terça-feira, 10 de março de 2015

Hoje na praia, Fê Berti abriu mão de carreira de modelo por amor ao vôlei

Chance foi aos 14 anos, quando ela atuava na quadra. Ao saber que teria de deixar o esporte, abandonou a ideia: "Jogo desde novinha, sempre fui apaixonada, não deu"


Por
Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco


Fernanda Berti e Taiana, vôlei de praia (Foto: Paulo Frank / CBV)Fernanda Berti atualmente joga na praia com a parceira Taiana (Foto: Paulo Frank / CBV)


Ser modelo é o sonho de muitas meninas no Brasil e no mundo: conseguir uma carreira internacional, posar para lentes de fotógrafos conceituados, desfilar pelas passarelas do país e do exterior. A oportunidade bateu à porta para Fernanda Berti, que preferiu abrir mão para seguir em sua missão de ser uma atleta profissional. Ela conseguiu. Atualmente, aos 29 anos, joga vôlei de praia ao lado da parceira Taiana, com quem foi bronze no último fim de semana na etapa de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, do Circuito Brasileiro de vôlei de praia.

Tudo aconteceu quando Fê Berti tinha apenas 14 anos e ainda atuava no vôlei de quadra. O namorado de sua irmã na época era modelo e insistia para que ela fizesse um book. Apesar de relutar, a jovem aceitou e foi para uma agência de São Paulo. Bem magra e com perfil de modelo, a carioca agradou. E insistiram bastante para que Fernanda fechasse contrato. Quando soube que teria de largar o esporte, abandonou a ideia.

- Eles queriam que eu ficasse lá, morasse lá e virasse modelo. Eu disse: "Vou parar de jogar?". O cara: "Vai ter que parar". Respondi: "Então não quero não". Fui embora, nem pensei. O cara saiu de dentro de lá, correndo atrás de mim na rua, me puxando pelo braço: "Você vai se arrepender". Eu era uma menina, só pensava no vôlei, queria jogar. Se eu não estivesse no vôlei, talvez tivesse seguido. Mas como eu jogo desde novinha e sempre fui apaixonada, não deu.

fernanda berti volei (Foto: Vipcomm)
Fê Berti jogava na quadra antes de migrar para 
a praia por meio de um projeto da CBV 
(Foto: Vipcomm)


Fê Berti começou jogando no Fluminense e, rapidamente, passou a integrar as categorias de base da seleção brasileira. Foi vice-campeã mundial infanto-juvenil em 2001 e, dois anos depois, venceu o Campeonato Mundial Juvenil. Ela chegou à seleção adulta em 2005 e já defendeu clubes brasileiros e estrangeiros, como Campos, São Caetano, Pinheiros, Daejeon, da Coreia do Sul, Vôlei Futuro e Praia Clube. Em 2012, recebeu um convite da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para integrar um projeto de jogadoras em transição para o vôlei de praia.

Walsh, vôlei de praia (Foto: Instagram)Walsh é a inspiração de Fê Berti (Foto: Instagram)


- Quando fiz a transição, foi como se estivesse mudando de esporte. Tive que aprender tudo de novo. Há funções que eu não fazia na quadra e faço agora. Eu não fazia levantamento, por exemplo. É muito mais completo e mais individual. Parece mais um jogo de tênis e, psicologicamente, é diferente. Mas estou amando. Grandes jogadores, como o Nalbert, já falaram dessa dificuldade. Há atletas habilidosos que não conseguem. Eu me adaptei bem rápido – relatou a jogadora, que foi campeã da etapa de Haia do Circuito Mundial em 2014 com Taiana, mas já teve Drussyla, Júlia Schmidt e Elize Maia como parceiras na praia.

Fernanda Berti lembra que, no início, ficou bastante deslumbrada (e até em choque) com o fato de estar jogando do lado de atletas como Emanuel e Ricardo, medalhistas olímpicos de Atenas 2004. Apesar de já ter estado em quadra com jogadoras vitoriosas como Fernanda Venturini, Fofão e Sheilla, ela diz que, na praia, foi ainda mais emocionante e ficou “na posição de fã”. Mas sua inspiração, conta Fê, é uma estrangeira, a americana Kerri Walsh, tricampeã dos Jogos Olímpicos.

- Eu me inspiro na Walsh, acho ela incrível. Admiro muito. Ela tem três medalhas olímpicas, mas admiro ainda mais como pessoa. Acaba o jogo e ela vai lá falar com todo mundo. Essa humildade dela é sensacional – finalizou.

Fernanda Berti e Taiana, vôlei de praia (Foto: Paulo Frank / CBV)
Fernanda Berti e Taiana são parceiras na praia 
e jogam o Circuito Brasileiro (Foto: Paulo 
Frank / CBV)


saiba mais

Nenhum comentário: