quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Advogados reclamam que comitê não deu chance para Blatter se explicar


Em nota oficial, representantes do presidente da Fifa dizem que decisão foi baseada em um mal-entendido, uma vez que suíço ainda não teria sido acusado pela Justiça




Por
Zurique


Horas depois de ser afastado de qualquer atividade relacionada ao futebol por três meses, o presidente da Fifa, Joseph Blatter se posicionou através de seus advogados. Os representantes do suíço divulgaram nota oficial na manhã desta quinta-feira, alegando que o Comitê de Ética teria a obrigação de dar uma chance do dirigente se explicar antes de impor a punição. E ainda frisaram que Blatter não foi acusado oficialmente pela Justiça suíça.

Joseph Blatter - coletiva da Fifa - novas eleições (Foto: Reuters)
Blatter está afastado de atividades no futebol 
por 90 dias (Foto: Reuters)


- O presidente Blatter está desapontado pelo Comitê de Ética não seguir o Código de Ética e o Código de Disciplina, que dão a chance de ser ouvido. Além disso, o Comitê de Ética baseou sua decisão em um mal-entendido quanto as ações do procurador-geral da Suíça, que abriu investigação, mas não acusou o presidente. De fato, os promotores serão obrigados pela lei a desmentir o caso se a investigação, aberta há duas semanas, não apresentar evidências o suficiente. Presidente Blatter espera a oportunidade para apresentar evidências que demonstrarão que ele não está envolvido em qualquer conduta inadequada - afirma o comunicado.

Issa Hayatou Fifa (Foto: Getty Images)Issa Hayatou é o novo presidente em exercício (Foto: Getty Images)


Envolvido em suspeitas desde que a crise na Fifa teve início com a prisão de sete dirigentes em maio, Blatter virou suspeito oficialmente na última sexta-feira, quando veio à tona uma investigação criminal aberta pela Procuradoria-Geral da Suíça contra Blatter, por suspeita de apropriação indébita e má gestão. Apesar disso, o presidente afirmou que não deixaria o cargo na Fifa antes da eleição de fevereiro e ainda enviou uma carta às federações internacionais saindo em defesa de Platini, dizendo que o pagamento feito foi totalmente legal.

Logo após a decisão do Comitê de Ética ser divulgada, a Fifa se pronunciou afirmando que Blatter "não tem permissão" para representar a entidade em qualquer ato ou falar à imprensa como um representante da organização. O presidente em exercício, a partir de agora, é Issa Hayatou, vice-presidente mais antigo dentro do Comitê Executivo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2015/10/advogados-reclamam-que-comite-nao-deu-chance-para-blatter-se-explicar.html

Nenhum comentário: