terça-feira, 11 de agosto de 2015

Bellucci se recupera, vence Cuevas e vai enfrentar Djokovic em Montreal

Brasileiro faz jogo parelho com uruguaio e leva a melhor nos tie-breaks para avançar na competição; sérvio já foi adversário neste ano no Masters 1000 de Roma



Por
Toronto, Canadá
 

Após cair na estreia do ATP de Atlanta para o australiano Sam Groth, Thomaz Bellucci se recuperou com vitória na gira de quadras rápidas, desta vez na estreia do Masters 1000 de Montreal. Com um grande poder de decisão, o brasileiro superou o uruguaio Pablo Cuevas (31º no ranking da ATP) por 2 sets a 1, parciais de 7/6(4), 4/6 e 7/6(4). No último set, o adversário chegou a sacar para o jogo quando tinha 5/4 e uma quebra à frente, mas Bellucci se recuperou, forçou o tie-break e conquistou o triunfo.

Thomaz Bellucci vence Pablo Cuevas no Masters 1000 de Montreal (Foto: Reuters)
Thomaz Bellucci vence Pablo Cuevas no Masters 
1000 de Montreal (Foto: Reuters)


- O placar já diz tudo, foi um jogo muito duro em que nós dois jogamos muito bem, muito parelho. A força, a firmeza, a cabeça de ficar no jogo o tempo inteiro acabaram fazendo a diferença. O Pablo sacou na negra para ganhar o jogo no 5/4 e eu me mantive firme. Foi uma vitória da persistência - disse o brasileiro.

Bellucci e Cuevas já haviam se enfrentado duas vezes na atual temporada. No Masters 1000 de Miami, o brasileiro conseguiu uma grande virada e superou o rival por 2 sets a 1. Depois, no ATP de Istambul, foi a vez do uruguaio dar o troco e anotar 2 sets a 0.

Na próxima fase em Montreal, o adversário de Thomaz Bellucci será o número 1 do mundo, Novak Djokovic, nesta terça-feira, por volta das 15h30 (de Brasília). Apesar de jamais ter vencido o sérvio nos três encontros entre eles, o brasileiro tem um histórico de boas partidas. Neste ano, eles se enfrentaram no Masters 1000 de Roma e Bellucci foi derrotado por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 6/2 e 6/3 em favor de Djokovic.

-  Vou tentar me recuperar o máximo que puder. Hoje estava muito calor, mas resisti bem, mentalmente e fisicamente. Vou buscar enfrentá-lo (Djokovic) de uma forma inteligente e fazer um jogo onde eu possa ter as minhas chances, como já fiz em Roma. É sempre um jogo complicado, ele está um nível acima de todos os outros jogadores, mas pretendo entrar tranquilo, consciente, com um padrão de jogo estabelecido para poder ter as minhas chances.

Pablo Cuevas em ação contra Thomaz Bellucci no Masters 1000 de Montreal (Foto: Reuters)Pablo Cuevas deu trabalho para Thomaz Bellucci nesta segunda-feira (Foto: Reuters)


O jogo

O primeiro set foi marcado por um grande equilíbrio pelos tenistas. Com uma chance de quebra para cada um nos games iniciais, Bellucci e Cuevas seguiram confirmando seus saques. Depois de correr o risco de perder o saque, o brasileiro anotou todos os outros games sem perder pontos, com um excelente aproveitamento de 90% no primeiro serviço, além de cinco aces. Um pouco abaixo, Cuevas também não deixava barato e freou o ímpeto do rival até a disputa do tie-break.

Bellucci iniciou o game desempate com um mini break e abriu 2-0, mas logo o uruguaio devolveu um ponto no saque do brasileiro e manteve o equilíbrio. No nono ponto, Cuevas cometeu dupla falta e deu a vantagem ao paulista do Tietê em 5-4, que confirmou seus dois pontos de serviço na sequência para fechar o primeiro set em 7-4.

O que havia dado certo, não funcionou no segundo set. Bellucci teve muita dificuldade para encontrar seu saque e Cuevas cresceu nas devoluções. O uruguaio anotou duas quebras sobre o brasileiro, no terceiro e no sétimo games e sacou para fechar o período quando tinha 5/2. Bellucci ainda reagiu, devolveu uma das quebras, confirmou seu serviço - mesmo salvando break points - mas não resistiu no décimo game e viu o rival fechar em 6/4, empatando o confronto.

No terceiro set, o jogo voltou a ter o grande equilíbrio do primeiro. Bellucci teve chances de quebra no quarto game, mas não concretizou. Cuevas conseguiu quebrar o serviço do brasileiro e anotou 5/4, sacando para fechar o confronto. No entanto, o paulista do Tietê se recuperou e devolveu a quebra, contando com uma dupla falta do rival para decidir o game. Na sequência, os tenistas confirmaram seus saques e foram mais uma vez para o tie-break. Bellucci foi decisivo e, com mini breaks nos dois últimos pontos, anotou 7-4 para vencer a partida.


NADAL VENCE NAS DUPLAS

Depois de conquistar o ATP 500 de Hamburgo, Rafael Nadal retomou os torneios de quadras rápidas em Montreal e estreou com vitória na chave de duplas. Ao lado do seu compatriota Fernando Verdasco, o Touro Miúra bateu Tomas Berdych/Jack Sock por 2 sets a 1, parciais de 6/3, 5/7 e 10-6 após 1h23 de jogo.

Na próxima fase, Nadal e Verdasco vão enfrentar os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut, cabeças de chave número 8 do torneio. Na disputa de simples, o espanhol vai estrear na quarta-feira contra o ucraniano Sergiy Stakhovsky (60º), que superou o convidado canadense Filip Peliwo na primeira fase, por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 5/7 e 6/2.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2015/08/bellucci-se-recupera-vence-cuevas-e-vai-enfrentar-djokovic-em-toronto.html

Nenhum comentário: