sábado, 14 de junho de 2014

Federer erra na contagem dos sets, causa risos, mas vai à final em Halle

Depois de fazer 2 a 0 no japonês Kei Nishikori e vencer o jogo, suíço volta para sacar, mas percebe equívoco e, sem graça, corre para a rede para cumprimentar rival e juiz


Por Halle, Alemanha

Federer atp tênis (Foto: AFP)Federer pede desculpas pela confusão (Foto: AFP)

Roger Federer protagonizou um momento inusitado na semifinal do ATP 250 de Halle, na Alemanha, na manhã deste sábado. Depois do último ponto da vitória sobre o japonês Kei Nishikori, por 2 sest a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (4), o suíço voltou para a área de saque para dar continuidade ao jogo. Enquanto isso, o rival se encaminhava para a rede para cumprimentá-lo. Ao perceber que não havia um terceiro set, Federer percebeu a confusão e, sem graça, foi correndo dar a mão a Nishikori e ao juiz. A cena causou gargalhadas nos torcedores e um sorriso discreto do número 4 do mundo. Agora, o suíço, seis vezes campeão do torneio, enfrenta na decisão o colombiano Alejandro Falla, que passou pelo alemão Philipp Kohlschreiber por 2 a 1.

Vídeo: assista à confusão de Federer

- Foi a primeira vez que isso aconteceu na minha carreira em mais de mil jogos - contou o tenista na coletiva de imprensa. A confusão pode ser explicada, em partes, pelo fato de que o último torneio disputado foi o Grand Slam de Roland Garros, na França. O tenista precisa vencer três sets para ganhar os jogos. 

Federer atp tênis (Foto: AFP)Federer cumprimenta a torcida com um sorriso meio sem graça (Foto: AFP)

Mas o dia ainda não tinha acabado para Federer. Isso porque ele também havia chegado às semifinais do torneio de duplas. Ao lado do compatriota Marco Chiudinelli, o suíço repetiu a dose e avançou à decisão. A dupla bateu os alemães Dustin Brown e Jan-Lennard Struff por 2 a 0 (7/5 e 6/3) e vai encarar o alemão Andre Begemann e e o austríaco Jualian Knowle na decisão. 

As disputas acontecem neste domingo.


O jogo
Contra Nishikori, Federer precisou de apenas uma quebra de saque para vencer o primeiro set. O número 4 do mundo controlou as ações desde o início da partida e desbancou o saque do rival no sexto game, abrindo 4/2 e caminhando tranquilo para fechar em 6/3.

O japonês reagiu e quebrou Federer logo no primeiro game do segundo set. Mas o suíço mostrou porque é um dos melhores tenistas da história na grama. Ele respondeu no game seguinte, devolvendo a quebra e igualando o jogo. E Federer esperou o momento certo para dar o bote, no tie-break, fechando a parcial em 7x6 (4) e o jogo em 2 a 0.

Federer já ganhou o ATP de Halle nos anos de2003, 2004, 2005, 2006, 2008 e 2013 e agora vai em busca do sétimo troféu de campeão na grama alemã.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/06/federer-vai-final-de-simples-em-halle-e-volta-quadra-para-tentar-nas-duplas.html

Nenhum comentário: