Número 1 do mundo enfrenta muitas dificuldades no triunfo sobre o francês Giles Simon (30º). Rival nas oitavas de final é o russo Mikhail Youzhny (16º)
Nadal se esforça durante a sua estreia
em Roma(Foto: Reuters)
Com o triunfo sobre o oponente de 29 anos que já foi o sexto do ranking e soma 11 títulos na carreira, o astro espanhol, campeão do Masters 1.000 de Madri no último domingo, seguiu vivo na busca pelo seu oitavo título na importante competição disputada na capital italiana.
Nas oitavas de final, já nesta quinta-feira, Nadal vai encarar o russo Mikhail Youzhny (16º), que bateu o cazaque Andrey Golubev (59º) por 2 sets a 0 (7/5, 4/1 e desistência), também nesta quarta-feira.
O SporTV2 transmite ao vivo o Masters 1.000 de Roma, a partir das 6h (horário de Brasília).
O jogo
Após quatro games equilibrados, com os tenistas confirmando os seus serviços sem grandes problemas, Rafael Nadal conseguiu enfim desestabilizar o francês e quebrou o serviço dele no quinto game, abrindo 3 a 2. Acostumado a estrar à frente no placar, o Touro Miúra jogou mais solto e parecia estar com o set ganho. Sem muito esforço, ele encaixou bons saques e administrou o resultado diante de um esforço Simon. Porém, quando Nadal sacava em 5 a 4 para fechar o set, um rali de 18 trocas de bolas acabou deixando no ar que Gilles ainda bem vivo. Logo depois, Nadal acabou cedendo um break point, o primeiro do francês na partida. Ele não aproveitou. Porém, na sequência, o número 30 do mundo teve mais uma chance e não desperdiçou, devolvendo a quebra, e empatando o set em 5 a 5.
A igualdade fez muito bem ao jogo. Em um 11º game de alto nível, com a vantagem passando de mão, Nadal aproveitou um contra-ataque e mandou uma bola em cima da linha para quebrar o oponente pela segunda vez no jogo e abrir 6 a 5, tendo a chance de sacar para fechar o set. Mas não conseguiu, pois foi novamente quebrado. E o set foi para o tie-break. No desempate, Rafa mostrou ter mais força mental e, com consistência, ele cedeu apenas um ponto para vencer. E, assim, com um suado 7/6 (7-1), o líder do ranking levou o primeiro set, após 1h11min de bolinha rolando.
Gilles Simon teve bons momentos na
partida(Foto: Reuters)
Vendo que dava pé, Gilles sacou muito bem e empatou a parcial em 3 a 3. Nos games seguintes, ambos confirmaram os serviços. Sabendo que as suas bolas onduladas atrapalhavam a vida de Nadal, o francês de Nice abusou da jogada e chegou a ter três break points no nono game. Porém, o número 1 buscou todos, virou o placar e vibrou ao abrir 5 a 4. . Mas assim como aconteceu no primeiro set, a parcial acabou indo para o tie-break. No desempate, Simon acelerou bastante a bola, abriu 2 a 0 e deu a impressão de que seria muito difícil ele deixar escapar a chance de empatar a partida. Rafael Nadal chegou a estar perdendo de 5 a 2 e diminuiu para dois pontos a vantagem do francês. Mas Simon, que ao todo acertou três bolas na linha no tie-break, levou a melhor: 7 a 4.
O terceiro e decisivo set começou com Nadal aproveitando a chance que teve e quebrando o serviço de Gilles. No segundo game, o francês encaixou venenosas bolas e quase devolveu a quebra. Não estava fácil para ninguém, tanto que depois o francês venceu dois games seguidos e empatou o set (2 a 2). Sacando bem e encaixando mais bolas na linha, Simon encarava o craque de igual para igual. Tanto que o quinto game teve cinco igualdades em 40/40 até que o Touro Miúra aproveitasse a vantagem e vencesse o game no saque do francês, finalmente abrindo 3 a 2.
Esbanjando bom físico, apesar do seus agora comuns problemas musculares, Rafael Nadal, fazia de tudo para abreviar a partida, mas esbarrava em uma jornada inspiradíssima de Simon. Isso explica a demora do sexto game, vencido por Nadal após mais uma longa série de igualdades em 40/40.
Pressionado por estar perdendo por 4/2 o set final, Simon enfim demonstrou sinais de cansaço e foi quebrado no sétimo game, fazendo o líder do ranking vibrar muito com a chance de finalmente sacar para fechar a dura partida. E Rafa não queria mais saber de dar moleza para o seu rival. Sacando com qualidade, ele só deixou escapar um ponto e fechou o set por 6/2, e a longa partida por 2 sets a 1.
Confira outros resultados desta quarta-feira
Andy Murray (GBR) 2 X 0 Marcel Granollers (ESP) - 6/2 e 7/5
Jeremy Chardy (FRA) 2 x 1 Roger Federer (SUI) - 1/6, 6/3 e 7/6 (8-6)
Max Mirnyi (BLR)/Mikhail Youzhny (RUS) 1 x 2 Ivan Dodig (CRO)/Marcelo Melo (BRA) - 6/7 (5-7), 7/5 e 10/6
Grigor Dimitrov (BUL)/Lukas Rosol (TCH) 2 x 1 Alexander Peya (AUT)/Bruno Soares (BRA) - 6/4, 3/6 e 10/2
Rafael Nadal em ação no triunfo sobre
Gilles Simon (Foto: Reuters)
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário