sexta-feira, 17 de julho de 2015

Ginastas brasileiras discordam de nota, protestam, e árbitros diminuem mais

Angélica Kviecznski e Natália Gáudio entram com recurso para tentar melhorar as avaliações no primeiro dia ginástica rítmica, mas o efeito acaba sendo o inverso



Por
Direto de Toronto, Canadá


O que seria uma chance de alavancar as notas das brasileiras no primeiro dia da ginástica rítmica, acabou sendo motivo para piorar suas avaliações. Angélica Kviecznski e Natália Gáudio não gostaram do julgamento dos juízes nas apresentações de arco e bola, respectivamente, protestaram, mas a situação acabou piorando. Ao reavaliarem as coreografias, os árbitros resolveram diminuir as notas das duas. No fim das disputas, Angélica ficou em terceiro, enquanto Natália terminou em oitavo. Neste sábado, será a vez de as ginastas mostrarem suas séries nas maças e fita. As finais serão domingo e segunda-feira, e a pontuação no individual geral é feita com o somatório das notas nos quatro aparelhos.

- A gente achou baixa a nota, entrou com recurso e acabou abaixando minha nota. Isso prejudicou bastante. Quando a gente acha que não é justo, eles assistem de novo à série. Não é comum, mas acontece. Estou achando as notas mais baixas do que eu esperava. Mas não sei que critérios a arbitragem está usando, então não posso falar nada sobre isso - comentou Angélica.

 Acompanhe o calendário de todos os eventos do Pan de Toronto

Angélica Kviecznski em sua apresentação no arco, no Pan de Toronto (Foto: Ricardo Bufolin / CBG)
Angélica Kviecznski em sua apresentação no 
arco, no Pan de Toronto (Foto: Ricardo 
Bufolin / CBG)


Na primeira apresentação, no arco, Angélica não cometeu erros e agradou o público executada ao som da emocionante música "The Winner Takes It All, do Abba". A nota dos árbitros, no entanto, não foi como ela esperava. O recurso foi pedido mas, na nova avaliação, os juízes resolveram diminuir a nota de 15.475 para 15.100. Em seguida, uma situação parecida aconteceu com a Natália Gáudio, que também protestou após sua apresentação com a bola e viu sua nota piorar de 13.100 para 12.900. 

- Eu e ela pedimos recurso e abaixaram nossas notas. Infelizmente isso acontece. A arbitragem de campeonatos internacionais acaba ficando muito rigorosa. Nós não concordamos com as notas, pedimos para revisar, mas na revisão eles não aceitaram e abaixaram. Mas eu tenho a consciência de que fiz a minha parte. Infelizmente, não deu certo. Amanhã vai ser muito melhor - reclamou Natália.

Leia também:
Fratus vai à final, mas reclama de árbitro: "Mais ansioso que a gente"
O lado B da praia: amadores de países sem tradição jogam por amor
De quase inválida ao posto de nº 1 do Brasil na luta: Aline Silva estreia no Pan

Natália Gáudio terminou em oitavo lugar na classficicação geral (Foto: Ricardo Bufolin / CBG)Natália Gáudio terminou em oitavo lugar na classficicação geral (Foto: Ricardo Bufolin / CBG)


Apesar da frustração com a nota no arco, Angélica foi bem na bola (15.500), interpretando a música "A Pele que Habito", de Alberto Iglesias, e somou 30.600 pontos ao final do primeiro dia de disputas. A ginasta, que conquistou uma prata e três bronzes na edição de Guadalajara 2011, aparece em terceiro na classificação geral provisória. Ao contrário da colega de seleção, Natália foi melhor no arco, com 15.300 pontos. Com os 12.900 da bola, aparece em oitavo lugar, com 28.200 pontos. A melhor ginasta até agora é a americana Jasmine Kerber (32.750).

- Foi bom, consegui fazer mais ou menos o que eu queria. Amanhã, preciso continuar focada, para fazer uma competição boa. O nível está muito alto. As meninas estão muito bem. Está bem mais forte aqui do que em Guadalajara - avaliou Angélica.

Logo depois da disputa individual, começou a apresentação das conjuntos. Muito aplaudida, a equipe brasileira se destacou e alcançou a maior pontuação do dia nas fitas: 14.800. Os Estados Unidos estão em segundo (14.600), e Cuba em terceiro (13.493). A competição por conjunto também segue neste sábado.


FONTE:
http://glo.bo/1VbgJNg?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: