoção fantástica. No segundo set, pensei que poderia me despedir do torneio precocemente, mas comecei bem no terceiro set. Tive muito trabalho com ele em Doha e o segundo set foi bastante complicado - disse Djokovic.

Djokovic e Verdasco se encontraram na estreia do Aberto da Austrália em jogo de erros  (Foto: Quinn Rooney/Getty Images)
Djokovic e Verdasco se encontraram na estreia 
do Aberto da Austrália em jogo de erros 
 (Foto: Quinn Rooney/Getty Images)



JOGO DE ERROS

Inseguro, Verdasco começou o jogo com muitos erros, e Djokovic não precisou fazer muito. Nada dava certo para o espanhol. Ele tentava atacar no fundo de quadra, seu principal golpe, mas não acertava o tempo da bola. O sérvio fez o dever de casa e se beneficiou de 10 erros não-forçados de Verdasco para duas quebras: 4/0. O espanhol reagiu, tentou devolver, mas Djokovic se impôs e fez 5/0. Verdasco sacou bem, mas insistiu nas jogadas de fundo e se complicou. O sérvio teve nas mãos dois set points e a chance do "pneu", mas o espanhol salvou. Depois, levou a vantagem e finalmente venceu o primeiro game em um erro não-forçado do vice-líder. O espanhol dificultou a vida de Djokovic, mas o sérvio não esmoreceu e confirmou o saque: 6/1.

Em dia de altos e baixos no Aberto da Austrália, Fernando Verdasco errou muito, mas também reclamou muito (Foto: Mark Kolbe/Getty Images)Em dia de altos e baixos, Verdasco errou e reclamou muito (Foto: Mark Kolbe/Getty Images)


O sérvio relaxou no segundo set e abriu espaço para o crescimento do rival. O forehand de Verdasco passou a entrar com mais facilidade, e o Djoko sentiu, errando mais. O espanhol conseguiu a quebra no segundo game, após um erro não-forçado de forehand do sérvio. Apesar dos altos e baixos, Verdasco encaixou boas jogadas, como o smash para matar o ponto e alcançar a segunda quebra: 3/1. Depois ter tido duas bolas declaradas fora, o sérvio pediu o desafio, viu que estava certo e ganhou uma injeção de ânimo. Levou a melhor em uma disputa de cruzadas e devolveu a quebra. Irritado, o espanhol jogou a raquete no chão. O desequilíbrio emocional atrapalhou. Djoko cresceu, quebrou outra vez o serviço do rival e confirmou o seu para deixar tudo igual: 4/4.

Ambos os tenistas faziam uma partida abaixo do esperado. A maioria dos pontos vinham de erros não-forçados e não puramente pelo mérito da jogada. A disputa seguia parelha e, com a igualdade em 6/6, o set foi definido no tie-break. Djokovic abriu 3-0, mas Verdasco se soltou, devolveu o mini-break e empatou: 3-3. O jogo continuou parelho e, no momento decisivo, Djokovic foi firme, fez 7-4 e fechou o set em 7/6. A parcial foi marcada por erros de ambos os lados: o espanhol teve 24 contra 18 do sérvio.  

A missão de Verdasco era quase impossível, afinal, ele teria de vencer três sets e não poderia falhar. O número dois do mundo diminuiu os erros e deslanchou, abrindo 4 a 1 em uma dupla-falta do espanhol no terceiro set. Verdasco continuava cometendo sucessivos erros não-forçados, reclamava e não conseguia se encontrar. Até a sorte estava do lado do sérvio, que chegou a 5/2. Desconcentrado, Verdasco sacou e tentou evitar a vitória do rival. Mas, no primeiro match point do sérvio, o espanhol contra-atacou na rede - seu 56º erro - e amargou a derrota. Inconformado, ele saiu de quadra como uma flecha, demonstrando o descontentamento pelo desempenho ruim e a precoce eliminação. O sérvio encerrou o jogo com 34 erros e 24 winners (contra 27 do rival).

O sérvio está há 10 anos invicto na primeira rodada do Aberto da Austrália e é o maior campeão do torneio na Era Moderna, conquistando os últimos cinco de seis títulos de forma consecutiva. O próximo adversário de Djokovic será o vencedor do duelo entre o uzbeque Denis Istomin (170º) e o croata Ivan Dodig (170º), ex-parceiro do brasileiro Marcelo Melo nas duplas.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/em-jogo-de-altos-e-baixos-djokovic-se-beneficia-de-erros-para-bater-verdasco.html

Nenhum comentário: