quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Com samba no pódio, Isaquias celebra bronze, mas avalia: "Melhor que nada"




OLIMPÍADAS RIO 2016


CANOAGEM



Atleta conquista bronze na categoria C1 200m da canoagem, samba na premiação e faz alegria da torcida na Lagoa. Ainda assim, não esconde que esperava mais




Por
Rio de Janeiro




(OBS. DO BLOG:
VEJA OS VÍDEOS CLICANDO NO 
LINK DA FONTE NO FINAL DA
MATÉRIA ABAIXO)





O Brasil tem mais uma medalha de bronze na conta. Na manhã desta sexta-feira, o baiano Isaquias Queiroz conquistou a terceira posição na categoria C1 200m da canoagem, disputada na lagoa Rodrigo de Freitas. Apesar de rápida, a prova deixou os brasileiros apreensivos: Isaquias teve uma largada ruim e viu os concorrentes abrirem distância. Na chegada, no entanto, veio a recuperação e o tempo de 39s628.

Na cerimônia de entrega das medalhas, Isaquias tornou a mostrar por que se tornou um dos queridinhos da Rio 2016. Depois de comemorar muito na água, o baiano de 22 anos emplacou um sambinha para delírio da torcida e, depois de colocar o bronze no pescoço, foi correndo saudar o público, que esperava ansioso (assista ao vídeo acima).

Isaquias Queiroz bronze canoagem Olimpíada Rio (Foto: Marcos Brindicci / Reuters)
Isaquias Queiroz conquista o bronze na 
canoagem (Foto: Marcos Brindicci / Reuters)


Após a prova, o atleta comemorou o feito: é o quinto brasileiro a conquistar duas medalhas em uma Olimpíada. Ainda assim, ele não escondeu que esperava mais (assista ao vídeo abaixo)
- Muito feliz por esse feito. Mais ainda pela medalha. Estou um pouco decepcionado com minha prova. Se eu tivesse feito a prova de ontem hoje, com certeza teria a medalha de ouro. Mas está bom. Melhor do que nada. Então estou feliz pela medalha de bronze. Seja bem-vinda. Qualquer medalha é bem vinda para o atleta - afirmou.




Isaquias avaliou seu rendimento na prova e destacou a desvantagem na largada. Ele revelou que, ao ver os adversários abrirem distância, chegou a pensar que não estaria no pódio: frustrado, chegou a se jogar na água da lagoa. Mas a demora para divulgação dos resultados foi a dica para saber que a conquista não estava perdida.

- Todo mundo sabe que minha saída é um pouco ruim. A minha chegada é melhor. Mas eu perdi muito, muito tempo na saída. No final, conseguir recuperar. Vi muita gente na minha frente. No final, achei que não tinha ganhado. Mas eu vi demorando para caramba [para a divulgação do resultado]. Então eu falei: “Não, ganhei com certeza a medalha”. Foi uma prova muito boa. Gostei muito - analisou.

Mãe Isaquias Queiroz sofre (Foto: Richard Souza/GloboEsporte.com)Mãe de Isaquias Queiroz chora na prova do filho(Foto:RichardSouza/GloboEsporte.cm)


Depois, com a mente mais fresca, Isaquias deixou a decepção de lado. O atleta ponderou que falhar no início de uma disputa e conseguir uma recuperação como a dele é mérito de poucos.
- Para errar em uma prova de 200m e ainda ganhar um bronze tem de ser muito bom - disse.
Mas e a preocupação da mãe? Ao fim da prova, Dona Dilma não sabia se chorava de alegria ou apreensão: na lagoa, o filho, que tinha se jogado na água, demorava a subir à superfície. Mas ele garante: não tem motivo para receio.

- Sou peixinho na água. Sei nadar bastante. Pode ficar despreocupada. Mais uma medalha para mim, para o meu Brasil e para a Bahia inteira - concluiu.



ISAQUIAS E O CALOR DA TORCIDA

De Ubaitaba, na Bahia, para o mundo. Depois de fazer a alegria da torcida, Isaquias Queiroz não esconde que o sorriso de quem está na arquibancada é o sorriso dele também. Depois de receber a medalha de bronze, o atleta falou sobre o assédio dos fãs no Rio de Janeiro.
- Minha luta não acaba, quero mais, estou aí para isso. Ontem, quando saí na rua, não consegui andar, todo mundo querendo foto. Mas espero ganhar mais medalha e deixar todo mundo feliz - afirmou.

Isaquias Queiroz, canoagem Rio 2016 (Foto: Getty Images)
"Vi os torcedores muito felizes, e hoje eu queria 
dar mais felicidade", diz Isaquias Queiroz 
(Foto: Getty Images)


A ideia inicial era dar o ouro à torcida. Mas não tem problema. A galera comemorou no final e reconheceu a superação do atleta na lagoa Rodrigo de Freitas..
- Várias emoções nessa prova. Vi os torcedores muito felizes, e hoje eu queria dar mais felicidade. Queria o ouro. Saí um pouco errado, mas consegui o bronze, e espero dar mais alegria para eles - disse.

Ele ainda tem mais uma chance de medalha para o Brasil e, se conseguir, será o único esportista brasileiro a subir ao pódio três vezes em uma só edição olímpica. Trata-se do C2 1000m, onde compete juntamente com Erlon Souza. Os dois são atuais campeões mundiais e, teoricamente, essa é a melhor prova do baiano, já que o C1 500m, em que já contabiliza dois títulos do Mundial, não é olímpica.

Com o feito desta quinta-feira, Isaquias Queiroz entrou para um grupo seleto de atletas que conquistaram duas medalhas em uma só edição olímpica. Quatro outros o fizeram também. César Cielo, nadador, levou ouro (50m livre e bronze (200m livre) em Pequim 2008. Gustavo Borges, também da natação, foi prata (200m livre) e bronze (100m livre) em Atlanta 1996; Guilherme Paraense (ouro e bronze) e Afrânio da Costa (prata e bronze), ambos atletas de tiro esportivo, foram ao pódio em dose dupla na Antuérpia 1920.





Confira as respostas do medalhista brasileiro na entrevista coletiva:

Largada ruim na C1 200m
Não consigo sair muito bem na prova do C1 200m, minha prova é o C1 1000m. Eu patinei muito no início, o barco não desenvolveu. No fim, fiz muita força para entrar na área do pódio. Estava cansado, mas senti que os meus concorrentes estavam mais cansados do que eu. É ali que eu cresço, no fim. Acabei conseguindo a medalha nos últimos centímetros da prova.

Condições da água na Lagoa
A Água da Lagoa é bem salgada, isso eu posso falar (risos). Eu morei dois anos aqui no Rio. Quando cheguei, notei que a água estava muito mais limpa e cristalina do que na época em que eu treinava aqui. Em agosto do ano passado, no evento-teste, tinha muitos problemas, como mato na água. Quando cheguei agora, não tinha. Encontrei alguns matinhos, mas não atrapalhou, ninguém reclamou. Não me importei. Não acredito que esteja poluída. Se estivesse, já teria ficado doente há alguns anos (risos).

Um novo ídolo do Brasil?
Já deu para sentir o assédio. Ontem eu fui na academia e começaram a me parar na rua para tirar foto. Meu treinador já teve que me arrastar. Eu tenho fazer o máximo para que as pessoas me reconheçam. Agradeço ao público que veio na Lagoa para prestigiar. O atleta precisa disso, da torcida ao lado. É muito bom ver a torcida gritar o nome do Brasil. Espero ganhar a terceira medalha e ser reconhecido pelo meu trabalho. 

Expectativa para a prova C2 1000m
Não consegui essa medalha sozinho. A equipe é muito unida. O Erlon (de Souza, parceiro no C2 1000m) tem sido fundamental para mim. Eu treinava com ele C1 200m, C1 1000m, C2 1000m. Ele está muito rápido e isso me motiva. Ele está muito bem preparado, adquiriu ritmo. Estaremos muito bem, muito forte para a prova. Vamos tentar remar o melhor possível na sexta e no sábado. Quero que Erlon ganhe a medalha dele, para que consiga entrar na história dos jogos. Com certeza estaremos no pódio. 


FONTE

Nenhum comentário: