quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Rei destronado: Vasco vacila muito, cai para o Paysandu e não é mais o líder





BRASILEIRÃO SÉRIE B 2016

29ª RODADA



Falha de Martín Silva e desatenção do setor defensivo custam segunda derrota por 3 a 1 e cariocas saem do topo pela primeira vez. Papão faz festa em Mangueirão cheio




Por Belém, PA





Paysandu Vasco (Foto: Reprodução / SporTV)João Lucas comemora terceiro gol do Paysandu contra o Vasco (Foto: Reprodução / SporTV)


O Vasco não é mais líder da Série B. Apático diante de um Mangueirão lotado em Belém, o time carioca não foi forte o suficiente para superar a série de problemas envolvendo seus principais jogadores, perdeu por 3 a 1 para o Paysandu na noite desta terça-feira, e pela primeira vez em 29 rodadas não termina na primeira colocação. Gilvan, Bruno Veiga e João Lucas marcaram os gols da virada do Papão, ofuscando a pintura de voleio de Ederson no primeiro tempo. Agora, é o Atlético-GO quem reina na Segunda Divisão.  

A segunda derrota consecutiva por 3 a 1 expõe as fragilidades de um elenco carente de seus principais nomes. Nenê, o craque, estava suspenso. Rodrigo, o capitão, pediu liberação para resolver problemas particulares. Douglas, a revelação, está com a Seleção Sub-20. Martín Silva, o porto seguro, falhou feio. E a liderança escapou. Com 51 pontos, o Vasco tem um a menos que o Atlético-GO e viu a distância para o quinto colocado, Náutico, cair para seis.  

Na próxima rodada, o Cruz-Maltino tem parada dura pela frente: recebe o embalado Londrina, que está em quarto, com 48, na Arena da Amazônia, em Manaus, sábado, às 18h30 (de Brasília), pela 30ª rodada. O Paysandu, por sua vez, respira aliviado na luta contra o rebaixamento, com 38 pontos, em 13º. Também no sábado, o duelo é com o Joinville, às 16h, em Santa Catarina.



Pintura de Ederson  

O Vasco começou a partida dando mostras de que aprendeu a lição com a derrota para o Náutico no fim de semana. Sufocado desde os minutos iniciais em Pernambuco, os visitantes apostaram em uma formação ousada e partiram para o ataque mesmo com o Mangueirão lotado. Thalles, de cabeça, e Julio Cesar, em chute cruzado, finalizaram antes dos dez minutos travaram a empolgação do torcedor.  
O silêncio absoluto dos paraenses, entretanto, surgiu aos 15, e em grande estilo. Cruzamento na medida de Madson, voleio de almanaque de Ederson. Golaço! Pintura! Obra prima! Vantagem que deu ainda o domínio do jogo aos vascaínos, que davam campo ao Paysandu, forçavam cruzamentos na área e apostaram nos contra-ataques. Estratégia suficiente para assustar em finalização de Thalles e sofrer sustos até o intervalo.  



Falha de Martín e desatenção custam a liderança  

Na volta para o segundo tempo, o Paysandu partiu em avalanche. Na parte de baixo da tabela e com os rivais tropeçando, era a vez de afastar o risco de rebaixamento. E a ofensividade surgiu efeito logo aos três minutos. Martín Silva, sempre tão seguro, falhou feio em falta de Tiago Luis, bateu roupa, e Gilvan completou no rebote. O Mangueirão tremeu. Literalmente!

O jogador Gilvan do Paysandu comemora gol durante a partida entre Paysandu PA e Vasco RJ, válida pela Série B do Campeonato Brasileiro 2016 (Foto: Futura Press)
Bruno Veiga comemora segundo gol 
do Paysandu, logo no primeiro 
toque na bola (Foto: Futura Press)


O Vasco por muito pouco não deu o troco imediato. Jomar escorou falta cobrada por Andrezinho no travessão, mas, ao ficar caído no chão, impediu o gol de Ederson. O Papão, por sua vez, seguiu a pressão e aproveitou desatenção da defesa carioca para virar. Bruno Veiga mal tinha entrado em campo quando correu nas costas de Julio Cesar e, no primeiro toque na bola, cabeceou na pequena área para virar o placar. Virada! O Mangueirão tremeu. De novo!  
Sem muitas opções, Jorginho tentou de tudo pela liderança, encheu o time de atacantes, colocou Jorge Henrique de volante, mas não foi suficiente. Ederson até marcou o gol de empate, anulado em lance duvidoso. Em contra-ataque, João Lucas invadiu a área e contou com desvio de Luan contra o próprio gol para fechar o placar: 3 a 1. O Vasco não termina a rodada na primeira posição.


FONTE:

Nenhum comentário: