sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Com prédios recebendo acabamento, Vila dos Atletas está 90% pronta


Obra recebe visita de Robson Caetano, remador paralímpico e gêmeas dos saltos. Ilha Pura diz que operários resgatados em situação de escravidão foi uma "surpresa"




Por
Rio de Janeiro


As obras da Vila dos Atletas chegam ao mês de outubro 90% concluídas. Boa parte dos 31 prédios que vão hospedar cerca de 10.500 atletas dos Jogos Olímpicos e 4.500 das Paralimpíadas precisa apenas de acabamento. O paisagismo dos parques também está avançado. O trabalho maior está sendo na área do entorno do condomínio, cujas obras tornam o acesso complicado.

Vila Olímpica Rio 2016 barra da tijuca - outubro 2015 (Foto: André Motta/Heusi Action/Brasil2016.gov.br)
Vila dos Atletas do Rio 2016: 90% pronta 
(Foto: André Motta/Heusi 
Action/Brasil2016.gov.br)


Próxima ao Parque Olímpico da Barra, a obra está sendo feita pelo consórcio formado pela Carvalho Hosken e pela Odebrecht, com o custo de R$ 2,9 bilhões, e tem até o primeiro trimestre de 2016 para ser entregue ao Comitê Rio 2016. No total, são 3.604 apartamentos e 10.160 quartos com capacidade para hospedar 18 mil atletas e oficiais. Depois dos Jogos vai dar lugar ao condomínio Ilha Pura.

Confira o andamento das obras dos Jogos Olímpicos do Rio
Infográfico: confira os mascotes de todas as Olimpíadas


Vila Olímpica atletas paisagimso prédios vila dos atletas (Foto: Raphael Andriolo)
Vila dos Atletas (Foto: Raphael Andriolo)


Nesta quinta-feira, a Vila recebeu as visitas de Robson Caetano, dono de dois bronzes olímpicos no atletismo, das gêmeas dos saltos ornamentais Nicoli e Natali Cruz, e do remador paralímpico Michel Pessanha. Caetano esteve em quatro edições de Jogos. A primeira, Los Angeles 1984, aconteceu em um momento de crise econômica do Comitê Olímpico Internacional (COI). Os atletas ficaram em alojamentos da UCLA (Universidade da Califórnia, Los Angeles).  
 
- Era confortável, mas simples. Em relação à Vila em Barcelona (1992) estamos dez passos à frente em termos de qualidade. O atleta que vier aqui será abraçado pela Vila. Alguns, com 2,20m podem ter problema com os chuveiros, mas estes vão ficar em hotéis - disse o ex-atleta.

Portador de paralisia infantil, Michel Pessanha não teve problemas para circular de muletas pela Vila. A visita serviu para sentir o clima das Paralimpíadas do próximo ano. O atleta do Flamengo conquistou a vaga para o país na categoria double skiff TA, ao lado de Joseana Lima, mas ainda não cravou a pessoal.

- A Vila está melhor do que eu esperava. Para mim o apartamento não precisa ser adaptado. Fico feliz e estou doido para estar aqui dentro ano que vem - disse.

Vila dos Atletas Robson Caetano gêmeas dos saltos paralímpico rio 2016 (Foto: Raphael Andriolo)
Robson Caetano, gêmeas dos saltos ornamentais 
e Michel Pessanha (Foto: Raphael Andriolo)


Diretor-geral da Ilha Pura, empreendimento que vai abrigar a Vila dos Atletas, Maurício Cruz falou sobre o caso dos operários em situação análoga à escravidão resgatados pelo Ministério do Trabalho, em julho. Onze operários contratados pela Brasil Global, empresa especializada em revestimento de gesso, foram encontrados em uma casa e duas quitinetes repletas de baratas, ratos e vazamento de esgoto.

Segundo Cruz, a Brasil Global foi diretamente notificada pelo MT, e quando a Ilha Pura foi convocada para prestar esclarecimentos o caso já havia sido resolvido: operários indenizados e encaminhados de volta para seus estados de origem. Equipes da Ilha Pura que realizam vistorias aos alojamento não detectaram o que deu problema, que teria sido alugado por conta própria pelos operários.

- Essa foi uma surpresa muito grande porque a própria Brasil Global dizia que desconhecia a existência daquela casa, e portanto não tinha como nos notificar. Nós também. Ela não estava no nosso radar - disse Cruz.

Vila Olímpica Rio 2016 barra da tijuca vista parque olímpico - outubro 2015 (Foto: André Motta/Heusi Action/Brasil2016.gov.br)
Arena Carioca e parte do Estádio Aquático vistas 
da Vila dos Atletas (Foto: André Motta/Heusi 
Action/Brasil2016.gov.br)


Nestas fiscalizações aos alojamentos são detectados problemas como falta de limpeza, luzes queimadas ou chuveiros elétricos que não funcionam. Segundo Cruz, nenhum teve problemas tão graves quanto o dos ex-operários da Brasil Global.

- Por aqui já passaram 18 mil pessoas e nunca tivemos nenhum problema. Aquilo ocorreu na fiscalização do trabalho, quando ele já estava feito.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2015/10/vila-dos-atletas-dos-jogos-olimpicos-esta-90-pronta.html

Nenhum comentário: