terça-feira, 24 de maio de 2016

Em busca do 10º título, Nadal atropela Groth na estreia em Roland Garros



Espanhol não toma conhecimento do australiano sacador e perde apenas três games; em continuação de jogo de segunda, Murray vira sobre veterano Stepanek



Por
Paris, França




Um dos principais candidatos ao título deste ano em Roland Garros, o eneacampeão Rafael Nadal teve uma estreia melhor do que a encomenda nesta terça-feira. Diante do sacador australiano Sam Groth (100º), o espanhol passeou em quadra, não encontrou problemas com o forte serviço do rival, abusando das devoluções no corpo, e o despachou em apenas 1h20 por 3 sets a 0, com um triplo 6/1.

Rafael Nadal vence Sam Groth na estreia de Roland Garros 2016 (Foto: Reuters)
Rafael Nadal vence Sam Groth na estreia de 
Roland Garros 2016 (Foto: Reuters)


Na próxima fase da competição, Nadal terá pela frente o vencedor do duelo entre o argentino Facundo Bagnis (99º) e o francês Kenny de Schepper (143º). Em busca de seu décimo título no saibro de Roland Garros, o espanhol é o cabeça de chave número 4 com ausência de Roger Federer. Ainda assim, ele pode encontrar o número 1 do mundo Novak Djokovic na semifinal, caso ambos consigam avançar até essa fase da competição.

Rafael Nadal vence Sam Groth na estreia de Roland Garros 2016 (Foto: Getty Images)Rafael Nadal deu um lindo grand willy durante a partida contra Groth (Foto: 
Getty Images)


O jogo
No confronto, Nadal mostrou desde o início que não teria muitos problemas com o estilo de saque agressivo de Sam Groth. Com o saibro bastante pesado, as bolas fortes não faziam grande efeito sobre o Touro Miúra, que encaixava boas devoluções, ora no corpo do rival, ora com belas passadas, aproveitando a falta de velocidade do australiano. Com três quebras no primeiro set, Nadal fechou em 6/1, cometendo apenas um erro não forçado contra 14 de Groth.

+ Confira os melhores momentos do confronto, incluindo o grand willy de Nadal

E a partida seguiu a mesma tônica nos sets seguintes. Abrindo bem o saque para tirar o australiano de quadra, Nadal dominava os pontos com seu serviço e continuava agressivo nas devoluções. Um novo 6/1 no segundo set mostrou que a vitória era apenas uma questão de tempo. O último período foi um pouco mais divertido. Groth vibrou bastante junto com o público quando conseguiu confirmar um serviço no quinto game. Em seguida, Nadal deu um belo grand willy - quando o tenista bate na bola de costas para a rede e com a raquete entre as pernas - para ganhar um pontos e ambos caíram na risada sob forte aplauso das arquibancadas. Mais uma vez, 6/1 em favor do Touro Miúra, que selou a ida para a segunda fase.


MURRAY SOFRE MAS AVANÇA

No início do mês, o veterano Radek Stepanek (128º), de 37 anos, já havia complicado as coisas para Andy Murray no Masters 1000 de Madri, apesar da derrota. Desta vez, o tcheco saiu do qualifying de Roland Garros e, por muito pouco, não mandou o número 2 do mundo para casa logo na estreia do torneio. Depois de vencer os dois primeiros sets, Stepanek viu o britânico iniciar uma reação em um duelo que começou ainda na segunda-feira. Porém, por falta de luz natural, o confronto foi interrompido no quarto set e continuou apenas nesta terça.

Andy Murray vence Radek Stepanek na estreia em Roland Garros 2016 (Foto: Reuters)
Andy Murray vence Radek Stepanek em 
confronto de quase quatro horas (Foto: Reuters)



A pausa, de certa forma, ajudou Stepanek. O veterano vinha sendo atropelado por Murray na sequência do longo de segunda-feira, e voltou a equilibrar o duelo nesta terça. Porém, o britânico conseguiu ser mais eficiente, errou menos, e chegou à vitória de virada por 3 sets a 2, parciais de 3/6, 3/6, 6/0, 6/3 e 7/5 em 3h46 no total.

Na segunda fase de Roland Garros, Murray terá pela frente o francês Mathias Bourgue (164º). Caso supere mais esse confronto, o adversário na terceira fase sairá do duelo entre o croata Ivo Karlovic (28º) e o australiano Jordan Smith (94º).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/05/em-busca-do-decimo-titulo-nadal-atropela-groth-na-estreia-em-rgarros.html

Nenhum comentário: