OLIMPÍADAS RIO 2016
ATLETISMO
Jamaicana supera a holandesa Dafne Schippers, atual campeã mundial, para
conquistar o ouro nas duas provas de velocidade dos Jogos do Rio de Janeiro
As provas de velocidade ganharam uma nova rainha. Depois de vencer os 100m rasos, Elaine Thompson colocou a Jamaica novamente no topo do pódio da Olimpíada do Rio de Janeiro, agora nos 200m rasos. A atleta venceu a final no Engenhão, com o tempo 21s78, superando a atual campeã mundial, a holandesa Dafne Schippers, que ficou com a prata (21s88). A americana Tori Bowie, vice nos 100m, completou o pódio (22s15).
- O lema da minha escola era “deixe a luz brilhar”, e eu deixei minha luz brilhar nesta noite. Foi uma grande surpresa para mim, porque tive uma lesão muscular. Você tem de superar essas coisas, e agora estou aqui com o ouro. Foi difícil bater a Dafne - disse Elaine.
Elaine Thompson se consolidou como a
mulher mais rápida do mundo
(Foto: Reuters)
- Eu vim para o ouro e estava em boa forma. Meu tempo foi bom, mas não foi forte o suficiente. É pesado correr seis vezes (entre classificatórias, semis e finais dos 100m e dos 200m). Eu estava chegando perto. Senti que estava quase passando a Elaine, mas aí eu quebrei também. Ainda não coloquei na cabeça o que aconteceu. Não estou feliz com a prata - disse Dafne.
Só que existe um país da velocidade: a Jamaica. Minutos depois de Usain Bolt liderar a semifinal da prova masculina, Elaine mostrou a força das velocistas do país. Houve um tempo em que Shelly-Ann Fraser-Pryce era conhecida como "Bolt de Saias". Elaine dispensa a alcunha, prefere ser conhecida como a mulher mais rápida do mundo.
Desde 1988 uma velocista não conseguia vencer os 100m e os 200m na mesma Olimpíada. A última a conseguir o feito foi a americana Florence Griffith-Joyner, nos Jogos de Seul. A conquista de Elaine foi a quarta medalha de ouro do atletismo jamaicano na Rio 2016. Além dos dois títulos da velocista, também foram campeões Bolt (100m rasos) e Omar McLeaod (110m com barreiras).
Elaine Thompson bateu a holandesa Dafne
Schippers nos 200m (Foto: Reuters)
PÓDIO COMPLETO DOS EUA
LUZ NA BRIGA NO DECATLO
Luiz Alberto venceu sua bateria dos 400m rasos do decatlo (Foto: Agência Reuters)
– Eu queria isso: fazer um primeiro dia muito bom, porque tenho provas melhores no segundo dia. Ir com uma boa marca é muito importante. Infelizmente não consegui o que esperava no salto em altura, que era 2,00m. Acredito que vai dá para recuperar – disse Luiz.
O líder foi o atual campeão olímpico e mundial, o americano Ashton Eaton, que somou 4.621 pontos e abriu vantagem para o alemão Kai Kazmirek (4.500). Atual vice mundial, o canadense Damian Warner ficou na terceira colocação, com 4.489 pontos, apenas 208 à frente de Luiz.
JULIO CÉSAR SEM VAGA NA FINAL
O brasileiro Julio César de Oliveira ficou sem vaga na final do lançamento do dardo. Na disputa qualificatória, ele alcançou a melhor marca de 80,49m e foi o 16º colocado no geral. Apenas os 12 melhores avançam. O líder da qualificatória foi o atual campeão olímpico Keshorn Walcott, de Trinidad e Tobago, com 88,68m.
- Queria ter reagido melhor a prova e ter ido para essa final. Foi uma prova muito forte, nove pessoas passaram a marca de corte. Acho que do lançamento, se brincar de todas as provas foi a que teve mais gente mais gente passando da marca de corte. Mas eu achei bem forte. Queria estar entre os doze, ter reagido bem e estar entre os doze, mas fazer o que né? Pensar na próxima. Vai ter próxima com certeza - disse.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/atletismo/noticia/2016/08/mais-rapida-ouro-nos-100m-do-rio-thompson-leva-tambem-os-200m.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário