quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Animado, Felipe Massa já pensa no próximo teste da F-1, em Barcelona

Brasileiro não esconde empolgação ao comentar desempenho do carro em Jerez e se mostra otimista para próximos testes. Para Massa, principal rival é a Mercedes


Por
Direto de Jerez de la Frontera, Espanha



Livio Oricchio - Especialista GloboEsporte.com (Foto: GloboEsporte.com)


Felipe Massa está torcendo para que o dia 20 chegue logo. Razão: será quando voltará a pilotar o modelo FW37-Mercedes da Williams, no segundo dia de treinos do próximo ensaio da F1, de 19 a 22, no Circuito da Catalunha, em Barcelona.

“Andamos para a frente com o novo carro, já dá para afirmar. Não tivemos nenhum problema esses dias, o que mostra que ele é confiável”, disse nesta quarta-feira, depois de completar 73 voltas nos 4.428 metros do Circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, quarto e último dia de treinos da primeira série.

Na sua melhor passagem, Massa registrou 1min23s116, com pneus médios da Pirelli, quinto tempo. Ontem, com os pneus macios, foi mais rápido, 1min22s276 (71 voltas). O melhor do dia, de novo foi um piloto da Ferrari, Kimi Raikkonen, 1min20s841 (106), como Sebastian Vettel havia sido nos dois primeiros dias com o SF15T.

Com foco no comportamento da Williams, Felipe Massa fez o quinto melhor tempo (Foto: Getty Images)
Com foco no comportamento da Williams, 
Felipe Massa fez o quinto melhor tempo 
(Foto: Getty Images)


“Nosso carro está mais estável, em especial a traseira. Ficou mais fácil guiar. Mesmo com os pneus duros nesta pista que é a que mais come os pneus, nosso consumo foi bom. Estou animado para o próximo teste”, afirmou o piloto. Em Barcelona, o companheiro, Valtteri Bottas, anda dias 19 e 21 e Massa, 20 e 22.

Apesar do avanço da Williams, Massa disse que será um desafio iniciar o campeonato programado para começar dia 15 de março em Melbourne, na Austrália, no mesmo nível como terminou a temporada passada. Na última prova, disputou a vitória com Lewis Hamilton, da Mercedes, vencedor e campeão do mundo, com o resultado. Massa foi segundo no Circuito Yas Marina.

Felipe Massa Brasileiro fez balanço positivo da Williams em Jerez (Foto: Divulgação)Felipe Massa Brasileiro fez balanço positivo da Williams em Jerez (Foto: Divulgação)


“Tomara seja possível, é um desafio, como está sendo nos aproximarmos da Mercedes. Eles parecem estar muito bem. É neles que a Williams tem de focar sua atenção.” Diante da sua afirmação, é inevitável perguntar a Massa se a RBR e a Ferrari não serão adversárias da Mercedes, como não foram em boa parte do último campeonato.

“É cedo para dizer qualquer coisa, impossível na realidade. A Ferrari parece ter melhorado não só o carro como o motor. É verdade também que a Ferrari quis andar rápido aqui. Eles mudaram tudo lá”, respondeu Massa. “Acho que saberemos quem será adversário de quem depois do segundo teste de Barcelona, pois lá os times gostam de treinar com pouca gasolina, conhecer como o carro se comporta quando está leve.” Será o último treino antes da abertura do Mundial, de 26 de fevereiro a 1.º de março.

O piloto da Williams permanece em Jerez até dia 8, pois a Williams produzirá filmes promocionais. Enquanto isso, explicou o diretor esportivo Steve Nielsen, o FW37 será transportado para a sede da escuderia, em Grove. “Estamos voltando com muitas informações importantes para começar o próximo treino numa condição ainda melhor.”

Nielsen era o diretor esportivo da Renault quando a organização foi bicampeã, junto com o atual diretor técnico Pat Symonds. E foi Symonds quem o chamou para trabalharem novamente no mesmo time. Nielsen estava há seis meses na STR. “Enxergamos algumas mudanças necessárias e as estamos fazendo, a fim de tornar a Williams uma equipe campeã do mundo de novo.”

Felipe Massa acredita que desempenho do FW37 da Williams será ainda melhor em Barcelona (Foto: Divulgação)
Felipe Massa acredita que desempenho do 
FW37 da Williams será ainda melhor em 
Barcelona (Foto: Divulgação)


Massa se lembrou de como os quatro dias de treinamento em Jerez, este ano, foram distintos dos de 2014, quando tudo era novo no universo da nova geração de motor turbo e os dois complexos sistemas de recuperação de energia, além de um corte substancial na redução de pressão aerodinâmica, com o fim do escapamento aerodinâmico.

“Não dá para comparar. Chegamos aqui e os carros eram instáveis, os motores não funcionavam. A evolução dessa segunda geração é enorme, em todos os sentidos. É só ver as dificuldades que a McLaren e a Honda estão tendo para entender o que passamos aqui em 2014."


Melhores tempos Pilotos - Testes de Jerez de la Frontera - Fórmula 1 (Foto: GloboEsporte.com)

Nenhum comentário: