quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Confiante, Federer volta aos Grand Slams após 6 meses: "Ainda acredito"




TÊNIS


Em busca do tetra no Aberto da Austrália, suíço valoriza período sabático e deixa no ar chance de títulos em Slams: "O tempo dirá se será possível ou não"



Por
Rio de Janeiro


Tênis Austrálian Open Roger Federer (Foto: Getty Images)Roger Federer volta aos Grand Slams no 1º da temporada: Aberto da Austrália (Foto: Getty Images)


Da lesão à cirurgia no joelho esquerdo, Roger Federer passou por um longo processo de recuperação. Perdeu Roland Garros, Masters, e desistiu de competir na Olimpíada do Rio. Vencedor de 17 Grand Slams, o suíço de 35 anos se afastou das quadras por seis meses, desde a campanha de Wimbledon.
Apesar do ônus, a pausa também trouxe o bônus de voltar às quadras com as energias renovadas. Nos primeiros dias do ano, disputou o torneio de exibição da Copa Hopman, em Perth, um treino de luxo para o Aberto da Austrália, provando estar pronto para o retorno em um Grand Slam. Teve smash à la Pete Sampras, jogadas plásticas e de efeito como a SABR ("sneak attack by Roger", um bate-pronto de devolução com alto grau de dificuldade), ataques surpresas e na rede, dentre outros.

Apesar do talento de sobra, a idade avançada em um esporte de alto rendimento e do grau de exigência como o tênis, com um calendário cheio do início ao fim do ano, faz o suíço deixar no ar a possibilidade de vencer outros Slams. Talvez por isso o tempo afastado tenha sido tão bom.

- Só depende de nós nos reinventarmos, bolarmos um plano. Andy mostrou um pouco isto, aumentando as esperanças de mais jogadores de saberem que tem uma chance real de ganharem Slam. Eu ainda acredito. O tempo dirá se será possível ou não - analisou Federer, em uma entrevista ao site oficial do Grand Slam da Oceania, na qual apontou o líder do ranking Andy Murray e Djokovic, vice-líder, como os favoritos ao título em Melbourne.


PERÍODO SABÁTICO"FORÇADO" PARA RENOVAR A ALMA

Federer busca o pentacampeonato no Aberto da Austrália, em Melbourne, após os títulos de 2004, 2006, 2007 e 2010. O maior vencedor de todos os tempos do torneio é o sérvio Novak Djokovic, com seis conquistas (2008, 2011, 2012, 2013, 2015 e 2016). O primeiro Grand Slam da temporada terá início no dia 15 de janeiro.

- Não me pareceu tão cansativo (o período afastado das quadras), ou tão longo, ou tão difícil atravessar esse processo. Às vezes, eu até gostava. Mas, na medida que a temporada seguia, eu sentia muito a falta do tênis. Estou animado para o meu retorno - disse Federer em uma entrevista ao site oficial do torneio.  

Antes de viajar à Austrália, o tenista fechou a último bloco de treinos em Dubai. Em Perth, representou a Suíça ao lado da parceira Belinda Bencic e só parou diante da França de Richard Gasquet e Kristina Mladenovic. Apesar da eliminação, que lhe tirou chance de disputar a final, o suíço mostrou que recuperou a forma física. Os franceses levaram o bicampeonato na Copa Hopman ao vencerem os americanos Jack Sock e Coco Vandeweghe nas duplas mistas.

Roger Federer treino copa hopman 6 mil pessoas austrália (Foto: Divulgação/Hopman Cup)
Federer usou a Copa Hopman, em Perth, como 
treino de luxo para o Aberto da Austrália 
(Foto: Divulgação/Hopman Cup)


Embora estivesse fora de combate, Federer considera o saldo da temporada pela metade como algo positivo. Graças ao período sabático, ainda que forçado, ele teve o descanso merecido para o corpo, a mente e a alma. Fez tudo o que poderia para recuperar a forma e o ritmo ideais.

- Pareceu ser a coisa certa. Foi o momento perfeito para dar um tempo, para o meu corpo e o meu jogo. Foi maravilhoso poder passar mais tempo de qualidade com as crianças - com mais energia, sem ter de me preocupar: "Cuidado, eu tenho um jogo amanhã" - contou Federer, que tem duas filhas, gêmeas.


TEMPORADA PELA METADE E LESÃO INESPERADA

Em sua última aparição na temporada de 2016, o suíço caiu diante do canadense Milos Raonic nas semifinais em Wimbledon, na Inglaterra, perdendo a chance de brigar pelo oitavo caneco no All England Club. O jogo de cinco sets e quase três horas e meia, o então sétimo do ranking desbancou o ex-número um por 6/3, 6/7(3), 4/6, 7/5 e 6/3.

A lesão veio depois, de uma forma totalmente inesperada: um mal jeito ao se levantar da cama para dar banho nos filhos. Na coletiva do Masters 1000 de Miami, ele revelou que estava com dificuldades em sentir a perna, e os médicos proibiram-no de entrar em quadra. As dores no joelho tornaram-se insuportáveis e obrigaram Federer a passar por um procedimento cirúrgico delicado: uma artroscopia no joelho para reparar o rompimento do menisco.

tênis roger federer australian open (Foto: Agência AP)
Federer nunca havia abdicado de um Grand 
Slam até a lesão que o deixou 6 meses fora 
de combate (Foto: Agência AP)


O tenista da Basileia nunca havia abdicado de um Grand Slam sequer desde 2001, quando a carreira como profissional ainda engatinhava. Além do Roland Garros e dos Jogos Olímpicos, o suíço também desistiu do US Open e dos eventos do fim da temporada do circuito da ATP. Sabia que o corpo precisava de tempo para uma recuperação completa.

-  Eu acredito que isto pode trazer um grande benefício para o futuro da minha carreira no tênis. Eu me sinto rejuvenescido, trouxe um refresco. Mentalmente, eu precisava descansar, talvez mais do que pensava - e talvez o meu corpo também tenha precisado mais do que imaginava. Uma coisa boa foi o fato de eu não ter feito a cirurgia logo depois de Wimbledon. Eu acredito que isto foi crucial, não ter precisado de duas cirurgias em um mesmo ano - analisou.


FOCO NA REABILITAÇÃO: "FIZ TUDO POSSIVEL"

Gosto de pensar grande. Espero que o esforço seja recompensado. Pelo menos, agora eu sei uma coisa: se o joelho não estiver nada bom, não terei nenhum arrependimento. Eu sinto que eu fiz tudo possível para deixar meu corpo em forma" 
Roger Federer

O foco na reabilitação surtiu efeito. Até novembro, os treinos foram concentrados na academia, com um trabalho de fortalecimento muscular. Ocasionalmente, arriscava alguns saques para não perder a força de uma de suas principais armas.

- O objetivo era estar totalmente recuperado no fim de novembro, início de dezembro. Por um lado, pareceu um longo período, mas, nós sabíamos que era necessário. Gosto de pensar grande. E espero que o esforço seja recompensado. Pelo menos, uma coisa eu sei agora: se o joelho não estiver nada bom, não terei nenhum arrependimento. Eu sinto que fiz tudo possível neste ano para deixar meu corpo em forma.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/confiante-federer-volta-aos-grand-slams-apos-6-meses-ainda-acredito.html

Nenhum comentário: