quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Grêmio arranca empate, elimina o Palmeiras e avança à semifinal




COPA DO BRASIL 2016



QUARTAS DE FINAL - JOGO DE VOLTA



Tricolor Gaúcho sai atrás, consegue igualar o marcador e mantém vivo o sonho do título da Copa do Brasil. Adversário será o Cruzeiro, em duelo dos maiores campeões




Por
São Paulo



O Grêmio arrancou empate por 1 a 1 do Palmeiras na noite desta quarta-feira, na arena do Verdão, e avançou à semifinal da Copa do Brasil. O adversário agora será o Cruzeiro, que bateu o Corinthians no outro duelo do chaveamento. Como o Tricolor Gaúcho havia vencido por 2 a 1 na ida, se beneficiou da igualdade para seguir na briga pelo quinto título da competição.
O cruzamento na semifinal será entre os dois maiores campeões da história da Copa do Brasil. O Grêmio ganhou quatro vezes (1989, 1994, 1997 e 2001), assim como o Cruzeiro (1993, 1996, 2000 e 2003).

O técnico Renato Portaluppi utilizou uma estratégia predominantemente defensiva no primeiro tempo, segurou a vantagem do empate por 45 minutos, mas viu a situação mudar logo no início da etapa complementar, quando Thiago Martins abriu o placar da partida. O gol da classificação saiu aos 30 do segundo tempo, pelos pés de Everton. 

Líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras volta seu foco total novamente para a competição por pontos corridos. Foi a primeira eliminação do Verdão em sua arena desde que ela foi inaugurada, e o time deixou o gramado aplaudido pela torcida. O Grêmio mantém vivo o sonho de um título por meio do mata-mata e também segue na cola do G-6 do Brasileirão: está a apenas um ponto do Atlético-PR, primeiro time na área de classificação 

O Verdão volta a campo no próximo domingo, às 17h (horário de Brasília), contra o Sport, novamente em sua arena, pela 32ª rodada do Brasileirão. O Tricolor faz clássico contra o Internacional, no mesmo horário, também em casa. 

Palmeiras Gremio Copa do Brasil (Foto: Marcos Ribolli)
Jogadores do Grêmio comemoram o gol da 
classificação na arena do Palmeiras 
(Foto: Marcos Ribolli)



O jogo
Atrapalhados por um gramado desgastado por conta da realização de três shows recentes no local, Palmeiras e Grêmio sofreram para trocar passes nos primeiros minutos da partida. Mais cauteloso, o time gaúcho optou por estudar o adversário. Não à toa a única chance de gol clara do Tricolor saiu em contra-ataque finalizado por Pedro Rocha à direita do gol de Jailson. 

Mesmo com uma equipe predominantemente reserva, o Verdão foi melhor na etapa inicial. Recuados, os visitantes seguraram a pressão a muito custo. O atacante Lucas Barrios carimbou o travessão de Bruno Grassi logo aos 12 minutos, em cruzamento de Egídio. Allione e o próprio Barrios foram bloqueados por Kanneman e Marcelo Oliveira, em uma sequência ofensiva alviverde. 

A vontade de mostrar serviço dos suplentes palmeirenses contrastava com a estratégia defensiva do Tricolor Gaúcho. Com a vantagem do empate, Renato Portaluppi abusava da possibilidade de manter a igualdade para ficar com a vaga. 

Aparentemente mais perigoso e ousado nos primeiros minutos do segundo tempo, o Grêmio viu a vantagem se esvair aos cinco. Em cobrança de escanteio de Cleiton Xavier, Thiago Santos desviou, e o zagueiro Thiago Martins abriu o placar. O resultado não servia mais aos gaúchos. 
 
Do lado gremista, Renato trocou Pedro Rocha por Everton e forçado a tirar o goleiro Bruno Grassi, machucado, para a entrada de Léo. O Palmeiras ficou com um a menos após carrinho forte sobre Everton, e Cuca sacou Fabiano para a entrada de Jean na lateral direita. 
Mesmo mais criativo que na etapa inicial, o Tricolor esbarrava em defesas de Jailson nas vezes em que ameaçava o gol dos donos da casa. A hegemonia do goleiro alviverde terminou aos 30 minutos, quando Everton fez bela jogada ao receber passe de Douglas e tocou no canto direito da rede. 
Com a vantagem do resultado, o Grêmio se segurou mesmo sem seu técnico à beira do gramado – Renato acabou expulso por conta de reclamações com o árbitro. O sonho do penta se mantém vivo.


FONTE:

Nenhum comentário: