terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Estreante, brasileiro espera aproveitar anonimato para surpreender Tsonga


Convidado da organização, Thiago Monteiro terá o desafio de enfrentar o francês, atual número 9 do ranking, em sua primeira participação num torneio de nível ATP




Por
Rio de Janeiro



Pouca gente que não acompanha o tênis mais a fundo conhece o jovem Thiago Monteiro, de 21 anos. Convidado do Aberto do Rio, ele terá a dura missão de debutar em torneios ATP logo contra uma das estrelas do torneio, o francês Jo-Wilfried Tsonga, 9° do ranking. Porém, apesar de ainda novo, o cearense já viveu grandes experiências: foi número 2 do mundo nos juvenis, teve sérias lesões e vem buscando uma retomada na carreira. A melhor oportunidade será nesta terça-feira, na quadra central da competição.

Thiago Monteiro Aberto do Rio (Foto: João Pires/Fotojump)
Thiago Monteiro terá a missão de enfrentar 
Jo-Wilfried Tsonga na primeira rodada 
(Foto: João Pires/Fotojump)


Quando ainda atuava em torneios juvenis, em 2011 e 2012, Thiago Monteiro vivia um momento de franca ascensão na carreira. Alcançou as quartas de final em Wimbledon e, aos 18 anos, em 2013, passou a atuar em torneios profissionais. Em alguns challengers, teve boas campanhas e rapidamente subiu no ranking, alcançando o 254° lugar no fim daquele ano. A expectativa era grande, mas veio a primeira lesão complicada, quando precisou parar por quatro meses por um problema no cotovelo. Voltou a jogar e, em 2015, um problema ainda mais complicado. Torceu o joelho quando tinha o match point de uma partida na Eslováquia. O susto foi grande, já que os médicos tinham projetado uma cirurgia para a correção dos ligamentos.

- Quase operei, porque foi diagnosticado uma ruptura total dos ligamentos do joelho. Mas descobriram que foi apenas parcial e fiz um trabalho incrível de fisioterapia e voltei a jogar em três, quatro meses. Passou aquela insegurança, mas com o passar dos torneios fui me sentindo mais confiante. Peguei a gira da América do Sul, joguei sete ou oito challengers, de setembro até o fim do ano. A cada semana fui evoluindo, jogando de igual para igual com os jogadores que estavam bem, como o Gastão Elias, o Guido Pella. Ganhei do Rogerinho esse ano. Elevou muito minha confiança. Estou me sentindo muito bem fisicamente, confiante com meu jogo - disse o cearense.


+ Confira a chave masculina do Aberto do Rio
+ Tsonga espera voltar nas Olimpíadas e elogia o Rio: "Estou empolgado"


Ainda no início de sua carreira, Thiago Monteiro terá sua primeira grande experiência em nível profissional. Será o primeiro desafio em torneio ATP e também contra um top 10 do ranking mundial. Até pouco tempo, ele era apenas mais um fã de Jo-Wilfried Tsonga. E desta vez, estará do outro lado da quadra para enfrentar o francês. Até por conhecer bastante e acompanhar o rival há bastante tempo, ele espera tirar vantagem disso.

Jo-Wilfried Tsonga treina no Aberto do Rio (Foto: Thiago Quintella)Jo-Wilfried Tsonga é o grande favorito diante do convidado brasileiro (Foto: Thiago Quintella)


- A grande vantagem que eu tenho sobre ele é que eu conheço muito mais o jogo dele do que ele conhece o meu (risos). Então, acho que vai ser importante para mim. Vou buscar jogar solto, não tenho nada a perder contra um cara desse nível. É aproveitar o máximo de tempo dentro do jogo, o torneio. É uma sensação até agora que consegui levar bem. Não sei se na hora do jogo vai bater a realidade, cair a ficha. Mas eu estou dormindo tranquilo. Estou buscando me vencer a cada dia, superar os obstáculos que aparecem. Vou buscar a vitória, não dá para entrar derrotado - afirmou, confiante.

De fato, o brasileiro é um mero desconhecido para o favorito Tsonga. Em entrevista coletiva, no último domingo, o francês confessou que nunca viu nada sobre o seu rival da primeira rodada. No entanto, ele pretende estudar um pouco do jogo de Thiago Monteiro antes do duelo.

- Eu não o conheço, de todo. Mas vou tirar um tempo para ver como ele joga. Até agora não sei como é o seu jogo, vou ver mais tarde - comentou o francês.

Até por não ter obrigação alguma de vitória, Thiago Monteiro sequer coloca o triunfo como uma meta no confronto. Para ele, o importante será tirar proveito de uma oportunidade única até o momento na carreira. Com isso na cabeça, ele disse que está preparado para enfrentar as dificuldades de pegar Tsonga.

- Poder jogar contra um top 10, na quadra central, num evento desse porte, vai ser fantástico. Uma experiência incrível, que vai mudar completamente minha cabeça no tênis. Vou aproveitar as coisas que tenho a meu favor. A torcida, as condições aqui. E acreditar. Vou entrar para dar meu melhor. E resultado, tênis é imprevisível. Por mais que ele tenha uma bagagem de anos no circuito, um cara incrível, eu admiro muito o estilo de jogo dele. Mas é aproveitar a oportunidade. Acredito que estou preparado para isso.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/02/estreante-brasileiro-espera-aproveitar-anonimato-para-surpreender-tsonga.html

Nenhum comentário: