sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Ouro no Rio 2016 vira último passo para Federer igualar feito de Nadal

Falta a conquista olímpica em simples para número 2 do mundo completar lista de grandes triunfos. Em Pequim 2008, suíço foi campeão com Wawrinka nas duplas


Por
Lille, França


Das grandes conquistas que um tenista pode ter na carreira, Roger Federer já completou quase todas. Não só venceu os quatro Grand Slams como é o recordista de títulos (17) em torneios desse nível, além de ter se sagrado campeão da Copa Davis, neste domingo, com a Suíça. Embora tenha sido campeão olímpico nas duplas, ao lado do compatriota Stan Wawrinka, em Pequim 2008, agora só falta ao atual número 2 do mundo a medalha de ouro na chave de simples das Olimpíadas, o que pode vir no Rio de Janeiro, em 2016.

tenis roger federer copa davis final (Foto: AP)
Federer completará 35 anos de idade durante 
as Olimpíadas de 2016 (Foto: AP)


Dos tenistas em atividade, somente o espanhol Rafael Nadal conseguiu vencer, pelo menos uma vez, a Copa Davis, e os quatro Grand Slams e a medalha de ouro olímpica em simples. O suíço chegou perto em Londres 2012, mas perdeu a decisão para Andy Murray, na grama de Wimbledon. Além de Federer, também falta ao sérvio Novak Djokovic ganhar uma final de Olimpíadas.

A conquista da Copa Davis coroou uma grande temporada de Federer. Além do título da competição entre países, em 2014 o suíço venceu cinco torneios (ATP 500 de Dubai, ATP 250 de Halle, Masters 1.000 de Cincinnati, Masters 1.000 de Xangai e ATP 500 da Basileia) e foi vice-campeão em outros seis (ATP 250 de Brisbane, Masters 1.000 de Indian Wells, Masters 1.000 de Monte Carlo, Wimbledon, Masters 1.000 de Toronto e ATP Finals).

No final da temporada, quase que Federer ultrapassou Djokovic no ranking, o que o faria reassumir o posto de número 1 do mundo. Porém, o sérvio garantiu a liderança ao final do ano com o desempenho no ATP Finals, onde se sagrou tetracampeão depois da decisão do suíço de não jogar a final por conta de dores nas costas. Uma semana depois, Federer venceu o francês Richard Gasquet e deu o título da Copa Davis para a Suíça.


números da carreira de federer

- 996 vitórias em simples (não conta qualifyings, Challengers, Futures e exibições)
- 302 semanas como número 1 do mundo
- 82 títulos em simples e oito de duplas ao todo (não conta qualifyings, Challengers, Futures e exibições)
- 23 títulos de Masters 1.000 em simples e um em duplas
- 17 títulos de Grand Slams
- seis títulos de ATP Finals
- um título de Copa Davis
- uma medalha de ouro em Olimpíadas, nas duplas



FONTE:
http://glo.bo/123u82j

Nenhum comentário: