sexta-feira, 24 de julho de 2015

Prata em 1ª despedida, Murer celebra e prevê legado para o salto com vara

Brasileira perde de novo para cubana, mas vê evolução em seu salto em sua última participação em Jogos Pan-Americanos. Adeus será após os Jogos Olímpicos



Por
Direto de Toronto


Pan de Toronto salto com vara Fabiana Murer Brasil (Foto: Wagner Carmo / CBAt)Fabiana Murer ficou com a medalha de prata (Foto: Wagner Carmo / CBAt)


A primeira despedida passou de forma tranquila, sem grande alarde. Aos 34 anos, Fabiana Murer subiu no pódio pela terceira e última vez em uma edição de Jogos Pan-Americanos. A prata a deixou contente por ter vindo em uma prova muito forte e com uma marca alta. A atleta, que já tinha ouro em Rio 2007 e prata em Guadalajara 2011, sai também com sensação de dever cumprido. A saltadora anunciou que irá se aposentar após os Jogos Olímpicos do Rio, no ano que vem.

- Não parei muito para pensar. Realmente, é minha despedida do Pan. Foi muito legal, uma prova bem competitiva e saio muito contente.

A prova de Toronto, de fato, foi muito forte. Murer e a cubana Yarisley Silva - vencedora também em Guadalajara 2011 - travaram uma disputa de alto nível na reta final. Fabiana igualou sua melhor marca do ano com 4,80m, enquanto Yarisley mostrou sua força e passou a 4,85m, a melhor marca do ano e o recorde do evento.


Leia mais:
 Veja como está o quadro de medalhas do Pan
 Confira a agenda completa dos Jogos


Fabiana foi campeã mundial em 2011 e se tornou referência para o país no salto com vara. A pouco mais de um ano dos Jogos Olímpicos, no Brasil, que marcam seu adeus, ela diz que sairá com sentimento de que cumpriu bem seu papel no esporte. Sabe que suas conquistas e a visibilidade que conquistou abriram caminho para que uma nova geração de saltadoras possam surgir num futuro próximo. E, mais que isso, com mais estrutura alcançada;

- Tem atletas novas vindo. De 18, 19 anos, que até treinam em São Caetano no meu grupo. Elas têm condições, mas são muito novas. Já estão aprendendo salto com vara de uma forma mais correta. Eu aprendi de uma forma e tive que mudar completamente. Acho que elas têm um caminho um pouco mais fácil, já tem material, um bom colchão. Agora é mais fácil de sair do Brasil para competir. Eu e o meu treinador, o Elson, já sabemos como é o sistema. Fica um pouco mais fácil para elas se desenvolverem - contou.


Pan de Toronto salto com vara Fabiana Murer Brasil (Foto: Wagner Carmo / CBAt)
Murer está perto da aposentadoria 
(Foto: Wagner Carmo / CBAt)


A despedida está prevista para 2016, mas ainda existe uma jornada importante até ela. Agora, Fabiana disputará a etapa da Diamond League de Estocolmo e, depois, encara a principal competição do ano: o Mundial de Atletismo de Pequim, na China. Com 4,80m no ranking deste ano, espera saltar mais e ter uma disputa novamente apertada.

- Acredito que vai ser por aí mesmo. Um 4,80m, 4,85m para conseguir levar a medalha de ouro. Tem mais uma outra atleta (além das rivais do Pan) que está saltando bem, que é a Nikoleta Kyriakopoulou (grega). Ela já fez 4,83m e vem em ascensão - completou a atleta.


FONTE:
http://glo.bo/1CTYMNB?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: