domingo, 1 de fevereiro de 2015

Djokovic bate Murray com pneu no 4º set e vira maior vencedor na Austrália

Tenista sérvio vence britânico por 3 sets a 1 e passa Agassi e Federer como o maior ganhador do Grand Slam da era profissional. É o 49º título do número 1 do mundo


Por
Melbourne


Novak Djokovic é pentacampeão do Aberto da Austrália. Na era profissional, ele é agora, de forma isolada, o maior vencedor de todos os tempos do Grand Slam na Oceania, deixando para trás Andre Agassi e Roger Federer, com quatro conquistas. Contando a era amadora, ele fica atrás apenas de Roy Emerson - que tem seis -, das mãos de quem recebeu a taça na Rod Laver Arena. Neste domingo, manhã no Brasil e já noite em Melbourne, o sérvio número 1 do mundo confirmou seu favoritismo diante do britânico Andy Murray para vencer por 3 sets a 1, parciais de 7/6 (5), 6/7 (4), 6/3 e 6/0, em 3h39 de partida. A superioridade ficou evidente na parte final da partida, em que Nole simplesmente ganhou 12 de 13 games disputados. A campanha impecável em Melbourne teve apenas três sets perdidos (dois para Stan Wawrinka na semifinal). A Murray restou o consolo de, na próxima lista divulgada do ranking, já aparecer no quarto lugar, saltando duas posições.

Djokovic Aus Open (Foto: Getty)
Djokovic beija o troféu do Aberto da Austrália, 
o quinto que leva para casa de Melbourne 
(Foto: Getty)


- Quero parabenizar Andy por um grande torneio. E parabéns a você e Kim (Sears) pelo noivado. Desejo-lhes um casamento maravilhoso e muitas crianças. Agradeço às pessoas da minha equipe que sacrificam suas vidas para que eu possa estar aqui. Sem seu apoio, isso não seria possível. E por último, mas não menos importantes, os fãs. Tem sido um ano recorde com a presença de mais de 730 mil pessoas. É um dos eventos esportivos mais notáveis do mundo - disse Djokovic após receber a taça.

Agradeço às pessoas da minha equipe que sacrificam suas vidas para que eu possa estar aqui. Sem seu apoio isso não seria possível.
Djokovic

Nas estatísticas da decisão, foram oito aces de Djokovic e dez de Murray. O sérvio ainda teve 53 winners durante a partida, enquanto o britânico somou 41. Entre os erros não forçados, Nole teve 40, e Murray, 49. O campeão ainda conquistou nove das 16 chances de quebra que teve ao longo do jogo, e o escocês somou cinco das 12 oportunidades a seu favor.

Aos 27 anos, Djokovic conquistou o 49º título da carreira e o oitavo Grand Slam, para se igualar a lendas como Andre Agassi, Jimmy Connors e Ivan Lendl. Além dos cinco troféus na Austrália, o sérvio triunfou duas vezes em Wimbledon (2011 e 2014) e uma no US Open (2011).
No confronto particular entre Djokovic e Murray, o sérvio chegou à vitória de número 16 em 24 partidas, além de ter vencido oito dos últimos nove jogos entre os dois. A freguesia de Murray em Melbourne é total. Foi a quarta final entre os dois tenistas e a quarta vitória de Djokovic na partida que valia o título.


O jogo

A partida começou com os dois tenistas tirando da cartola jogadas que impressionavam àqueles que estavam na Rod Laver Arena. Murray chegou a ter um triplo break point logo no segundo game, mas Djokovic salvou. No game seguinte, foi a vez de o sérvio ter a chance de quebra com 0/40 e ele não desperdiçou para abrir 3 a 1, com direito a uma linda paralela de direita e um winner para fechar. Em seguida, com 4 a 1, o set parecia definido. Só que Murray passou a sair vencedor em longas trocas de bolas de fundo e devolveu a quebra, ainda atrás por 4 a 3. Djokovic respondeu rapidamente com nova quebra e sacou para o set. Só que Murray queria levar para o tie-break e foi exatamente isso o que ele fez ao acelerar a bola e quebrar o serviço do sérvio, com ambos confirmando os saques seguintes. Com um saque devolvido na rede, Murray viu Djokovic vencer o desempate por 7-5, em 1h12.

Djokovic Aus Open (Foto: Getty)Djokovic conquista primeiro título após nascimento do filho Stefan (Foto: Getty)


Se o primeiro set já havia demorado, a torcida ia ver uma parcial ainda mais longa em seguida, com 1h20 de duração. Foi a vez de Murray começar logo com uma quebra: 2 a 0. Só que o sérvio já se achou novamente em quadra para devolver a quebra em seguida, apesar de os dois tenistas demonstrarem irritação com um maior número de erros dos dois lados. O número 1 do mundo ainda buscou a virada para 3 a 2 com nova quebra. E quando Nole parecia inteiro para chegar a mais um set, a partida acabou paralisada após uma invasão de quadra. Foi suficiente para Murray se reerguer e devolver prontamente a quebra atrás que tinha, e levar novamente a decisão para o tie-break, quando dessa vez venceu por 7-4.

No terceiro set, Djokovic parecia desgastado fisicamente, buscando encontrar forças após sair atrás com 2 a 0 mais uma vez. Nenhuma surpresa para quem acompanha o sérvio de perto. Quando mais se acredita que ele está entregue, Djokovic se mostra totalmente dentro do jogo. Ele empatou a partida em 2 a 2 e, no oitavo game, o título começou a se desenhar, quando numa dupla falta de Murray o placar marcou 5 a 3. Djokovic então sacou para fechar o set com apenas 39 minutos.

No último set, nada mais dava certo para Murray, que só via as bolas ficarem na rede. Djokovic venceu nada menos que 12 dos 13 últimos games, suficiente para aplicar um pneu no britânico - que precipitava a decisão dos pontos - em 28 minutos.

Andy Murray Novak Djokovic Aberto da Austrália (Foto: AP Photo/Vincent Thian)
Andy Murray Novak Djokovic Aberto da 
Austrália (Foto: AP Photo/Vincent Thian)


Martina Hings conquista torneio de duplas


A suíça Martina Hings, ex-número 1 do mundo, conquistou mais um troféu de Grand Slam na carreira, ao vencer neste domingo a decisão de duplas mistas do Aberto da Austrália, na terceira vez em que retorna ao circuito. Foi seu 17º troféu, conquistado ao lado do indiano Leander Paes. Na decisão, eles venceram por 2 sets a 0 o canadense Daniel Nestor e a francesa Kristina Mladenovic, por 6/4 e 6/3. A suíça já havia vencido nas duplas mistas em Melbourne em 2006, e foi seu oitavo título do Aberto se somadas as três especialidades. O indiano chegou ao 15° título de Slam.

- Obrigado, Martina, por me emprestar Leander - brincou Hingis, enquanto Navratilova ria nas arquibancadas. "Vocês ganharam este título e jamais imaginei que conseguiria estar aqui", completou Hings.


FONTE:

Nenhum comentário: