domingo, 18 de dezembro de 2016

COMO DECIFRAR O ‘DELENDA GLOBO’ DA CARTA DE DIRCEU A FERNANDO MORAIS



FONTE:
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-decifrar-o-delenda-globo-da-carta-de-dirceu-a-fernando-morais-por-paulo-nogueira/



Delenda tem origem romana e quer dizer ‘destrua’





Ainda vivo e sonhando
Ainda vivo e sonhando


Muitos leitores perguntam de onde vem a expressão ‘Delenda Globo’ que Zé Dirceu usou na carta que enviou da prisão para Fernando Morais.
Para simplificar, Dirceu afirmou, com a sutileza possível: “A Globo tem que ser destruída”.
Foi como que uma resposta — fina, quase erudita e bem humorada — a uma sentença que Fernando Morais tem repetido à exaustão: “A Globo é inimiga do Brasil e como tal deve ser tratada.”
Historicamente, é uma frase latina que sobreviveu ao tempo.
Sob o comando do general Aníbal, um dos maiores estrategistas da história, Cartago (hoje Tunísia) foi o maior pesadelo militar sofrido pelo império Romano.

Um inovador comparado pelos historiadores a Alexandre, o Grande, Aníbal usou táticas jamais vistas em sua luta contra Roma, como um exército de elefantes. Com suas tropas, Aníbal ocupou parte da Itália por vinte anos, no início do século 3 AC. Roma jamais enfrentara antes esse tipo de coisa.
Os inovadores elefantes de Aníbal
Os inovadores elefantes de Aníbal

A reação romana contra Aníbal foi fortemente estimulada pelo senador Catão, um colosso de Roma. Catão sempre terminava seus discursos com a frase: “Delenda Cartago“. Cartago tem que ser destruída. Este o significado.
E foi.
O ‘Delenda Globo’, de Dirceu, é muito mais uma brincadeira, um sonho remoto, do que qualquer outra coisa. O Brasil, hoje, como já foi notado, parece uma concessão da Globo.
Quanto teve poder, de resto, Dirceu pouco fez para delendar a Globo. Ou, pelo menos, para reduzir-lhe o poder.
O dinheiro público permaneceu jorrando para a Globo, na forma sobretudo de publicidade federal. 600 milhões de reais ao ano.
Segundo depoimento do senador Requião, Dirceu imaginava que o governo Lula garantiria a simpatia da Globo com as multimilionárias verbas publicitárias.
Foi talvez seu maior erro de cálculo. Na prática, o PT se tornou o primeiro partido no poder a pagar para apanhar da Globo. Em boa parte a Globo financiou seu jornalismo de guerra com recursos oriundos dos dois governos petistas.
O que verdadeiramente há de animador na carta de Dirceu é o tom positivo, de quem continua a combater o bom combate, a despeito de tudo. Ele exorta as lideranças da esquerda a saírem para as ruas na luta pelas diretas, e cobra de Fernando Morais, aos 70 anos, que cuide da saúde. “Vamos precisar de você pelos próximos vinte anos.”
A mensagem real de sua carta, afinal, é esta: “Delenda desesperança”.
A desesperança tem que ser destruída.
Ou suportaremos o que está aí por muito tempo.
Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.
Paulo Nogueira
Sobre o Autor
O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.



Nenhum comentário: