terça-feira, 8 de março de 2016

Mais que invicto: boa campanha do Bota iguala marca de 45 anos atrás


Aproveitamento de 91% nos primeiros oito jogos da temporada não acontece desde 1971. Em 2012, time teve mesmo período de invencibilidade, mas com 4 empates




Por
Rio de Janeiro



O Botafogo 2016 começou o ano fazendo história dentro do clube. O retrospecto de sete vitórias e um empate nos oito primeiros jogos da temporada é algo que não acontece no Alvinegro há 45 anos. O levantamento exclui amistosos. A última vez que o clube teve campanha igual em um início de ano foi em 1971. Na época, o Botafogo só não venceu todas porque empatou com o Campo Grande, na estreia. Este ano, o 100% foi arrancado após o empate com o Vasco, na sétima rodada. O aproveitamento é de 91,7%.

Jefferson, botafogo x boavista (Foto: Vitor Silva / SSpress / Botafogo)
Capitaneada por Jefferson, defesa apresenta 
números melhores que o de 71 (Foto: Vitor 
Silva / SSpress / Botafogo)

O atual início de temporada inclusive supera o de 1971 no quesito de gols sofridos. Com a melhor defesa da competição até o momento, o Botafogo levou apenas três gols este ano. Há 45 anos, o indicador mostrava sete bolas nas redes alvinegras. Porém, no assunto gols marcados, o Alvinegro de 71 supera o atual: 18 a 12.


Confira a tabela do Carioca 2016 e veja jogo a jogo do Botafogo


Botafogo - Campanha 1971

Campo Grande 2 x 2 Botafogo
Flamengo 0 x 2 Botafogo
Botafogo 2 x 0 Bonsucesso
Portuguesa-RJ 0 x 2 Botafogo
Botafogo 3 x 0 America-RJ
Vasco 2 x 4 Botafogo
Botafogo 2 x 0 Bangu
Fluminense 0 x 1 Botafogo

- A campanha é muito boa, apesar de o time estar sendo montado agora. Foi bastante produtivo. Agora é focar na segunda fase, vai ser mais difícil, com jogos importantes, para sair campeão - disse Fernandes após o treinamento desta terça-feira.

O volante sabe que ainda é pouco. Este ano, o Botafogo está apenas classificado para a segunda fase do Campeonato Carioca. A estrada até o caneco ainda é longa e os números - como bem diz Ricardo Gomes - não servem para nada sem o título. Em 71, a campanha levou o time até a final do torneio. Porém, o Alvinegro de Carlos Alberto Torres, Brito Paulo César Lima e cia., caiu na final para o Fluminense. O gol da vitória tricolor é contestado até hoje pelos torcedores do Bota.

Oito jogos sem perder também aconteceu em 2012

A campanha de 91% de aproveitamento não acontece desde 71, é verdade. Mas a marca de oito jogos sem perder está presente no passado recente do Botafogo. Em 2012, o Alvinegro também conseguiu manter a invencibilidade nos primeiros oito jogos. Porém, a campanha foi inferior nos primeiros oito jogos: 66%. Aquele, time, entretanto chegou até a final do Carioca sem perder. Foi conhecer a primeira derrota apenas no primeiro jogo da final geral contra o Flu. Perdeu o da volta também e ficou com o vice-campeonato.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2016/03/mais-que-invicto-boa-campanha-do-bota-iguala-marca-de-45-anos-atras.html

Nenhum comentário: