sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Musa do judô celebra recomeço nos tatames e garante assédio "normal"


Novata da modalidade, Nádia Merli ficou inativa por oito meses, em virtude da ruptura no ligamento cruzado do joelho esquerdo. Ela lutará numa categoria acima da sua




Por
Rio de Janeiro

Nadia Merli judô (Foto: Marcio Rodrigues / MPIX / CBJ)
A sorridente Nádia Merli está de 
volta ao judô após oito meses 
inativa (Foto: Marcio 
Rodrigues / MPIX / CBJ)


Foram oito meses de dor, foco e cara fechada, mas a musa do judô brasileiro voltou a sorrir. Os 23 anos completados no dia 7 de agosto por Nádia Merli foram comemorados em dose dupla e com os dentes estampados. Ao soprar as velinhas do bolo, o tradicional pedido foi substituído pelo agradecimento. O ligamento cruzado do joelho esquerdo, rompido durante Grand Prix Interclubes em novembro de 2014, estava reconstruído. O quimono podia sair do armário. No dia seguinte, ela estava fazendo aquilo que mais gosta. Entrava no tatame para a fase classificatória do Paulista, que terminaria na segunda posição, um mês depois.

- O maior sentimento é de felicidade, de voltar lutar, ter aquela sensação pré-competição. É o que me move. Além dessa felicidade, tem o sentimento de superação, por tudo que passei. Tenho certeza e sinto que estou voltando mais forte. Nas primeiras semanas, não soube lidar com o fato de uma possível cirurgia. Assim que soube da gravidade da lesão, me conformei que esse era o melhor caminho. A minha maior preocupação sempre foi as competições que eu deixaria de participar para conseguir pontuações no ranking mundial. Toda vez que percebi uma evolução, era uma conquista para mim. Com essa lesão, consegui me dedicar mais a faculdade de Educação Física e também aproveitar a minha família que mora no interior de São Paulo - disse a judoca, que ficou de fora do Pan-Americano de Toronto e do Mundial de Astana.


Leia mais: 
Ícone do esporte militar no Brasil, Julio Almeida será porta-bandeira nos JMM


A bela de São José do Rio Pardo, interior de São Paulo, será uma das sete judocas do Brasil na disputa dos Jogos Mundiais Militares da Coreia do Sul. Ao seu lado, a nata do esporte. A campeã olímpica de 2012, Sarah Menezes (até 48kg), a campeã mundial de 2013, no Rio, Rafaela Silva (até 57kg), a quatro vezes medalhista em mundiais Érika Miranda (até 52kg), além de Rochele Nunes, ouro na Universíade de 2013 (+78kg), Mariana Silva, bronze na até 63kg no Pan-Americano, e Maria Portela, bronze na até 70kg nos Pan de 2011 e 2015. Acostumada a competir na categoria 70kg, ela subirá uma e lutará na 78kg. As provas de judô começam neste sábado, com as disputas por equipes.

- É uma competição que sempre tive vontade de participar e, por mais que não esteja indo na minha categoria, estou com uma vontade muito grande de representar as Forças Armadas e a categoria dos 78 kg, que é representada muito bem pela Mayra Aguiar. As meninas são muito experientes e tenho muito que aprender com elas. Tenho certeza que elas e os técnicos me auxiliarão bem para competir.

Nadia Merli judô (Foto: Reprodução / Instagram)
Nas horas de folga, a bela paulista curte 
postar fotos no Instagram (Foto: 
Reprodução / Instagram)


Foi justamente numa luta contra Maria Portela que Nádia se lesionou. A lembrança do estalo no joelho, que originou a "maior dor de sua vida", nunca mais sairá de sua mente. O período inativa a tirou da tentativa de buscar uma das vagas na categoria 70kg do Pan-Americano de Toronto e do Mundial de Astana. Porém, ela não culpa sua atual companheira de seleção militar e espera para poder reencontrá-la pela primeira vez após o drama.

- Minha relação com a Maria é boa. Em treinamentos, competições com a seleção éramos parceiras de treino. Mas não nos falamos nesse tempo em que fiquei afastada, ela viajou muito para fora e eu sempre dedicada ao meu retorno.

Nadia Merli judô (Foto: Reprodução / Instagram)
Selfies no espelho são "especialidade da casa"(Foto: Reprodução / Instagram)


Mas, o que passou, passou. Nádia só quer pensar em coisas positivas e seguir a menina brincalhona, que dá risada de tudo, como sugere suas fotos e vídeos no Instagram. A loira, de 1,72m e 70kg, gosta de registrar seus momentos na rede social. Inclusive, sabe a próxima imagem que gostaria de eternizar ao final dos Jogos Mundiais Militares.

- Eu, no lugar mais alto do pódio, prestando continência à bandeira brasileira.
Os comentários mais apimentados em suas selfies não a incomodam. A judoca garante que o assédio em cima dela não é algo rotineiro.

Para os mais respeitosos que se interessarem, um ippon: a bela judoca namora há dois anos e cinco meses.

- Eu não recebo muito assédio, às vezes uma coisinha no Instagram, no face (Facebook), mas nada que me incomode ou me tire do sério.

A sexta edição dos Jogos Mundiais Militares acontece dos dias 2 a 11 de outubro na Coreia do Sul. ]
Oito municípios e cidades (Mungyeong, Pohang, Gimcheon, Andong, Yeongju, Yeongcheon, Sangju e Yecheon) receberão 24 modalidades. São esperados mais de 7 mil atletas de 120 países. Atual campeão do quadro de medalhas dos JMM de 2011, no Rio de Janeiro, o Brasil leva sua maior delegação da história. São 283 competidores contra 268 de quatro anos atrás. A meta é ficar entre os cinco melhores no quadro de medalhas. China e Rússia são considerados os favoritos.

Nadia Merli judô (Foto: Reprodução / Instagram)
A 3º Sargento do Exército vai defender o Brasil 
nos Jogos Mundiais Militares na categoria 
até 78 kg(Foto: Reprodução / Instagram)


CONFIRA A LISTA COMPLETA DO JUDÔ NOS JMM

Feminino
Érika Miranda
Maria Portela
Mariana Silva
Nádia Merli
Rafaela Silva
Rochele Nunes
Sarah Menezes

Masculino
Charles Chibana
Eduardo Bettoni
Felipe Kitadai
Leandro Cunha
Leandro Guilheiro
Luciano Corrêa
Walter Costa dos Santos

Nadia Merli judô (Foto: Reprodução / Instagram)
Ao lado do namorado Lucas, Nádia Merli curte 
Praia Central, em Balneário Camboriú 
(Foto: Reprodução / Instagram)

Nadia Merli judô (Foto: Reprodução / Instagram)
Nádia Merli namora há 2,5 anos 
(Foto: Reprodução / Instagram)


FONTE:

Nenhum comentário: