sexta-feira, 4 de julho de 2014

Chapa obtém liminar na Justiça, e eleições do Vasco vão ser adiadas

Ex-vice de finanças, Nelson Rocha ganhou direito de ter acesso à lista de eleitores do clube e, por estatuto, o pleito só pode ocorrer pelo menos 60 dias depois da entrega


Por Atibaia, SP


Nelson Rocha candidato presidência do vasco (Foto: Divulgação / Chapa Vira Vasco)Nelson Rocha protocolou sua candidatura no mês de maio, em São Januário (Foto: Divulgação / Chapa Vira Vasco)

Capitaneada por Nelson Rocha, ex-vice presidente de finanças, a chapa Vira Vasco obteve no fim da tarde de quinta-feira uma liminar de segunda instância que concede o acesso à lista de sócios-eleitores - até então negada pela diretoria. De acordo com o estatuto do clube, a partir da posse do documento, o pleito, marcado para 6 de agosto, só pode ocorrer depois de 60 dias. Portanto, parece inevitável o seu adiamento. A decisão da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, através do desembargador Camilo Ruliére, deve ser cumprida em até 48 horas após a intimação.

Um oficial deve acomparecer a São Januário até este sábado. No caso não cumprimento da ordem, será cobrada uma multa de R$ 10 mil por hora de atraso. A liberação da relação, em tese, teria sido negada a todos pelo presidente da Assembleia Geral, Olavo Monteiro de Carvalho, diante da polêmica envolvendo os mais de três mil sócios que aderiram entre março e abril de 2013, em situação investigada pela polícia e tratada internamente como "mensalão".

Porém, a chapa de oposição alega que os outros grupos políticos tiveram, sim, acesso à lista e fazem campanha por SMS, folders a domicílio e pesquisa por telefone e e-mail com os sócios cujos nomes nela constam. Eurico Miranda, do Casaca!, participou da reunião da Junta Deliberativa como presidente do Conselho de Beneméritos, Roberto Monteiro é vice do Conselho Deliberativo e comandou o poder recentemente com a ausência do titular, e Tadeu Correia era dirigente da gestão Roerto Dinamite até ser destituído também nesta quinta por ser candidato.

Há um mês, uma nota foi assinada no site do clube pelo vice geral, Antônio Peralta, reforçando que "cabe aos responsáveis pelo envio deste tipo de comunicação direta uma posição sobre a origem das informações pessoais dos nossos associados. Por sua vez, o Clube está empenhado em apurar a procedência do fornecimento indevido destes dados a chapas e irá adotar todas as medidas cabíveis com relação aos envolvidos". Depois disso, nada foi feito até agora.

documento eleições Vasco liminar (Foto: Reprodução / Tribunal de Justiça)
Documento da decisão judicial sobre 
a lista de sócios-eleitores do Vasco 
(Foto: Reprodução / Tribunal de Justiça)

O movimento Vira Vasco terá cinco dias para solicitar ou não a impugnação de sócios e em seguida devolverá o documento ao clube. A reportagem do GloboEsporte.com entrou em contato com alguns envolvidos no cenário eleitoral e ouviu que já estão aguardando o adiamento, a princípio, sem contestação. O advogado Rogério Peres Fernandes, que representa a chapa neste mérito, afirmou que não há interesse em ganhar tempo, e sim apenas praticar a justiça.

- Isso significa que oficialmente entraremos na campanha. Até então éramos tratados como a única oposição e sem qualquer acesso ou privilégio. Adiar a eleição só aumenta agonia do Vasco, mas era necessário saber quem é essa turma toda que entrou de uma vez para nos cercarmos. E também não queremos fazer o clube pagar nada se houver resistência. Quem está sentado sobre essa lista é que deveria ser responsabilizado - acredita.

Cabe recurso contra a decisão, mas a chapa não vê sentido em o Vasco recorrer, sob pena de tornar ainda mais obscuro o processo pré-eleitoral. Curiosamente, o mesmo cenário ocorreu com Dinamite quando lutava contra Eurico Miranda. Em 2003, com a Explosão Vascaína, e em 2006, com a Por Amor ao Vasco, o atual mandatário teve negada a lista e obteve o acesso na Justiça. A prática se repete no fim de sua administração, que, até o momento, não declarou quem apoia.

- Estão vestindo a mesma manta do Eurico naqueles anos - resumiu um conselheiro influente.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2014/07/chapa-obtem-liminar-na-justica-e-eleicoes-do-vasco-serao-adiadas.html

Nenhum comentário: