sábado, 12 de abril de 2014

Dirigentes roubam cena ao comentar crise, e Talita e Solberg levam prêmio

Bloqueadores recebem troféus de melhores atletas da temporada 2013/2014 em cerimônia marcada por desabafos e cobranças após denúncias sobre CBV


Por Direto de Salvador



A noite de festa teve desabafos, esclarecimentos e cobranças. Em vez de discursos protocolares, o presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Walter Pitombo Laranjeiras, o Toroca, e o gerente executivo do banco que patrocina o vôlei brasileiro, Avelar Matias, surpreenderam ao comentarem as denúncias de corrupção e má gestão de recursos na CBV. Após 24 minutos de explicações e apelos para que os atletas abraçassem o esporte e se empenhassem em um novo modelo de gestão colaborativa, os dirigentes deram espaço para que as estrelas da noite fossem aplaudidas. Dentre todas, Talita e Pedro Solberg brilharam mais e levam para casa os prêmios de melhores jogadores da temporada 2013/2014.


Volei de Praia - Melhores da temporada 2013/2014 - Pedro Solberg e Talita (Foto: Paulo Frank/CBV)
Pedro Solberg e Talita foram eleitos os
 melhores do ano (Foto: Paulo 
Frank/CBV)

Se o início da cerimônia teve tom humorístico, com direito a imitações de atletas e membros da organização do Circuito Brasileiro, os discursos dos dirigentes foram sérios e deixaram a plateia atenta, em silencio. Primeiro, Toroca anunciou a contratação da Fundação Getúlio Vargas para a instituição de um novo modelo de gestão na CBV. Em seguida, citou e elogiou membros da nova diretoria, como Renan Dal Zotto e Radamés Lattari, mas afirmou categoricamente que a última palavra em todas as decisões que envolvem a entidade são suas. Muito emocionado, ele insistiu que a CBV já adota um modelo de gestão transparente e prometeu manter o vôlei como uma referência ao representar o Brasil no mundo.


As palavras mais contundentes, no entanto, vieram de Avelar. Homem forte do Banco do Brasil e peça fundamental no contato da estatal com a CBV, ele expôs o desejo para que a parceria – existente há 23 anos – continue, mas frisou a necessidade de que as denúncias sejam esclarecidas.



Dirigentes CBV comentaram polêmica na entidade (Foto: Paulo Franck/CBV)
Dirigentes CBV comentaram polêmica 
na entidade durante a premiação 
(Foto: Paulo Franck/CBV)

- Toda a comunidade do voleibol está comentando, se sentindo atacada, e vai se sentir prejudicada até que as medidas sejam tomadas. Todos nós queremos uma satisfação. A sociedade brasileira aguarda uma resposta. Para nós, que trabalhamos com o voleibol, a direção da CBV precisa dar essa resposta. Desde as denúncias sobre os contratos, o banco tem se colocado ao lado da CBV no intuito de que essa condição de nuvem cinzenta passe. Mas não cabe a nós qualquer tipo de julgamento até que os fatos sejam esclarecidos.  É sim uma crise que precisa ser debelada. Não existe a menor possibilidade de as coisa continuarem como elas estão.

- Não tenho dúvidas que, se todos derem as mãos em vez de olhar para necessidades pessoais, se tiverem capacidade de desenvolver, olhar para frente de forma inclusiva, harmônica, mais uma vez o voleibol poderá ser lembrado como a melhor referência em gestão esportiva. Temos condição de fazer isso, a CBV tem condição. E acredito que técnicos e atletas, que são parte envolvida, terão que ser ouvidos e terão que trabalhar pela coletividade. Está na hora de, além do belo resultado nas quadras, ajudar na construção de um modelo participativo fora das quadras. Gostaria de compartilhar esta angústia, mas é a partir da indignação que as pessoas reagem – completou.

Homenageado por ter ultrapassado o americano Karch Kiraly como maior vencedor da história do vôlei mundial com 153 títulos, Emanuel mostrou mais uma vez seu lado politizado e fez coro para que os colegas de profissão sejam mais engajados em prol de melhorias do esporte.

- Fico muito satisfeito de estar com vocês e com o vôlei por mais tempo. É bom ver as pessoas apreciarem o esporte e fazer amigos nesta trajetória. Mas, gente, vamos fazer este esporte um pouco melhor, algo muito mais valoroso. Agora temos trabalho a mais, atletas, comissões técnicas, este comitê de gestão. Vamos melhorar o vôlei, é isso que eu peço. Vamos melhorar o vôlei – disse o campeão olímpico.

  •  
Volei de Praia - Melhores da temporada 2013/2014 - Emanuel (Foto: Paulo Frank/CBV)
Emanuel foi homenageado durante a 
festa da CBV (Foto: Paulo Frank/CBV)

Talita e Solberg são os maiores vencedores da noite
Passado o clima de atenção/tensão pelos discursos, a distribuição dos troféus da noite voltou a deixar área VIP da arena em Salvador barulhenta. Os mais aplaudidos foram Talita e Pedro Solberg. A sul-mato-grossense levou os prêmios de melhor atacante e melhor jogadora, enquanto o carioca teve sua versatilidade reconhecida ao faturar os troféus de melhor recepção, bloqueio e jogador.

- Acho que não se concorre a melhor jogador simplesmente por uma temporada boa. Eu venho em uma crescente, e realmente fiz uma temporada muito boa no ano passado ao lado do Bruno. Acho que o fato de ter concorrido no ano passado também me ajudar a levar desta vez o título. Acho que pesa. Quero agradecer muito ao Renato França, que é meu técnico desde que tenho 16 anos, à minha mãe e a todos os meus parceiros que me ajudaram ao longo destes anos – disse Solberg.

Em seu breve discurso, Talita ressaltou a importância da parceira Taiana para a conquista do prêmio e também agradeceu a Toroca, que segundo ela teve papel fundamental no início de sua carreira nas areias, quando se profissionalizou federada pelo estado de Alagoas.

- Agradeço à minha equipe, à minha parceira, porque sem ela eu com certeza não ganharia este prêmio. Todos estão de parabéns, foi uma temporada disputada. Parabéns à Ágatha e à Bárbara, que foram campeãs. Agradeço também ao Toroca. Foi ele que me colocou no vôlei de praia. Se eu estou aqui, sei o quanto ele está feliz, porque foi a pessoa que mais acreditou em mim, antes mesmo de eu achar que poderia jogar vôlei de praia.


Confira todos os vencedores da noite:

Revelação – Guto e Duda;
Levantamento – Márcio e Ágatha;
Recepção – Pedro Solberg e Bárbara Seixas;
Bloqueio – Pedro Solberg e Juliana;
Saque – Bruno Schmidt e Maria Elisa;
Defesa – Bruno Schmidt e Taiana;
Ataque – Emanuel e Talita;
Melhor Jogador – Pedro Solberg e Talita.



FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/circuito-brasileiro-de-volei-de-praia/noticia/2014/04/dirigentes-roubam-cena-ao-comentar-crise-e-talita-e-solberg-levam-premio.html

Nenhum comentário: