segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Valdivia escapa de gancho pesado e pega duas partidas no STJD

Chileno, que já havia cumprido uma partida da pena na goleada por 6 a 0 para o Goiás, não poderá pegar a Chapeconse na próxima quinta-feira, no Pacaembu


Por Rio de Janeiro


Valdivia Palmeiras STJD (Foto: Gustavo Rotstein )Valdivia acompanha julgamento por pisão em Amaral no STJD (Foto: 
Gustavo Rotstein )

O Palmeiras não poderá contar com Valdivia para enfrentar a Chapecoense. Em julgamento realizado na tarde desta segunda-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro, o meia foi punido pelo cartão vermelho diante do Flamengo, no último dia 17, com dois jogos de suspensão. Como o Mago já cumpriu um jogo, o atleta terá de ficar fora da próxima rodada do Campeonato Brasileiro.

Na ocasião, o chileno entrou no segundo tempo do duelo, válido pela 22ª rodada do torneio nacional, e mudou o jogo. Deu novo ritmo ao ataque palmeirense, conseguiu assistência para o gol de Victor Luis, que empatou o placar em 2 a 2, mas acabou recebendo cartão vermelho do árbitro Anderson Daronco após pisar em Amaral depois de uma disputa de bola.


Denunciado pelo STJD por agressão no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o atleta corria o risco de pegar uma punição de até 12 jogos. Mas o departamento jurídico do Verdão conseguiu descaracterizar o lance para ato hostil, o que diminuiu a pena.

Valdivia STJD Julgamento (Foto: Gustavo Rotstein)Valdivia concede depoimento no plenário do STJD, no Rio de Janeiro (Foto: Gustavo Rotstein)


- Nada há de agressão ali. Há uma provocação, sim. O Amaral deu um cutucão, e o Valdivia retribuiu com um cutucão na nádega. O que ele fez ali não matava uma formiga. Ele simplesmente encosta no atleta adversário. Para constituir uma agressão é querer ver o adversário contundido - afirmou André Sica, advogado do Verdão, durante o julgamento.

Apesar da punição, o departamento jurídico do Palmeiras vai entrar com um recurso no STJD pedindo a diminuição da pena de Valdivia para uma partida. Além disso, o clube tenta um efeito suspensivo para dar condições de jogo ao atleta até que o recurso seja julgado.

No total, cinco auditores votaram no julgamento de Valdivia. Três deles (Douglas Blaichman, Felipe Bevilacqua e Paulo Valed Perry) pediram uma punição de dois jogos, enquanto outros dois pediram uma suspensão de três (Vinicius de Sá Vieira) e de uma (Washington Rodrigues de Oliveira) partida.

No clube existia um temor grande por uma punição mais rígida ao meia. E toda essa apreensão se justifica nos números da equipe no Brasileirão. Com o chileno em campo, o Palmeiras conquistou 41,66% dos pontos disputados. Foram três vitórias, um empate e quatro derrotas em oito partidas. Na ausência do Mago, o aproveitamento da equipe alviverde cai para 29,41%, com quatro vitórias, três empates e dez derrotas em 17 jogos. 

Valdivia Palmeiras (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
Valdivia pisa em Amaral, do Flamengo, 
em partida válida pela 22ª rodada 
(Foto: Marcos Ribolli
/Globoesporte.com)


FONTE:

Nenhum comentário: