segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Rafael Silva "passa fome" e corta 18kg para superar astro: "Estou mais veloz"

Medalhista olímpico passa dos 168kg aos 150kg para aumentar mobilidade e superar o francês hepta mundial, Teddy Riner. Objetivo é "reconquistar" 13kg de massa magra


Por
Saquarema, RJ

 
Nenhum atleta de alto nível do esporte brasileiro perdeu tanto peso quanto Rafael Silva nos últimos três meses. O judoca peso-pesado eliminou nada menos do que 18kg de gordura no período. A transformação no corpo do medalhista de bronze olímpico em Londres 2012 tem como objetivo deixá-lo mais veloz e forte para tentar desbancar o mito francês Teddy Riner, heptacampeão mundial, campeão olímpico e invicto desde 2010. A fera tem sido a pedra no sapato de Rafael, o Baby. Ele soma sete derrotas em sete lutas contra o europeu, a última delas na semifinal do Mundial da Rússia, em agosto do ano passado, quando Riner foi campeão, e o brasileiro ficou com a medalha de bronze.

– Quando comecei o processo, eu pesava 168kg e cheguei aos 150kg. Não foi fácil perder esses 18kg.

Eu passei fome quando comecei o trabalho de perder gordura e estava comendo o mesmo que um peso-leve, mas tudo está dando certo. Estou me sentindo mais forte e mais rápido – afirmou Rafael.

Montagem  Rafael Silva, do judô (Foto: Editoria de arte)
De quimono azul, Rafael vibra com nova silhueta. 
Na foto de setembro de 2014, quilos a mais 
(Fotos: David Abramvezt)


A segunda parte do processo começou no início deste ano. Baby precisa agora substituir a gordura perdida por massa muscular magra. O planejamento é que o judoca de 27 anos ganhe ao todo 13kg de “músculos”.

– Eu já recuperei 5kg em massa magra. Agora já estou comendo mais e tem a suplementação que está me ajudando a treinar melhor. Até o final de março, no Grand Slam da Turquia, eu já vou estar bem. Essa competição da Turquia já vai dar para ver o resultado deste trabalho.

Além de ter uma técnica bastante apurada, Riner também chama a atenção por praticamente não ter gordura no corpo. De acordo com Rafael, essa combinação faz com que o francês domine totalmente a pegada do adversário. Equilibrar tal ação pode desestruturar o astro durante a luta e aumentar as chances de uma inédita vitória de Baby.

– Eu já sinto diferença quando fixo a pegada e consigo movimentar o adversário. E essa é uma característica que o Riner tem bastante forte. Ele fixa a pegada para movimentar o adversário e consegue cansá-lo com isso – explicou Rafael.

Rafael Silva Teddy Riner mundial de judô  (Foto: Agência AFP)
Rafael Silva foi derrotado por Riner nos dois 
últimos Mundiais e nas Olimpíadas de 
Londres 2012 (Foto: Agência AFP)


Além da mudança do seu corpo, o medalhista olímpico também tem treinado bastante um golpe específico: a técnica ouchigari. Foi com a “trançada de perna” que o japonês Ryu Shichinohe chegou a projetar Riner na final do Mundial e quase o derrotou.

– Estou treinando bastante esse ouchigari, com movimentação de pegada antes de entrar o golpe. Eu quero testar isso na competição. Preciso estar com as pernas rápidas e a pegada em cima. Além do Riner, eu estou mudando meu corpo para ter mais facilidade contra todos os rivais. Estou buscando todas as alternativas para ficar melhor para competir. O pico vai ser o Mundial do Cazaquistão, em agosto, mas também vou estar bem no Pan de Toronto, em julho.

Mesmo já em fase de aumento da massa muscular, Rafael ainda tem sido obrigado a evitar idas frequentes aos restaurantes dos tipos de comida que ele mais gosta.

– Eu gosto de churrascaria e japonês, mas estou tendo que dar uma segurada. Depois do Mundial, eu vou poder dar uma relaxada. Mas o que tenho mais comido são saladas, massas e carnes brancas, além dos suplementos.

Rafael Silva judô Saquarema (Foto: David Abramvezt)
Rafael Silva participa do treinamento de campo 
em Saquarema (Foto: David Abramvezt)


FONTE:

Nenhum comentário: