terça-feira, 8 de março de 2016

Dirigente crê em Sharapova no Rio e desdenha de doping: "Não há sentido"


Presidente da Federação Russa, que chegou a ameaçar tirar tenista das Olimpíadas, acredita em inocência da ex-número 1 do mundo: "Atletas tomam tudo o que lhes dão"





Por
Moscou




Presidente da Federação Russa de Tênis, Shamil Tarpischev chegou a ameaçar tirar Maria Sharapova dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, praticamente a obrigando a disputar as quartas de final da Fed Cup em fevereiro. Na última segunda-feira, a russa revelou que foi pega no doping durante o Aberto da Austrália, em janeiro, fato que ameaça a participação da tenista nas Olimpíadas deste ano. Mesmo com a jogadora em situação delicada, Tarpischev minimizou o caso e afirmou acreditar que a ex-número 1 do mundo vai participar do evento em agosto.


Maria Sharapova Olimpíadas Londres 2012 (Foto: AFP)
Sharapova conquistou a medalha de prata nos 
Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 (Foto: AFP)


- Isso não faz sentido. Os atletas tomam tudo o que os fisioterapeutas e médicos lhes dão. Eu acho que a Sharapova estará nas Olimpíadas, embora devamos ver como os acontecimentos vão se desenrolar - disse o dirigente à agência russa "Tass".


+ Com histórico médico, Sharapova pode se afastar de pena de dois anos
+ Ex-número 1, Capriati alfineta doping de Sharapova: "Não escolhi trapacear"


O doping de Sharapova se deu pela presença de meldonium numa amostra examinada durante o Aberto da Austrália. A substância, proibida pela Agência Mundial Antidoping (Wada) a partir deste ano, era consumida pela atual número 7 do mundo há dez anos, segundo ela mesma contou, para combater uma deficiência de magnésio e sinais de diabetes. A tenista admitiu que recebeu da Wada, em dezembro do ano passado, uma lista com as novas substâncias proibidas, mas não olhou o documento.

Maria Sharapova coletiva (Foto: Getty Images)Sharapova convocou coletiva para anunciar que havia sido pega no doping (Foto: Getty Images)


- Eu assumo total responsabilidade. É importante dizer que a substância não estava na lista de banidas até o ano passado. Eu tomei legalmente pelos últimos dez anos. Em janeiro, as regras mudaram, e a substância foi proibida e eu não sabia. É o meu corpo, é o que eu coloco dentro dele. Não posso culpar ninguém que esteja treinando comigo - declarou Sharapova ao anunciar o doping.

Em 2015, a Wada incluiu o meldonium na lista de observação para determinar os efeitos na performance e o quantitativo de atletas que faziam uso. Com a característica de aumentar a contração muscular do coração, ele entrou na lista de substâncias proibidas em 2016 como um "modulador metabólico", devido “ao uso de atletas para aumentar a performance”, segundo a Wada. De forma geral, o meldonium é usado para tratar doenças como isquemia, que decorre da falta de circulação de sangue no corpo.

Organizadora dos Grand Slams, a ITF explicou o caso em comunicado oficial. A amostra pelo qual Sharapova foi pega no doping foi coletada no dia 26 de janeiro. A tenista foi notificada no dia 2 de março e admitiu a presença da substância proibida. A entidade anunciou que a russa será suspensa provisoriamente no dia 12 de março até a definição do caso.

Também em comunicado oficial, a Wada informou que, "para proteger a integridade do caso", ela não vai se manifestar até uma decisão final da ITF. Assim que isso acontecer, a entidade garantiu que vai analisar o veredito e decidir apelar ou não junto à Corte Arbitral do Esporte (CAS).


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/03/dirigente-cre-em-sharapova-no-rio-e-desdenha-de-doping-nao-faz-sentido.html

Nenhum comentário: