sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

No tie-break, Osasco bate Rio e quebra invencibilidade do rival na Superliga





SUPERLIGA FEMININA DE VÔLEI



Jogando em casa, time paulista fica atrás duas vezes no placar, mas vira para cima das cariocas e vence eternas adversárias apenas pela segunda vez em dois anos




Por
São Paulo





Osasco e Rio de Janeiro fizeram um jogo digno da história do maior clássico do vôlei nacional. Nesta terça-feira, o time paulista, jogando em casa no ginásio José Liberatti, derrotou as cariocas por 3 a 2 (23/25, 26/24, 20/25, 25/23 e 15/13) e quebrou a invencibilidade das rivais na Superliga. Foi o melhor jogo da competição até o momento. Foram várias reviravoltas, longos ralis, defesas que derrubam as placas de publicidade e sets decididos no detalhe.

Osasco e Rio de Janeiro (Foto: João Pires/Fotojump)
Osasco comemorou vitória sobre o Rio de 
Janeiro (Foto: João Pires/Fotojump)


Apesar do revés, o Rio segue na liderança da temporada (25 pontos), com oito vitórias e uma derrota, e o Osasco conheceu sua sétima vitória e está em terceiro lugar (21). Nos últimos dois anos, as equipes se enfrentaram 11 vezes, com apenas duas vitórias do time paulista e nove do Rio (veja lista abaixo).  Na história do clássico, são 81 jogos, com 46 vitórias do Rio e 35 de Osasco.

Osasco e Rio de Janeiro (Foto: João Pires/Fotojump)Osasco cresceu no fim para bater o Rio de Janeiro (Foto: João Pires/Fotojump)


O jogo foi marcado por um princípio de incêndio no início do segundo set, que logo foi controlado pelos funcionários do ginásio. As informações são de que uma pilha de papelões pegou fogo no estacionamento do ginásio, que fica à altura da parte alta da arquibancada.

O time da casa jogou o tempo todo com a torcida ao lado, apesar de o público carioca ter ocupado cerca de 15% do ginásio José Liberatti. No tie-break, a torcida fez a diferença, não parando de gritar nem durante os pontos. Nos últimos pontos, só deu Tandara, que colocava no chão todas as bolas que recebia.

O Osasco, terceiro colocado na Superliga do ano passado, passou por uma reformulação no elenco, mantendo apenas quatro de suas jogadoras da última temporada. O elenco segue muito forte, com Dani Lins, Tandara, Camila Brait, além de duas sérvias, Ana Bjelica e Malesevic. Já o Rio manteve a maioria do time campeão do ano passado. 

No regulamento da Superliga, as 12 equipes se enfrentam em turno e returno, com as oito melhores passando para os playoffs. Nas quartas de final, confrontos de três partidas, enquanto na semi são melhor de cinco jogos. A decisão é em partida única. O Rio volta à quadra fora de casa contra o Minas na sexta-feira às 20h , enquanto o Osasco recebe o Valinhos no mesmo dia às 19h30.

O JOGO

Tandara tenta passar pelo bloqueio do Rio em duelo realizado em Osasco (Foto: João Pires/Fotojump)Tandara foi o destaque do Osasco contra o Rio (Foto: João Pires/Fotojump)


O equilíbrio do primeiro set foi marcante até o momento em que o placar anotava 17 a 16 para o Rio de Janeiro. As duas equipes se alternavam no placar, com o Osasco se destacando demais na defesa, enquanto o Rio mostrando um saque muito bom. Após um rali de mais de 40 segundos de duração, Gabi errou, e o Rio conseguiu pôr dois pontos de frente (18 a 16). Ali, o saque de Juciely seguiu entrando, as cariocas abriram 24 a 20. As donas da casa conseguiram salvar três set points, a torcida se levantou, gritou "Vamos virar Osasco", mas não deu certo. Gabi fechou em 25 a 23.
No segundo set, o Osasco dominou o placar desde o início, chegou a abrir 12 a 7 com grande força do saque de Dani Lins. O Rio encostou com três bloqueios seguidos no fim da parcial e chegou até um set point com 24 a 23. Mas as bolas de meio de rede do Osasco voltaram a entrar, e o time conseguiu fechar o segundo set em 26 a 24, após 30 minutos.

Na terceira parcial, o Osasco começou embalado e, logo de cara, abriu 4 a 0, obrigando o técnico Bernardinho a pedir tempo. As broncas do técnico do Rio não surtiram efeito, e o time da casa seguiu com boa vantagem no placar (9 a 4). Aí, o Rio se achou na partida, contou com os ótimos saques de Gabi, um trabalho de defesa muito bom, o bloqueio encaixado e ainda viu o Osasco errar. Em pouco tempo, 12 a 10. A liderança carioca seguiu até o fim da parcial, quando o bloqueio voltou a funcionar e o time fechou em 25 a 20.

O quarto set foi dominado pelo Osasco no início, com o time chegando a abrir três pontos após um bloqueio de Nati, 10 a 7. Mas o Rio conseguiu virar, 15 a 14, em uma boa sequência de saques de, obrigando o técnico Luizomar de Moura pedir tempo. Carol Albuquerque e Bjelica entraram em quadra para tentar mudar o placar, mas pouco adiantou. Com 19 a 16 contra, Paula e Dani Lins voltaram à quadra. As donas da casa reagiram e empataram em 22 a 22, na cravada de Tandara. No 23 a 23, um longo rali terminou com toque na rede do Rio, e set point para Osasco. Depois, conta-ataque de Tandara e 25 a 23.

O tie-break começou muito equilibrado, com nenhum time abrindo dois pontos de vantagem até o 5 a 5. Aí, o Osasco conseguiu abrir 9 a 5. Mas, na sequência de saque de Monique, as cariocas empataram em 9 a 9. A partir deste momento, ninguém mais sentou no ginásio. No 11 a 10, Tandara foi bloqueada, mas o árbitro pegou um toque na rede do time carioca, que deixou o placar 12 a 10 para as donas da casa. No fim, 15 a 13.

Osasco X Rio de Janeiro teve casa cheia (Foto: João Pires/Fotojump)
Torcida empurrou o Osasco contra o Rio de 
Janeiro (Foto: João Pires/Fotojump)


ÚLTIMOS DEZ JOGOS
19/12/2014- Superliga - 1ª fase - Rio de Janeiro 3 x 0 Osasco
08/02/2015- Final do Sul-Americano - Osasco 1 x 3 Rio de Janeiro
10/03/2015- Superliga - 1ª fase - Osasco 2 x 3 Rio de Janeiro
26/04/2015- Superliga - final - Rio de Janeiro 3 x 0 Osasco
18/12/2015- Superliga - 1ª fase - Osasco 0 x 3 Rio de Janeiro
29/01/2016- Copa do Brasil - Semifinal - Osasco 1 x 3 Rio de Janeiro
04/03/2016- Superliga - 1ª fase - Rio de Janeiro 3 x 0 Osasco
23/03/2016- Superliga - Semifinal - Osasco 3 x 2 Rio de Janeiro
25/03/2016- Superliga - Semifinal - Rio de Janeiro 3 x 1 Osasco
28/03/2016- Superliga - Semifinal - Rio de Janeiro 3 x 0 Osasco


OUTROS RESULTADOS DA RODADA
Sesi- SP 2 x 3 São Caetano
Pinheiros 1 x 3 Fluminenese
Brasília 3 x 0 Valinhos


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2016/12/no-tie-break-osasco-bate-rio-e-quebra-invencibilidade-das-rivais-na-superliga.html

Nenhum comentário: