terça-feira, 11 de agosto de 2015

Zé Roberto e Claudinha não se falam desde crise, mas admitem reencontro

Levantadora comenta pela 1ª vez episódio em que foi chamada de burra e garante "entender perfeitamente" o técnico, que diz ter exagerado. Dupla nunca mais se viu



Por
Rio de Janeiro




No dia 12 de abril de 2014, uma cena chamou atenção dos que assistiam à semifinal da Superliga feminina entre Rio de Janeiro e Campinas, no Maracanãzinho. Durante um tempo técnico no terceiro set, José Roberto Guimarães chamou Claudinha para um canto e cobrou a levantadora. No áudio captado pela TV Globo, o treinador aparece chamando a atleta de burra. A frase "Eu tô assumindo a responsabilidade, você não tem força pra isso. Larga de ser burra!" tem seu reflexo até hoje.

Quase 16 meses depois, comandada e comandante nunca mais se viram e falaram. Claudinha seguiu seu rumo, foi para o Sesi-SP, onde atuou na última temporada, e agora defende o Praia Clube. O tricampeão olímpico abdicou da carreira em equipes e focou na seleção brasileira. Se não existe relação entre os dois, o respeito profissional continua.

- Nunca falei sobre isso, mas não tenho problema. Já encontrei com todos os integrantes da comissão técnica da seleção, mas não com o Zé. Sei que ele já perguntou de mim (para pessoas próximas). Entendo perfeitamente que (a cobrança) foi no calor de jogo, ele queria muito ganhar, assim como eu também. Estava achando que eu não estava fazendo as escolhas certas. 
Mas, pelo que ele pergunta de mim, se nos encontrarmos, não tem motivo para não conversarmos. Se tiver um dia essa conversa, que seja bem natural - disse Claudinha.

Claudinha, Praia Clube, levantadora (Foto: Praia Clube)Claudinha segue sua carreira no Praia Clube(Foto: Praia Clube)


A irritação de Zé Roberto aconteceu em um momento que o Rio de Janeiro virava o duelo para cima de seu time. Após a levantadora não ter obedecido suas instruções, ele acabou passando do ponto e agindo de uma maneira que o próprio definiu como grosseira.

- Não tem problema nenhum. Aquilo é pontual, coisa de um jogo. Achei que fui grosso naquele momento com ela, mas, por outro lado, tinha treinado exaustivamente aquela jogada, conversado muito com ela, mostrado os vídeos, falado muito no jogo para não fazer aquilo, e ela acabou repetindo o erro. Eu devia ter tido mais equilíbrio e não tê-la chamado de burra - afirmou Zé, que admitiu não ter procurado a jogadora para pedir desculpas.

- Deixei quieto.

Convocada para a seleção brasileira e contratada para o Campinas, então time de Zé Roberto, na temporada 2012/2013, Claudinha nunca mais foi chamada. Sem abaixar a cabeça, foca em outra seleção. Ela se prepara para disputar os Jogos Mundiais Militares, em outubro, na Coreia do Sul.

- Estou bem tranquila. Quero focar e trabalhar. Se for para me convocar de novo, vou aceitar. Da minha parte, não vejo nenhum problema, volto com o maior prazer a defender a seleção brasileira. Não sei o que se passa na cabeça dele, mas acho que não ficou nada em aberto. Já fiz parte da (seleção) principal, mas, infelizmente, não fui convocada nos últimos dois anos. É opção dele (Zé Roberto). Tem várias meninas novas lá, e creio que ele queira conhecê-las mais de perto. Torço para as que estão lá e também para eu voltar no futuro. Toda atleta tem o objetivo de estar lá e tenho esse gosto de "quero mais". Vou continuar batalhando para, quem sabe, voltar o mais rápido possível - declarou Claudinha, hoje, aos 27 anos.

Zé Roberto pan-americano 2015 (Foto: Gaspar Nobrega/inovafoto)
Tricampeão olímpico, Zé Roberto costuma tirar
 ao máximo de suas comandadas 
(Foto: Gaspar Nobrega/inovafoto)


Na última convocação que fez para as disputas do Grand Prix e do Pan-Americano, Zé Roberto chamou seis levantadoras. Para o Sul-Americano, duas. Claudinha não estava entre elas. 

Questionado se as portas da seleção estão fechadas para a atual jogadora do Praia Clube, o técnico disse que não, mas ressaltou que a atleta precisa saber fazer as escolhas certas na carreira.

- Eu não penso diferente do que eu pensava. Ela é uma levantadora em formação, tem muita estrada pela frente, tem que continuar treinando e fazendo as escolhas dela em relação aos clubes que ela vai jogar. Só isso. Boa levantadora - limitou-se.

Neste momento, uma convocação parece algo distante para Claudinha. Pelo menos, cinco concorrentes aparentam estar à sua frente na disputa. Dani Lins e Roberta, que estiveram no Grand Prix, Macris e Ana Tiemi, no Pan-Americano, além de Fabíola, que pediu dispensa. 
Fernandinha, reserva de Dani Lins nas últimas Olimpíadas, e Juma, na sub-23, também foram chamadas depois da última vez que a jogadora vestiu a camisa verde-amarela.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2015/08/ze-roberto-e-claudinha-nao-se-falam-desde-crise-mas-admitem-reencontro.html


Nenhum comentário: