sexta-feira, 17 de julho de 2015

Quarteto se supera, Brasil vence Porto Rico e segue vivo no basquete

Em jogo de muitos erros dos dois lados, Jaque, Kelly, Tainá e Karina somam mais e garantem triunfo por 62 a 57; seleção feminina ainda busca classificação às semi



Por
Direto de Toronto, Canadá


De um lado, a equipe de basquete de Porto Rico era a atual campeã dos Jogos Pan-Americanos e tinha uma forte Carla Cortijo. Mas, do outro, o time brasileiro conseguiu se unir para superar os erros menos de 20 horas depois da derrota para os Estados Unidos na estreia. Entre as atletas mais novas e as mais experientes, as jogadoras conseguiram o suficiente para seguir na briga por uma vaga na semifinal. Jaque, Kelly, Tainá e Karina somaram 44 pontos e ajudaram o time do técnico Luiz Zanon a vencer por 62 a 57.

Durante a partida, as defesas tiveram mais momentos de destaque. Os dois times cometeram muitos erros, o que fez com que o placar não fosse maior. O conjunto brasileiro, por sua vez, pôde tomar as rédeas e ficou na frente do marcador após cada um dos quartos. Mesmo tomando um susto no fim, conseguiu a vitória.

Brasil x Porto Rico basquete Pan de Toronto Jaqueline (Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto)
Cestinha do Brasil, Jaqueline terminou a partida 
com 13 pontos (Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto)


- Hoje a gente só tinha a opção da vitória. A gente até jogou abaixo da nossa expectativa no sentindo tático, de confronto, mas jogamos para a vitória. Agora aguardamos a sequência - disse o treinador, após a partida.

 Acompanhe o calendário de todos os eventos do Pan de Toronto


Jaqueline foi a cestinha brasileira, com 13 pontos. Kelly anotou 11 e Tainá terminou com 10. Karina Jacob apareceu muito bem na reta final e foi outro destaque do time brasileiro, terminando a partida com um duplo-duplo: 10 pontos e 10 rebotes. Pelo lado de Porto Rico, os 20 pontos da inspirada Cortijo não foram suficientes para a vitória.

Brasil x Porto Rico basquete Pan de Toronto Tainá (Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto)Armadora Tainá foi um dos destaques do Brasil (Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto)


Com a vitória brasileira, ficou tudo embolado no Grupo A. O Brasil chegou a 3 pontos e assumiu a ponta. Porto Rico vem na sequência, com a mesma pontuação, mas desvantagem no confronto direto. Os Estados Unidos estão em terceiro, com dois pontos, mas podem assumir a liderança em caso de vitória sobre a lanterna República Dominicana, que soma apenas um. As duas equipes se enfrentam ainda nesta sexta-feira. As duas primeiras seleções avançam para as semifinais.

A disputa do basquete no Pan é uma verdadeira maratona, com jogos todos os dias. As meninas do Brasil voltam a entrar em quadra neste sábado, às 14h30 (de Brasília), diante de República Dominicana. Sobre o curto intervalo entre os jogos em Toronto, Zanon reconhece que não é o cenário ideal.

- Temos que estar preparados. Fizemos amistosos com essas posições de horário para nos adaptarmos. Mas é ser humano, é difícil recuperar e tem o lado emocionado. Agora temos 24h até o próximo jogo. Deu para sentir. Você tendo mais tempo de descanso, é melhor - disse o técnico.

A ideia do técnico é não poupar ninguém para a próxima partida. Mas trabalha com algumas questões que ainda serão avaliadas. Kelly cortou a boca e tomou pontos, e Karina Jacob sentiu dor musculares.


01
BRASIL LARGA BEM, LEVA SUSTO, MAS GARANTE VITÓRIA

Brasil x Porto Rico basquete Pan de Toronto Kelly (Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto)Kelly em ação contra o time de Porto Rico
(Foto: Gaspar Nobrega / Inovafoto)


As brasileiras entraram em quadra com mais uma missão difícil em Toronto. Depois da derrota para os Estados Unidos, tinham pela frente as atuais campeã pan-americanas da modalidade. Mas logo nos segundos iniciais imprimiram um ritmo ainda mais intenso que, de certa forma, surpreendeu as adversárias. No embalo de uma boa atuação de Jaque, as meninas fecharam o período em 20 a 14.

No segundo quarto, no entanto, o time brasileiro acabou pisando no freio e acabou ultrapassado na metade da parcial: 23 a 22. Pelo time de Porto Rico, Carla Cortijo ia dando trabalho para a defesa. A três minutos para o fim da etapa, o time de Zenon acelerou de novo e, com boa participação de Kelly, viu Porto Rico novamente recuado. Assim, as brasileiras foram para o intervalo na frente com 31 a 26.

O ritmo no terceiro quarto começou lento para as duas equipes. Até a metade, as brasileiras só haviam marcado 4 pontos. Do lado porto-riquenho, Cortijo tentava resolver, mas o conjunto brasileiro conseguiu fazer frente. Além de Jaque e Kelly, Tainá também chamou o jogo. No fim da etapa, Gilmara saiu de quadra carregada após uma série de trombadas no garrafão - sendo atingida sem querer pela companheira Karina. O time de Zenon foi para a reta final da partida com seis pontos de vantagem (40 a 46).


Com uma bola de três pontos de Karina, o Brasil continuou com boa em vantagem no início do último período. Após o susto, Gilmara conseguiu voltar para a quadra e ajudou a manter a seleção na frente até a metade da parcial: 53 a 45. No entanto, a três minutos do fim, o Brasil iniciou uma série de erros na saída de bola e nos arremessos, que permitiram contra-ataques fáceis para Porto Rico, que conseguiu diminuir para apenas dois pontos a diferença no último minuto de partida: 57 a 55. Com uma bandeja no garrafão, Karina colocou a vantagem em quatro novamente para o Brasil. As porto-riquenhas ainda conseguiram encostar mais uma vez, porém, falharam nos segundos finais, tiveram que cometer faltas e o Brasil fechou em 62 a 57.

Brasil basquete feminino Pan (Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto/Bradesco)
Karina brigando com as porto-riquenhas no 
garrafão (Foto: Gaspar Nobrega
/Inovafoto/Bradesco)


FONTE:

Nenhum comentário: