terça-feira, 14 de julho de 2015

Dupla de universitários garante final inédita para o Brasil no badminton

Daniel Paiola e Hugo Arthuso, que cursam faculdade de direito e engenharia mecânica respectivamente, vencem dominicanos e fazem primeira final da história do país



Por
Toronto, Canadá


Badminton: Daniel Paiola e Hugo Arthuso vencem dominicanos e lutam pelo ouro no Pan (Foto: William Lucas/ Inovafoto)
Badminton: Daniel Paiola e Hugo Arthuso 
vencem dominicanos e lutam pelo ouro no 
Pan (Foto: William Lucas/ Inovafoto)


O jogo mais importante da história do badminton brasileiro. Essa era a realidade da partida entre Daniel Paiola e Hugo Arthuso contra os dominicanos William Cabrera e Nelson Javier, pela semifinal de duplas dos Jogos Pan-Americanos. A vitória foi verde-amarela por 2 a 0, parciais de 21/13 e 21/19, o que fez com que, pela primeira vez na história, o Brasil conseguisse chegar a uma decisão na modalidade. A luta pelo ouro será nesta quarta-feira, ainda sem adversário definido. Os responsáveis pela marca dividem a vida entre o esporte e os estudos em Campinas, interior de São Paulo. Daniel faz direito e sonha em ser promotor, enquanto Hugo quer uma vaga no setor de aviação:

- Sempre gostei muito de carro, de avião. Faço engenharia mecânica graças a uma bolsa que todos nós jogadores temos. Então a gente treina de manhã e tarde e estuda a noite - explicou.

Daniel Paiola; Hugo Arthuso; badminton; jogos pan-americanos (Foto: GloboEsporte.com)Daniel Paiola; Hugo Arthuso; badminton; jogos pan-americanos (Foto: GloboEsporte.com)


Já Daniel tem muita história no badminton brasileiro. Em 2011, subiu ao pódio no Pan de Guadalajara com a medalha de bronze, mas ainda não tinha conseguido disputar uma final. O estudante de direito ainda não está satisfeito com o resultado no Canadá:

- É uma satisfação muito grande, estou muito feliz, mas eu quero o ouro, amanhã a gente vai para cima. O adversário não está definido, mas vencemos recentemente os americanos, que são favoritos para passar para a final. Vai ser difícil, mas a gente confia. Estamos bem felizes - disse Daniel, que havia sido eliminado nas quartas de final na chave de simples.

O jogo começou tranquilo e no primeiro set a vitória veio sem dificuldades, 21 a 13. Na segunda parcial, a pressão pesou um pouco no ombro dos brasileiros, que tiveram que salvar um set point para fechar a partida:

- Eu estava um pouco nervoso, bateu aquela ansiedade, mas aí veio o treino, muitas horas de saque, e o saque entrou e deu certo no fim - disse Hugo.

O badminton brasileiro já tem uma medalha de bronze na competição deste ano com a dupla mista formada por Lohaynny Vicente e Alex Tjong. Na tarde desta terça-feira, Luana e Lohaynny Vicente jogam a semifinal contra uma dupla canadense. Se vencerem, disputam o ouro, mas se caírem garantem o bronze. 

Badminton: Daniel Paiola e Hugo Arthuso vencem dominicanos e lutam pelo ouro no Pan (Foto: William Lucas/ Inovafoto)
Badminton: Daniel Paiola e Hugo Arthuso 
vencem dominicanos e lutam pelo ouro no 
Pan (Foto: William Lucas/ Inovafoto)


FONTE:

Nenhum comentário: