quarta-feira, 30 de julho de 2014

Em etapa paradisíaca, Juliana e Maria Elisa buscam se manter na liderança

Medalhistas de ouro, prata e bronze no Circuito Mundial de 2014, Ágatha e Bárbara Seixas esperam coroar boa fase no Grand Slam de Klagenfurt


Por Rio de Janeiro



Klagenfurt, lago Worthersee (Foto: Flickr)
Arena da etapa de Klagenfurt será 
montada nasmargens do lago 
Worthersee (Foto: Flickr)

Após um corte polêmico, que a afastou da última temporada do Circuito Mundial, Juliana foi do inferno ao céu. Medalhista de bronze nas Olimpíadas de Londres, em 2012, a santista radicada em Fortaleza precisou reconquistar o seu espaço no cenário onde se acostumou a brilhar. Ao lado de Maria Elisa, ela saiu do qualifying para o topo do mundo em apenas três meses. Com três medalhas de prata e um bronze nesta temporada, a dupla defende a liderança a partir desta quarta-feira no Grand Slam de Klagenfurt, na Áustria. O ano de 2014 também marcou a estreia de outras parcerias brasileiras no exterior. Separadas pelo sistema de rodízio implantado em 2013, Ágatha e Bárbara Seixas vivem uma boa fase e ocupam a terceira colocação do ranking, com 4.380 pontos, atrás das compatriotas (4.680) e das americanas Walsh e Ross (4.580), em primeiro e segundo lugares, respectivamente.

- A liderança é fruto de muito trabalho. A Leticia (nova treinadora, ex-seleção brasileira) e toda comissão técnica estão de parabéns pelo trabalho que vem desenvolvendo comigo e a Juliana. A proposta é crescer a cada etapa e isso vem dando certo mesmo com a maratona de jogos. Estamos indo bem. Vamos em busca de mais uma boa campanha na Áustria - disse Maria Elisa, feliz por atuar ao lado da parceira, com quem foi vice-campeã brasileira.

vôlei de praia juliana maria Elisa etapa de Fuzhou china (Foto: FIVB)
Maria Elisa e Juliana com a prata da 
etapa de Fuzhou, na China. Dupla 
mira 1º ouro do torneio (Foto: FIVB)

Juliana foi cortada duas vezes da seleção brasileira, em dezembro de 2012 e em maio de 2013. O motivo foram as críticas ao sistema de rodízio de técnicos e parceiras implantado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) para o Circuito Mundial no ano passado. Fora do torneio, a santista disputou uma etapa do Circuito Russo em julho de 2013, com a atleta da casa Maria Prokopieva, e foi campeã em Anapa, às margens do Mar Negro. Após um ano longe, a santista reconquistou o seu espaço e chega a Áustria como uma das favoritas ao título. Em uma arena montada nas margens do lago Worthersee, a tradicional etapa de Klagenfurt é uma das mais apreciadas pelos jogadores. A vista impressiona pelo degelo da neve nas encostas dos alpes e turistas para o charmoso balneário do verão europeu.

- Depois das Olimpíadas e da Copa do Mundo, todo o jogador sonha em ganhar aqui. É um dos lugares mais bonitos e tradicionais do vôlei de praia. Vamos defender a liderança fazendo sempre o melhor possível em quadra. Jamais imaginei chegar ao número um do ranking tão rápido. Quero formar um time forte e competitivo com a Maria - disse a medalhista olímpica.

Ágatha e Bárbara esperam coroar boa fase

vôlei de praia Ágatha e Bárbara Seixas Puerto Vallarta (Foto: FIVB)
Campeãs da etapa em Puerto Vallarta, 
Ágatha eBárbara querem outro ouro na 
Áustria (Foto: FIVB)

Campeãs do Open de Puerto Vallarta, no México, Ágatha e Bárbara conquistaram ainda uma medalha de prata (Grand Slam de Long Beach) e outra de bronze (Grand Slam de Xangai) na temporada. Uma regularidade que vem lhes acompanha desde o Circuito Brasileiro, no qual se sagraram vice-campeãs.

- Esta temporada está sendo muito boa para o nosso crescimento e o nosso aprendizado. Nosso time tem uma boa estrutura técnica e psicológica e aos poucos vamos lapidando este potencial e achando o nosso jogo ideal. A etapa de Long Beach mostrou isso. Começamos o torneio jogando de uma forma e terminamos com outra atitude totalmente diferente. Ter maturidade e condição de fazer isso nos fez subir mais um degrau na nossa trajetória. Acredito que os resultados aparecem na medida em que vamos nos tornando mais bem preparadas para ele. A medalha de prata nos Estados Unidos veio para premiar o trabalho da nossa equipe e o nosso amadurecimento nosso como time - destacou Bárbara.

Klagenfurt ficou um ano fora do calendário e este retorno tem tudo para ser sensacional. A etapa é o segundo evento esportivo mais importante do país, atrás apenas da Fórmula 1, e as pessoas vêm de todas as partes do país para assistir. Os hotéis ficam lotados e a torcida faz uma festa linda. (...) Poder jogar com chances reais de chegar à final e ser campeã vai ser maravilhoso"
Ágatha
Juntas desde 2011, elas esperam repetir o bom desempenho na etapa que retorna ao calendário após um ano.

- Klagenfurt ficou um ano fora e este retorno tem tudo para ser sensacional.
A etapa é o segundo evento esportivo mais importante do país, atrás apenas da Fórmula 1, e as pessoas vêm de todas as partes do país para assistir. Os hotéis ficam lotados e a torcida faz uma festa linda. Já disputei a etapa três vezes (2005, com Sandra, 2007, com Shaylyn, e 2012, com Bárbara), mas nunca passei do country cota (quali). Vai ser como uma estreia para mim.
Sempre quis participar deste evento e poder jogar com chances reais de chegar à final e ser campeã vai ser maravilhoso. Espero que a etapa seja tão boa quanto Long Beach, em que a medalha veio em uma ótima hora. Sempre entramos pensando em conquistar o ouro, mirando o máximo, mas nossa meta é sempre chegar pelo menos às semifinais - disse Ágatha.

Klagenfurt, lago Worthersee (Foto: Flickr)
Grand Slam de Klagenfurt, na Áustria, 
é um dos mais apreciados pelos atletas 
de vôlei de praia (Foto: Flickr)

O Brasil será representado por nove duplas em Klagenfurt. Além de Juliana/Maria Elisa e Ágatha/Bárbara, a disputa feminina contará com a presença de Fernanda Berti/Taiana, Larissa/Talita e Maria Clara/Lili, que venceu o qualifying e assegurou a vaga. No masculino, Alison/Bruno Schmidt, Pedro Solberg/Emanuel e Ricardo/Álvaro Filho entram direto no torneio principal, enquanto Evandro/Vitor Felipe disputa o torneio classificatório.
Klagenfurt é o oitavo Grand Slam da temporada e distribuirá 800 mil dólares em premiações. Os campeões dos dois naipes embolsam 57 mil dólares pelo título e mais 800 pontos no ranking da temporada do Circuito Mundial 2014. Após o torneio na Áustria, a próxima etapa acontece na Polônia, de 19.08 a 24.08.


saiba mais

Nenhum comentário: