sexta-feira, 8 de abril de 2016

Porta-bandeira da Dinamarca, Wozniacki só vem ao Rio por convi



OLIMPÍADAS



Dinamarquesa precisava disputar fase da Fed Cup em abril, mas se lesiona em treino e não cumprirá pré-requisito para estar nas Olimpíadas. Convite é única alternativa




Por
Rio de Janeiro




Caroline Wozniacki, lesão, tênis (Foto: Reprodução / Instagram)Wozniacki posta foto do pé enfaixado (Foto: Reprodução / Instagram)


Há dois meses a tenista Caroline Wozniacki foi escolhida para ser a porta-bandeira da Dinamarca na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, em agosto. Ex-número 1 do mundo e atual 24ª do ranking da Associação de Tênis Feminino (WTA), ela agora dependerá de um convite não só para entrar no Maracanã como para disputar o torneio olímpico de tênis. Isso porque a dinamarquesa informou pelas redes sociais que se machucou durante um treino nesta quinta-feira. Fora de ação devido à torção no pé direito, ela não terá como completar um pré-requisito de participações na Fed Cup.

- Então, isso aconteceu hoje no treino...! Muito chateada por perder a Fed Cup e (o WTA de) Istambul! Ordens do médico foram descansar, mas eu estarei de volta em breve! Obrigada pelo apoio, como sempre - escreveu a tenista, mostrando uma foto do pé sendo enfaixado.

Somente as 56 melhores do ranking da WTA obtêm vaga direta nas Olimpíadas do Rio, respeitando o limite de jogadores por país. Porém, é necessário também ter disputado no mínimo duas ou três séries da Fed Cup, dependendo do histórico do atleta e do país na competição e no cenário internacional.

Confira aqui os critérios completos de classificação para os Jogos.

Caroline Wozniacki, porta-bandeira, abertura, Rio 2016 (Foto: Reprodução / Instagram)
Há dois meses Wozniacki foi apontada porta-
bandeira da Dinamarca na abertura 
(Foto: Reprodução / Instagram)


No caso de Wozniacki, ela só precisava jogar dois confrontos já que a Dinamarca passou todo o ciclo olímpico em divisões com sistemas em pontos corridos. A primeira participação dela válida para o Rio 2016 foi no ano passado e a segunda seria na semana que vem, entre os dias 13 e 16 de abril, no Egito. Porém, a lesão contraída nesta quinta atrapalhou os planos.

- É meu desejo pessoal que Caroline Wozniacki ainda vá às Olimpíadas. Estou esperançoso de que a ITF (Federação Internacional de Tênis) vai avaliar as circunstâncias em torno dessa situação que aconteceu de repente - declarou o diretor da Federação Dinamarquesa de Tênis, Sun Irgens Alenkaer.
A saída agora é depender de um dos oito convites dados para completar o quadro de 64 competidoras.

A questão maior é que, de acordo com regulamento divulgado pela ITF, os convites são voltados a atletas e países com menor peso no tênis, para dar maior representatividade global ao torneio. No entanto, a Dinamarca pode fazer um apelo junto à entidade explicando os motivos que levaram Wozniacki a não cumprir os pré-requisitos de classificação, como a lesão desta quinta. Não é raro também convites serem dados a tenistas importantes que ficaram fora da linha de corte, como aconteceu com o brasileiro Thomaz Bellucci em Londres 2012.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2016/04/porta-bandeira-da-dinamarca-wozniacki-so-vem-ao-rio-por-convite.html

Nenhum comentário: