sexta-feira, 4 de julho de 2014

Löw festeja classificação da Alemanha e quarta semifinal seguida: "Incrível"

Técnico lembra desempenho da seleção desde 2002, rechaça pressão por títulos e elogia atuação de Neuer contra a França: "Passa muita tranquilidade a todo o time"


Por Rio de Janeiro

 
Foi suado, sofrido e histórico. O gol de Hummels, ainda no primeiro tempo, e duas defesas sensacionais de Neuer, uma delas aos 48 minutos do segundo tempo em chute de Benzema, garantiram a vitória da Alemanha por 1 a 0 sobre a França na tarde desta sexta-feira, no Maracanã (veja os melhores momentos no vídeo ao lado). O resultado credenciou os alemães para a sua quarta presença consecutiva entre as quatro melhores seleções da Copa do Mundo. Nunca uma seleção tinha disputado tantas semifinais em sequência. Tal feito foi exaltado pelo técnico Joachim Löw após a partida.

- As semifinalistas são as equipes que têm mais qualidade. Estivemos entre elas nas últimas quatro Copas. Outro dia nosso presidente nos disse que vencemos 28 de 31 partidas oficiais. É algo incrível para um país, para uma seleção. Nossa equipe tem muitas qualidades, é sólida, tem atitude. A partida contra a Argélia foi exigente, mas sobrevivemos e estamos na semifinal novamente - comemorou.

É a 13ª vez que os alemães terminam entrem os quatro melhores - desempenho mais regular entre todas as seleções na história das Copas. Bem verdade também que o sucesso recente não foi transformado em títulos. A Alemanha foi vice em 2002 e terceira colocada em 2006 e 2010. Nada que preocupe Löw, que já pensa no confronto diante de Brasil ou Colômbia.

-Não conquistamos títulos recentemente, mas temos jogadores acostumados a vencer. Principalmente do Bayern de Munique, que já ganharam o Campeonato Alemão, a Liga dos Campeões... Não estamos pensando nisso agora. O mais importante para nós é ganhar a semifinal e vai ser bem difícil. Colômbia e Brasil são adversários extremamente complicados, jogam um futebol incrível. O Brasil é o dono da casa e seria interessante enfrentá-los. Vamos ver o que futebol vai nos reservar - frisou.

A delegação alemã volta ainda nesta sexta para Santa Cruz Cabrália, no interior da Bahia, sua base de treinamentos durante o Mundial. A seleção deve viajar para Belo Horizonte, local da semifinal contra Brasil ou Colômbia, no próximo domingo.

Confira a íntegra da entrevista:

Lahm na direita
- Acho que ambos os lados do campo mostraram atuação excelente defensivamente. Também mostramos força no ataque. Não permitimos as chances a França, mas também poderíamos ter marcado o segundo gol e não conseguimos. Ambos os times tiveram soluções táticas de defesa boas. Tentamos pressionar o adversário de ponta a ponta do campo e conseguimos conter os riscos apresentados por Benzema e outros jogadores. Sabíamos que eles tinham Cabaye e Pogba no centro. A França é tão fortes que é difícil passar pelo do meio e por isso coloquei o Lahm na lateral direita. Achávamos que tínhamos que avançar pelas laterais e não pelo meio, então nossas possibilidades cresceram. Foi uma decisão tática colocar o Lahm ali.

Substituições
- No segundo tempo, a França iria atacar com todas as suas forças, não tinham nada a perder. Por isso tinham mais jogadores no ataque, tentaram lançamentos para a área. Ficou claro que eles arriscaram tudo. Minhas escolhas foram táticas. Sabia que Boateng e Hummels poderiam resolver o problema. Conversei com o Hummels antes do jogo e ele teve uma ótima reação. Me disse que sabia como ajudar a equipe e foi isso que fez.

Escalação na semifinal
- Ainda não sei como vai ser. Vamos ver como os jogadores vão reagir após essa partida. Os que não estavam 100% tiveram de jogar no seu limite. Vamos usar todas as nossas forças para ver se eles vão conseguir se recuperar nos próximos dias.

É difícil manter o controle durante a partida dessa maneira. Os jogadores acabam cometendo erros depois de três ou quatro piques, ficam cansados rapidamente. Essa alta temperatura favorece seleções da América do Sul e Central que estão mais acostumadas.
Joachim Löw

 Alta temperatura
Não é fácil para os europeus jogar às 13h. Embaixo do sol estava muito quente, quase não dava para respirar. Não estamos acostumados a esse clima. No próximo jogo, que será às 17h, não estará tão quente. É difícil manter o controle durante a partida dessa maneira. Os jogadores acabam cometendo erros depois de três ou quatro piques, ficam cansados rapidamente. Essa alta temperatura favorece seleções da América do Sul e Central que estão mais acostumadas.

Mudança na escalação
Os jogadores são informados das minhas ideias, das conversas, da discussões. Não foi surpresa para eles, já jogamos com essa formação em outras partidas. Aliás, podemos atuar em várias formações. Contra a Argélia usamos uma formação específica e agora pensamos em mudar. Klose entrou no ataque, mas também pode ajudar no meio. É um cara que mantém zagueiros e laterais atentos. A França tem um meio-campo muito denso e precisávamos atuar pelas laterais. Lahm é muito bom nesse setor.

Renovação da equipe
A equipe vem mudando nos últimos anos. Desde 2006 não temos os mesmos jogadores. Reus se lesionou antes da Copa, em 2010 Hummels era um novato, aconteceram mudanças. Isso é bom para a equipe ter opções. Não dá para esperar que vão sempre conseguir bons resultados, mas trabalhamos para isso.

Neuer
A confiança no Neuer não vim só de mim e sim de todo o elenco. É ótimo para os zagueiros saber que ele está sempre muito bem posicionado, não somente no gol como na área. É um jogador de excelente nível. Podemos passar a bola para ele como se fosse um zagueiro. É fenomenal na linha. Está entre os melhores do mundo desde 2010. É tão tranquilo e sereno que isso dá muita confiança para os outros jogadores.


Joaquin Low no jogo da Alemanha contra França (Foto: AP)
Löw durante as quartas de final contra a França: 
elogios para a atuação de Neuer nesta sexta-
feira no Maracanã (Foto: AP)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/alemanha/noticia/2014/07/low-exalta-classificacao-da-alemanha-e-quarta-semifinal-seguida-incrivel.html

Nenhum comentário: