quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Jade passa por cirurgia e fica fora do Mundial: "Não deve competir este ano"

Após procedimento médico nesta quarta-feira, Elizete Chagas, madrasta e assessora, diz que ginasta fará tratamento em SP e no Rio: "Não sabemos quanto tempo durará"


Por São Paulo


Jade Barbosa Ginástica (Foto: Reprodução SporTV)Jade Barbosa passou por cirurgia em São Paulo nesta quarta-feira (Foto: Reprodução SporTV)

Jade Barbosa mais uma vez está fora do Mundial de ginástica artística. A atleta do Flamengo passou por uma cirurgia nesta quarta-feira, em São Paulo, para tratar uma lesão no joelho esquerdo e não se recuperará a tempo de se juntar à equipe brasileira que embarcará para a principal competição do ano, em Nanning, na China, entre 3 e 12 de outubro.
Segundo a madrasta e assessora de Jade, Elizete Chagas, o procedimento médico foi realizado com sucesso, mas ela ficará por semanas longe dos tablados.

- Ocorreu tudo bem na cirurgia. Não sabemos com certeza quanto tempo durará o tratamento, mas ela não deve competir mais este ano. Não dará para disputar o Mundial - disse Elizete.

Quando deixar o hospital, Jade fará tratamento por 15 dias no Centro de Treinamento do São Paulo. Só depois disso a ginasta retornará ao Rio de Janeiro para continuar o tratamento e voltar aos poucos às atividades junto ao Flamengo.

Este é o segundo Mundial seguido que Jade perde por causa de lesão. No ano passado, foi o pé direito que a tirou da competição na Antuérpia, na Bélgica. Ela comemorava o ano em boa forma até o dia 3 de agosto, quando saiu chorando da final das barras assimétricas no Brasileiro de ginástica artística. Na ocasião, ela tranquilizou os fãs dizendo que havia sido apenas um susto. Depois dos exames, porém, os médicos constataram a necessidade da cirurgia.


saiba mais


Como todos os ginastas, Jade está acostumada a lidar com lesões e assume uma postura otimista diante do novo desafio. Ela mira se recuperar bem para defender o Brasil no Mundial do ano que vem, em Glasgow, na Escócia, que será a primeira chance de a equipe verde-amarela se garantir nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Para disputar a competição na Grã-Bretanha, Jade precisa torcer para que as companheiras consigam ficar no top 24 do Mundial desta ano.

- O ano que vem é importante, porque o Mundial classifica para as Olimpíadas. Eu tenho que estar muito bem treinada. Tenho certeza que não vai ser uma coisa que vai atrapalhar minha carreira. Está todo mundo muito otimista. O médico disse que não tem como dar errado. Perguntei se corria o risco de perder flexibilidade, força e ele disse que não. Então, acho que vou ficar nova. Vão ser só umas férias forçadas - disse Jade, antes da cirurgia, em entrevista ao SporTV.

Sem Jade, o Brasil será representado por Daniele Hypolito, Isabelle Cruz, Julie Kim Sinmon, Letícia Costa, Maria Cecília Cruz, Mariana Oliveira e Mariana Valentim no Campeonato Pan-Americano de Mississauga, no Canadá, a partir desta sexta-feira. A competição, que vale vaga nos Jogos Pan-Americanos de 2015, é o último teste da equipe verde-amarela antes do Mundial de Nanning.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/ginastica-artistica/noticia/2014/08/jade-passa-por-cirurgia-e-fica-fora-do-mundial-nao-deve-competir-este-ano.html

Nenhum comentário: