sexta-feira, 24 de julho de 2015

Lili revela como disse aos pais que era gay e elogia clima liberal de Toronto

Casada com a jogadora Larissa, medalhista de bronze no Pan visita bairro gay de Toronto e fala sobre homossexualidade: "Quando você se omite, se sente preso"



Por
Direto de Toronto, Canadá
 

A medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos ao lado de Carol Horta veio para iluminar ainda mais o momento de Liliane Maestrini. É certo que a dourada era a que ela mais queria, mas o terceiro lugar pôs o time, formado há três meses, em um seleto grupo medalhista do Pan, onde o vôlei de praia é disputado desde Winnipeg 1999. Felicidade que vai além da quadra. Pelo relacionamento com a jogadora Larissa, dupla de Talita, Lili se sente “leve”.

Lili em passeio ao bairro gay de Toronto no Pan (Foto: Gabriel Fricke)
Lili em passeio ao bairro gay de Toronto no 
Pan (Foto: Gabriel Fricke)

Leve para relembrar de quando contou aos pais sobre sua orientação sexual, para falar sobre intolerância e para revelar que, desde que o público ficou sabendo, além de mensagens de carinho, virou “conselheira”. Pela internet, alguns fãs a procuram com dúvidas, outros a elogiam por se assumir e há até quem a convide para ser madrinha de casamento.

LEIA MAIS: 
Apaixonadas, Larissa e Lili superam perda de bebês e sonham com família 

- Muitas e muitas pessoas sempre falam que acham lindo nosso amor, nosso carinho, nosso respeito. Muita gente fala muita coisa boa em relação a isso. Já fui convidada para ser madrinha de uns 10 casamentos (risos), o problema é que a gente viaja muito. Fica difícil, mas é uma honra. As pessoas, por a gente estar na mídia, olham e veem que é uma relação bonita, com amor, e com aquela leveza, e respeitam isso. Por respeitarem, vêm falar, pedir conselhos, tem muitas mensagens, perdi as contas, de pessoas dizendo que acham lindo e queriam agir da mesma maneira, mas têm medo e insegurança – contou Lili.

Lili - vôlei de praia - passeio por Toronto - Jogos Pan-Americanos (Foto: Gabriel Fricke/GloboEsporte.com)Lili - vôlei de praia - passeio por Toronto - Jogos Pan-Americanos (Foto: Gabriel Fricke/GloboEsporte.com)


O GloboEsporte.com levou Lili para um passeio no quadrilátero gay de Toronto. Possui bares, restaurantes, comércio e até caixas eletrônicos enfeitados com arco-íris, símbolo do movimento LGBT. Até as faixas de pedestre são coloridas. As ruas Church e Wellesley são as principais. Por lá, há uma praça com um memorial para as vítimas fatais do vírus HIV no país, com os nomes de cada pessoa nos anos 80 a 90, época em que a Aids era muito associada à comunidade gay.

Os direitos LGBT do Canadá estão entre os mais avançados do mundo. O país é considerado um dos mais liberais. Mas já houve prisão perpétua e até pena de morte. Homossexuais eram tidos como agressores sexuais, e a descriminalização aconteceu em 1969. Aos poucos, a união civil foi legalizada em alguns lugares no país. No dia 20 de julho de 2005, o Canadá se tornou o quarto país do mundo e primeiro fora da Europa a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Adoção também é permitida, mas com algumas variações por província e território. Transexuais têm o direito de trocar seu gênero legalmente. 

Além de Toronto, há bairros gays em Montreal, Vancouver e Ottawa. De acordo com o instituto de pesquisa de mercado canadense "Ipsos", em um levantamento feito em 2013, a maioria dos canadenses (63%) apoia o casamento entre pessoas do mesmo sexo; 13% não apoiam a união civil legal, mas afirmam que eles devem ter alguns direitos reconhecidos.

Lili - vôlei de praia - passeio por Toronto - Jogos Pan-Americanos (Foto: Gabriel Fricke/GloboEsporte.com)
Lili  passeia orgulhosa por Toronto após bronze 
nos Jogos Pan-Americanos 
(Foto: Gabriel Fricke/GloboEsporte.com)

Confira a entrevista completa de Lili abaixo:

Lili - vôlei de praia - passeio por Toronto - Jogos Pan-Americanos (Foto: Gabriel Fricke/GloboEsporte.com)Lili além do arco-íris (Foto: Gabriel Fricke/GloboEsporte.com)


GloboEsporte.com: Como contou à família sobre sua orientação?
- Desde o início, nunca escondi nada de ninguém. Sempre fui muito verdadeira. É verdade acima de tudo para mim. As primeiras pessoas que ficaram sabendo foram meus pais, meu irmão, minha família. Sempre me deram total apoio em tudo e disseram que se eu era feliz assim, me apoiariam. Só queriam ver minha felicidade. Sempre fui tranquila em relação à minha orientação. Com meus pais e minha família do lado, não tenho que ter medo do mundo ou de ninguém mais. Não fiquei tensa porque sempre fui muito aberta com eles. Sou uma pessoa de sorte, porque muitas têm problemas com isso e se escondem da sociedade. Sempre me senti bem comigo. Falando e sendo sincero com as pessoas, principalmente quem te ama e está do seu lado, você se sente leve. Sempre quis ter minha vida como um livro aberto. Quando você omite, se sente preso. Me sinto leve e isso me traz alegria.

GloboEsporte.com: Como os fãs lidaram com isso? Acha que ajudou alguém?
- Recebo várias mensagens no Facebook de pessoas que nem conheço pessoalmente e que me pedem ajuda, uma opinião, tipo "como você falou com seus pais?", "como você se sente?", e eu tento ajudar da maneira como posso. Perdi as contas, as pessoas dizem que acham lindo e queriam ser da mesma forma, mas têm medo. Sou contra qualquer tipo de preconceito. Acho que existe muito, mas tenho fé que as pessoas vão ser melhores e se ajudar. Já melhorou muito de alguns anos para cá. 

Lili - vôlei de praia - passeio por Toronto - Jogos Pan-Americanos (Foto: Gabriel Fricke/GloboEsporte.com)
Lili: sorriso estampado no rosto com o bronze 
em Toronto (Foto: Gabriel 
Fricke/GloboEsporte.com)


GloboEsporte.com: Já foi vítima de preconceito?
- Nunca sofri nenhum tipo de desrespeito, nunca chegou alguém para falar de mim em relação a isso ou me julgar. Como trato com tanta naturalidade, as pessoas veem isso com naturalidade em mim. Mas acho que tem muita intolerância. De todo tipo. 

Lili - vôlei de praia - passeio por Toronto - Jogos Pan-Americanos (Foto: Gabriel Fricke/GloboEsporte.com)Lili em passeio por Toronto (Foto: Gabriel Fricke/GloboEsporte.com)


GloboEsporte.com: Mas nunca teve medo?
- Se eu te falar que tive 100% de tranquilidade, é mentira. A gente sempre tem um receio de como as pessoas vão olhar. Mas eu vou te dizer que não são nem 5% das pessoas, então é algo que vem e passa. É como eu falei: "Para que ficar com medo do mundo se sou tão feliz?". É simples assim. A gente veio ao mundo para ser feliz, amar, receber amor, respeitar as pessoas. Se eu respeito as pessoas, dou amor e sou feliz, preciso mais de quê nessa vida? Sou muito abençoada porque Deus me deu uma família maravilhosa, uma vida maravilhosa, uma esposa maravilhosa, que está comigo há cinco anos e, todos os dias, agradeço a Ele nas minhas orações.

GloboEsporte.com: O que achou do Canadá em relação a isso?
- Vários casais aqui andam de mãos dadas. No Brasil, muita gente fica olhando quando andam de mãos dadas. No Pan, apenas o pessoal das delegações ficou olhando, mas os canadenses estão acostumados com isso. É natural para eles. Mas acho que, aos poucos, as pessoas vão entendendo e abrindo a cabeça. É cada um vivendo sua vida, se respeitando e levando como achar melhor.

GloboEsporte.com: Acha que seria possível ter um lugar como esse no Brasil?
- Não acho que necessariamente tivesse que ter um bairro assim no Brasil, mas as pessoas precisam se sentir à vontade para fazer coisas que desejam. Eu ando de mãos dadas na rua. Eu abraço, trato com carinho e respeito, da mesma maneira como outros casais. Não acho que tenhamos que enfeitar uma rua para mostrar isso. Se você quer acabar com o preconceito, tem que ser normal em todo lugar. Claro que as pessoas, como querem quebrar tabus, acabam tendo que fazer isso, mas as pessoas se respeitarem, as demonstrações de afeto e carinho podem acontecer em qualquer lugar.

Lili - vôlei de praia - passeio por Toronto - Jogos Pan-Americanos (Foto: Gabriel Fricke/GloboEsporte.com)
Na região, até os caixas eletrônicos são coloridos 
 (Foto: Gabriel Fricke/GloboEsporte.com)


GloboEsporte.com: Deixou sua foto colorida no Facebook quando a Suprema Corte dos Estados Unidos aprovou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo país?
- Eu achei legal porque é um apoio contra o preconceito. E toda forma disso é válida. Eu também aderi, coloquei minha foto lá colorida. Toda minha linha do tempo ficou colorida. É muito válido.

GloboEsporte.com: Consideraria ser ativista?
- Não gosto da palavra ativista. Acho que as pessoas têm de ir sentindo as coisas de forma natural, ninguém tem de impor nada a ninguém, e ninguém tem de agredir ninguém. As pessoas, aos poucos, vão abrindo seus olhos. Você vai expondo seu ponto de vista, conversando, mas não precisa agredir ninguém para colocar seu ponto de vista. Se você respeitar o seu próximo, pode pensar o que quiser. Se você quer respeito, tem de respeitar. 

Lili - vôlei de praia - passeio por Toronto - Jogos Pan-Americanos (Foto: Gabriel Fricke/GloboEsporte.com)
Orgulho da escolha e orgulho pela medalha 
(Foto: Gabriel Fricke/GloboEsporte.com)


Conheça mais da história de Larissa e Lili

Em 2013, o relacionamento Lili e Larissa ganhou repercussão na mídia. Quando as jogadoras se casaram em uma cerimônia na praia do Porto das Dunas, em Fortaleza, o assunto tomou conta do noticiário. Mas elas já formam um casal desde a metade de 2010. Em dezembro daquele ano, se "casaram" em uma viagem de férias. 


volei larissa e lili mosaico (Foto: Editoria de Arte)volei larissa e lili mosaico (Foto: Editoria de Arte)


Larissa, inclusive, se aposentou no fim de 2012 para tentar ser mãe. No ano seguinte, veio a mais dura derrota das duas na vida: perderam o bebê que Larissa esperava, com oito semanas na barriga. Em 2014, mais uma tentativa, e uma nova perda. Um verdadeiro soco no estômago das jogadoras. Juntas, seguiram em frente. Hoje, estão focadas nos objetivos dentro de quadra no momento, mas sabem que a hora de uma nova tentativa vai chegar. Elas querem, inclusive, uma casa cheia de crianças.

O casal mora em Fortaleza. Estão sempre juntas durante as etapas do Circuito Brasileiro e também no Circuito Mundial. Quando as competições não coincidem, como agora, quando Lili esteve em Toronto para a disputa do Pan, e Larissa está em Yokohama para o Grand Slam japonês, elas usam as redes sociais e se falam diariamente. Apesar das agendas muitas vezes não coincidirem, Lili e a esposa preferem não formar uma parceria nas areias pois daria "muita briga". 

Larissa joga com Talita e forma uma vitoriosa parceria que já rendeu, além de um título do Circuito Brasileiro (2014/2015), quatro ouros no Circuito Mundial (2014). Elas também bateram o recorde de vitórias consecutivas do torneio nacional, com 61 triunfos seguidos. Nesta temporada, em torneios válidos para a corrida olímpica, já levaram o Grand Slam de Moscou, e os Majors de Porec e Gstaad. Estão em segundo na busca pela vaga, atrás de Ágatha/Bárbara Seixas. Enquanto isso, Lili tem uma dupla de pouco mais de três meses com Carol, e já conquistou a prata no Pan.


FONTE:

Nenhum comentário: