sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Amizade fora de quadra fortalece o desempenho das ponteiras do Rio

Principais armas ofensivas do atual bicampeão, Gabi e Natália estão entre as cinco maiores pontuadoras da Superliga. A primeira ainda é a mais eficiente da competição


Por
Rio de Janeiro

 
Dez jogos, dez vitórias. Perfeita nos números, a campanha do Rio de Janeiro na Superliga feminina está longe de encher os olhos do sempre perfeccionista Bernardinho e de suas comandadas. Até mesmo daquelas que têm feito a diferença neste início de temporada e concordam que ainda há muito que melhorar. As ponteiras Natália e Gabi são as duas principais armas ofensivas do atual bicampeão da competição, que encara o Osasco, nesta sexta-feira, às 21h30, no ginásio do Tijuca. A dupla tem chamado tanto a atenção que, dos dez triunfos até agora, em apenas um deles pelo menos uma delas não deixou a quadra como maior pontuadora ou melhor da partida.

Natália e Gabi, Vôlei (Foto: Marcello Pires)
Principais armas do Rio, Natália e Gabi estão 
entre as cinco maiores pontuadoras da 
Superliga (Foto: Marcello Pires)


O bom momento se reflete também nas estatísticas da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Enquanto Gabi lidera a relação das jogadoras mais eficientes da Superliga e aparece como terceira maior pontuadora, com 139 acertos, Natália segue na cola de sua fã e amiga, em quinto, com apenas nove acertos a menos.

E a cumplicidade da dupla não se restringe ao vôlei. Entrosadas em quadra, Natália e Gabi são unha e carne fora dela também. Brincalhonas e donas de características parecidas, elas estão sempre juntas e fazem a alegria das companheiras quando a bola não está em jogo. 

- Um dos pontos positivos do meu crescimento é jogar com a Nat (Natália). Ela sempre foi um espelho e uma referência para mim como atleta. Nós conversamos muito, e ela tem me ajudado demais. Acho que o fundamental para nossa parceria estar dando certo é que estamos conseguindo dividir a responsabilidade nos jogos sem nenhum tipo de vaidade pessoal. Somos muito amigas fora de quadra e estamos sempre juntas, isso também ajuda muito no nosso entrosamento nos treinos e nos jogos - afirmou Gabi, cinco anos mais nova que a companheira.


saiba mais

"Veterana" aos 25 anos, Natália já viveu de tudo no vôlei. Ou quase tudo. Apontada como maior promessa da modalidade no país, quando despontou com a camisa do Osasco pelas mãos do técnico Luizomar de Moura, a ponteira viu sua carreira correr o risco de ser abreviada prematuramente ao descobrir um tumor na canela. Depois de ficar um ano e três meses longe das quadras, Natália teve que reaprender a jogar vôlei novamente e reconhece que pela primeira vez depois de tanto tempo voltou a acreditar que pode ser a velha Natália que surgiu como um furacão com apenas 17 anos.

- Estava esperando o momento de me reerguer desde que cheguei aqui. O ambiente é maravilhoso, e nosso grupo é como uma família. Há muito tempo não sentia essa sensação de estar fazendo a diferença, de ser a protagonista. Depois de tudo que passei, tinha perdido até a vontade de jogar. Vivo um momento especial e estou superfeliz de sentir aquele fogo aceso que tinha se apagado novamente. É bom saber que aquela "velha" Natália ainda existe - disse a ponteira, que não se arrepende de ter trocado o Rio de Janeiro pelo Campinas na temporada passada.

- São escolhas que fazemos na vida. Naquele momento achei que era a decisão mais acertada. Mas não fiz uma boa Superliga com o Campinas e preferi voltar. Aqui me sinto em casa.

Gabi, vôlei, Rio de Janeiro x Rio do Sul (Foto: Marcelo Régua/MPIX)Gabi: trunfo no ataque do Rio de Janeiro
(Foto: Marcelo Régua/MPIX)


Gabi não poupa elogios à camisa 12 do Rio de Janeiro e é a primeira a apostar no ressurgimento da antiga Natália. Agradecida pelos conselhos e ensinamentos da amiga,  comemora a boa fase, mas acha que o time como um todo ainda tem muito o que evoluir. Se quando desembarcou no Rio de Janeiro em 2011 Gabi era apenas uma promessa, atualmente, mesmo com apenas 20 anos, a terceira principal pontuadora da Superliga é uma das referências do atual bicampeão nacional. Mais madura e consciente de sua responsabilidade na equipe, a jogadora divide os méritos do seu sucesso com o técnico Bernardinho.

- A oportunidade de trabalhar com o Bernardo foi um salto muito grande na minha carreira. Ele conversa muito comigo e me mostrou a importância de assumir minha responsabilidade. Tem a Fabi e a Fofão que me ajudam muito também depois de tantos anos de seleção e estou criando essa responsabilidade dentro de mim. Hoje me sinto muito mais confiante em quadra, mas sei que ainda tenho muito o que crescer tecnicamente - disse a camisa 1 do Rio de Janeiro.

O SporTV transmite Rio de Janeiro x Osasco ao vivo - os assinantes do canal também podem assistir ao clássico pelo SporTV Play. O GloboEsporte.com cobre a partida em Tempo Real.


FONTE:

Nenhum comentário: