sexta-feira, 4 de julho de 2014

Djokovic vence Dimitrov, está na final e perto de voltar ao topo do ranking

Sérvio passa por búlgaro em quatro sets, se classifica para a decisão de Wimbledon e, em caso de título, será o novo número 1 do ranking mundial


Por Londres, Inglaterra


Na próxima segunda-feira, o ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP) pode ter um novo líder. Novak Djokovic venceu nesta sexta-feira o búlgaro Grigor Dimitrov, avançou para a final de Wimbledon e, caso vença no domingo, volta a liderar a classificação, hoje encabeçada pelo espanhol Rafael Nadal. A partida contra Dimitrov foi complicada e terminou 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6, 7/6 (7-2) e 7/6 (9-7). Djoko foi mais eficiente nos momentos decisivos (assista ao vídeo com os pontos finais).

Novak Djokovic (Foto: Reuters)
Novak Djokovic está em sua terceira final de 
Wimbledon (Foto: Reuters)

O adversário de Djokovic na luta pelo bicampeonato na grama londrina será  o suíço Roger Federer, que derrotou o canadense Milos Roanic por 3 sets a 0. Ano passado, o sérvio também chegou na final, mas ficou com o vice-campeonato após perder para Andy Murray. O único título de Djoko em Wimbledon foi em 2011.


saiba mais

Já Dimitrov, cabeça de chave número 11 da competição, fez, apesar da derrota, sua melhor campanha em Grand Slams. Até então, o principal resultado tinha sido as quartas de final no Australian Open deste ano. Na Inglaterra, Dimitrov jamais havia passado da segunda rodada, a não ser quando foi campeão da chave juvenil, em 2008.

O primeiro set foi equilibrado, mas bem rápido. Em apenas 27 minutos, o sérvio venceu por 6/4. O jogo estava 2 a 2 e o saque era de Dimitrov. Djokovic deu um show, ganhou o game de zero, quebrou o serviço do rival e encaminhou a vitória. Foram cinco games no saque de Dimitrov no primeiro set, quatro deles o búlgaro ganhou de zero, no outro, acabou sendo derrotado sem ganhar nenhum ponto. Enquanto o número 2 do mundo sequer subia à rede, Dimitrov arriscava bastante, teve oito erros não forçados e não conseguiu devolver a quebra. 6 a 4 para Djokovic no primeiro set.

Grigor Dimitrov (Foto: Reuters)
Grigor Dimitrov se irritou durante a partida
(Foto: Reuters)

A segunda parcial foi totalmente diferente. Com muitas quebras e altos e baixos dos tenistas, Dimitrov empatou a partida ao vencer o set por 6/3. No início, Djoko quebrou o saque de Dimitrov e abriu 3 a 1. Mas, o búlgaro de soltou na partida, passou a errar menos e ganhou cinco games seguidos para vencer o set por 6/3. O grande trunfo do búlgaro foi subir à rede constantemente. Isso foi feito 11 vezes no set, todas com sucesso, inclusive em pontos importantes, como no game em que devolveu a quebra.

A terceira parcial começou equilibrada, sem quebras. Quando o placar apontava 3 a 2, o sérvio, no melhor estilo Fórmula 1, trocou seu tênis, já que estava escorregando bastante durante os pontos. Não parece ter mudado muita coisa, Dimitrov teve a chance de quebrar o saque do sérvio no sétimo game, mas o número 2 do mundo conseguiu salvar. O jogo seguiu igual e o set foi decidido no tie break. No desempate, Dimitrov errou bastante, cometeu dupla falta e Djokovic mostrou experiência, força e vibração. Placar de 7 a 2.

O quarto set, com os tenistas mais cansados e sacando um pouco mais fraco, as quebras de serviço foram recorrentes. Os games de Dimitrov eram bem mais tranquilos do que os de Djokovic, mas a partida seguia equilibrada. Quando o placar apontava 5 a 4 para o búlgaro, Djoko sacou pressionado e, após sete minutos de disputa, venceu o game, vibrou, levantou a torcida e empatou a parcial. Mais uma vez, o set foi para o tie break:

Dimitrov teve a chance de levar o jogo para o quinto set. Abriu 6 a 3 no tie break, mas perdeu três set points, dois no saque do rival e um em seu saque. Com o jogo empatado em 6 a 6, o búlgaro cometeu uma dupla falta. Aí, foi a vez de Djokovic perder uma chance, subiu a rede e levou a passada. Na segunda oportunidade que teve, o sérvio matou o jogo, 9 a 7.


Resultados juvenil

Rafael Matos (BRA)/Joao Menezes (BRA) 1  x 2 Petros Chrysochos (CYP)/Nino Serdarusic (CRO) - 6/2, 6/7 (1) e 9/7
Pedro Martinez Portero (ESP)/Jaume Munar (ESP) 0 x 2 Orlando Luz (BRA)/Marcelo Zormann (BRA)- 3/6 e 3/6



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2014/07/djokovic-vence-dimitrov-esta-na-final-e-perto-de-voltar-ao-topo-do-ranking.html

Nenhum comentário: