sexta-feira, 4 de julho de 2014

Federer bate Raonic e pega Djokovic na luta por 8º título em Wimbledon

Heptacampeão na grama londrina, suíço supera canadense com triplo 6/4 e tenta no domingo voltar a ser campeão de um Grand Slam após dois anos


Por Londres, Inglaterra


Roger Federer vai disputar a final de Wimbledon pela nona vez na sua carreira. Heptacampeão do único Grand Slam disputado na grama, o suíço de 32 anos, atual número 4 do mundo, se credenciou para mais uma decisão ao derrotar nesta sexta-feira o canadense Milos Raonic por 3 sets a 0, com um triplo 6/4, na quadra central do All England Lawn Tennis Club, em jogo que durou 1h42min (assista ao vídeo com os pontos finais). Na grande decisão, no domingo, às 10h (de Brasília), Federer vai encarar o sérvio Novak Djokovic, que eliminou o búlgaro Grigor Dimitrov na outra semifinal, também nesta sexta-feira. O jogão vai ter transmissão ao vivo do SporTV.

A final entre Federer e Djokovic vai ser o 35º duelo entre os dois. A vantagem no confronto direto é do suíço, com 18 vitórias. Os dois se enfrentaram apenas uma vez em Wimbledon, nas semifinais da edição de 2012, quando Roger levou a melhor em quatro sets e acabou sendo campeão da competição.

Roger Federer x Milos Raonic semi Wimbledon (Foto: Reuters)
Roger Federer em ação na vitória sobre Milos 
Raonic, na semifinal em Wimbledon 
(Foto: Reuters)


O jogo

Raonic começou o jogo bastante ansioso, cometeu erros evitáveis e, assim, acabou dando espaço para Federer dominar as ações. Foi desta forma que o suíço quebrou o saque do canadense logo no primeiro game e depois, sacando bem, abriu 2 a 0. Número 9 do ranking, Milos conseguiu colocar um pouco a cabeça no lugar e sacou bem para vencer o terceiro game. Mas Federer sentiu que o seu oponente não estava muito confiante e o pressionou bastante, e, por muito pouco, não o quebrou novamente no quinto game. Com alto aproveitamento dos pontos no seu primeiro serviço, Roger ganhava os seus games de saque com facilidade e demonstrava que o set estava sob controle. Foi uma questão de tempo – 34 minutos – para que ele fechasse o primeiro set em 6/4.

Semifinalista de um Grand Slam pela primeira vez em sua carreira, Raonic cresceu no segundo set. O valorizado saque dele apareceu no jogo e Federer teve de lutar muito mais pelos pontos.

Assim, o montenegrino naturalizado canadense não teve dificuldade para ficar à frente na parcial. Do outro lado da quadra, Roger não sacava com a mesma eficiência, mas fazia muito bem o seu jogo de saque e voleio, não cedendo chances de quebra. O jogo seguiu assim até o nono game, quando Federer aproveitou a sua maior bagagem e deixou o rival em apuros. Foram três break points para o suíço. Raonic salvou o primeiro, mas viu Roger aproveitar o segundo para abrir 5/4 e sacar para fechar o segundo set. O astro cedeu dois pontos, mas foi à rede para vencer o décimo game e decretar em 6/4 o fim da segunda parcial.

O terceiro set começou muito parecido com a parcial anterior. Ambos os tenistas sacavam bem e não davam chances de quebra para o oponente.  Quando entrava o primeiro serviço, os pontos eram quase sempre do sacador. Isso aconteceu novamente até o oitavo game. Mais uma vez, Federer soube forçar o jogo na hora certa. Ele conseguiu três break points e quebrou o serviço de Raonic para abrir 5/4 e, desta vez, sacar para fechar a partida. Embalado, o ídolo suíço fez o que se esperava dele e fechou o jogo em 3 sets a 0, com um triplo 6/4.

Roger Federer x Milos Raonic semi Wimbledon (Foto: Reuters)
Em sua primeira semifinal de Grand Slam, 
Milos Raonic não foi páreo para Federer 
(Foto: Reuters)


FONTE:

Nenhum comentário: