Dos 81 projetos previstos para as áreas de mobilidade urbana, aeroportos e portos, apenas 15 estão concluídos; Governo diz tudo estará pronto até junho: 'Vai funcionar'
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Em janeiro de 2010, o governo federal reuniu representantes das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo e assinou a chamada Matriz de Responsabilidades do Mundial - um documento com os investimentos prioritários para o evento. Inicialmente, foram listadas obras de mobilidade urbana e estádios. Em julho do mesmo ano, foram incluídos os projetos para reforma e construção de aeroportos e portos. Na época, o investimento estimado para as áreas de infraestrutura - mobilidade urbana, aeroportos e portos - era de R$ 17,7 bilhões e todos os projetos deveriam ficar prontos até dezembro de 2013. A 100 dias da realização da Copa, a realidade se mostra bem diferente do previsto no papel: apenas 18% das obras de infraestrutura foram entregues e o investimento caiu para R$ 14,7 bilhões - corte de R$ 3 bilhões.
Ao longo dos últimos quatro anos, a Matriz passou por diversas alterações nos projetos de infraestrutura. Em 2010, estavam previstas 50 obras de mobilidade urbana, 25 em aeroportos e sete em portos. Desde então, 29 projetos foram excluídos e 28 foram incluídos. Outros 53 projetos passaram por alguma mudança no valor ou na data de entrega. Hoje, são 45 obras na área de mobilidade - sendo 10 referentes a melhorias no entorno dos estádios -, 30 nos aeroportos e seis nos portos.
Mais de 90% das obras de mobilidade urbana
para a Copa ainda estão em andamento, como
a construção do BRT (Bus Rapid Transit) da
avenida Pedro I, em Belo Horizonte (Foto:
Portal da Copa / Divulgação)
Além das obras da Matriz, os governos locais de algumas cidades-sedes também estão realizando obras independentes de infraestrutura visando o Mundial. No entanto, grande parte destas intervenções também sofre com atrasos e algumas obras entregues apresentam problemas, como é o caso de 11 projetos da cidade de Cuiabá que tiveram erros apontados em um relatório do Conselho Regional de Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
*A tabela apresenta apenas os investimentos
em infraestrutura listados na Matriz
Estádios também atrasam, e valor total da Matriz ainda deve subir
Além das obras de infraestrutura, a construção e reforma dos 12 estádios da Copa também sofre com sucessivos atrasos e aumentos nos custos. Apenas duas arenas foram entregues dentro do prazo estabelecido pela Fifa - Mineirão e Castelão, entregues em dezembro de 2012, seis meses antes da Copa das Confederações - e o valor geral subiu 48% em comparação com o que foi previsto em 2010 (de R$ 5,38 bilhões para R$ 8 bilhões).
Até o momento, oito dos 12 estádios foram entregues (66%). A Arena da Amazônia será o nono, com inauguração marcada para o próximo domingo. No entanto, Arena Pantanal, Arena Corinthians e Arena da Baixada só devem ser concluídas entre abril e maio, a poucos dias do início do Mundial.
Além das obras de infraestrutura e dos estádios, a Matriz de Responsabilidades da Copa também prevê os investimentos em segurança (R$ 1,87 bilhão), telecomunicações (R$ 404 milhões), turismo (R$ 180 milhões) e instalações complementares (R$ 208 milhões). O valor da somatória de todas as áreas até o momento é de R$ 25,5 bilhões - sendo que apenas R$ 3,7 bilhões são de recursos exclusivamente privados (14,5%).
Custo total que deve subir nos próximos meses: alguns gastos ainda não foram computados, como no caso das instalações temporárias, que somam por enquanto apenas valores referentes à Copa das Confederações.
Atrasada, Arena da Baixada correu o risco de
ficar fora da Copa (Foto: Atlético-PR /
Alexandre Carnieri / Studio Gaea)
Para especialista, problema está na gestão
Os atrasos e o aumento de custos da
maioria dos projetos de infraestrutura para a Copa refletem um grave problema de gestão, segundo o professor de administração pública da Universidade de Brasília, José Matias Pereira.
Nós temos no Brasil um problema sério de gestão pública
José Matias, professor da UnB
De acordo com o especialista, o problema está no próprio sistema de administração pública, que contém falhas que dificultam o a realização de projetos complexos como os investimentos para o Mundial. Ainda segundo o professor, este panorama abre brechas para situações como o desperdício de dinheiro público e a corrupção.
- Nós temos no Brasil um problema sério de gestão pública, com mecanismos que levam os diferentes níveis de governo a ficarem transferindo as pendências de um para o outro. Por culpa dos próprios governantes, a administração pública hoje não tem condições adequadas para fazer a gestão de obras dessa dimensão. Este contexto abre duas janelas perigosas: uma que pode levar ao desperdício de dinheiro público e outra que pode levar à corrupção. Começamos então a entrar em um terreno pantanoso que leva a essa situação de descrédito da administração pública diante da população - avaliou José Matias Pereira.
Governo admite dificuldades, mas garante que obras ficarão prontas
Secretário-executivo do Ministério do Esporte e coordenador do grupo de trabalho que administra a Matriz de Responsabilidades, Luís Fernandes, admite as dificuldades de gestão enfrentadas pelo governo federal nos projetos da Copa, principalmente na área de infraestrutura, que conta com investimentos federais, estaduais, municipais e privados. Segundo o secretário, são obras complexas, que apresentam diferentes problemas de planejamento e execução que afetam não apenas os projetos para o Mundial.
Não é um problema da Copa, é um problema do Estado brasileiro como um todo. Não vou responsabilizar um ou outro nível da Federação, mas o Estado tem que aprender a ser mais ágio - afirmou Luís Fernandes.
Com relação ao aumento de custos na maioria das obras, o secretário defende que as mudanças ocorreram principalmente porque em 2010, quando a Matriz foi assinada, os projetos ainda eram muito simples e não contavam com estimativas detalhadas de preços e materiais.
- A primeira montagem da Matriz foi feita a partir de uma projeção de valores ainda sem muita precisão dos elementos de cada obra. Essa projeção é sempre muito variável. É um aprendizado que estamos aplicando para a os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Vamos divulgar o valor concreto das obras apenas quando forem lançadas as licitações, porque assim a previsão dos investimentos já será muito mais precisa.
Apesar dos problemas, Luís Fernandes se disse confiante de que as obras serão entregues a tempo da Copa. Segundo o secretário, os atrasos não provocarão nenhum risco para a organização do Mundial.
As obras ficarão prontas. Tudo que é essencial vai funcionar"
Luís Fernandes, secretário do ME
O secretário também fez questão de destacar que a maior parte das obras de infraestrutura prevista na Matriz estão mais relacionadas com benefícios para a população das cidades-sedes que propriamente com a realização do Mundial.
- Fundamentais mesmo para a realização da Copa do Mundo são os estádios e as obras complementares de operação destes estádios, tanto é que estes são os itens que contam com especificações detalhadas da Fifa. Apesar disso, a visão do governo sempre foi de que a Copa é mais que um evento. É uma oportunidade para antecipar e acelerar investimentos em infraestrutura. A Matriz então traz um plano de obras que o país já precisava há muito tempo e que levaria um longo período para serem realizadas se não tivéssemos a Copa. O Mundial ofereceu a oportunidade de antecipar investimentos.
Ainda segundo Luís Fernandes, todas as obras que foram excluídas da Matriz acabaram incorporadas no Pac da Mobilidade e devem ser concluídas depois da Copa do Mundo, mantendo assim o legado para as cidades.
Veja um panorama das obras de infraestrutura da Matriz para cada cidade-sede:
belo horizonte
Na área de mobilidade, são sete projetos, sendo que apenas um está concluído até o momento. Os demais devem ser entregues até maio. O investimento estimado para o setor é de R$ 1,4 bilhão, cerca de R$ 100 milhões menor que a estimativa da Matriz assinada em 2010.
No aeroporto, são três projetos, com custo de R$ 430 milhões. De acordo com a Infraero, Confins estará pronto para atender à demanda no período da Copa com a entrega da reforma dos terminais 1 e 2 e a conclusão do terminal 3, prevista para este mês de março. Porém, a reforma completa do aeroporto só deve ser finalizada em setembro deste ano, depois do Mundial.
*a reforma do aeroporto só deve ser totalmente
concluída em setembro de 2014
brasília
Inicialmente, a capital federal ganharia um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para a Copa. No entanto, a obra foi paralisada pela Justiça por irregularidades na licitação e acabou sendo retirada da Matriz. Um outro projeto - ampliação da pista de acesso ao aeroporto - foi incluído e tem previsão de conclusão para maio.
Apesar de não estar na Matriz, o governo local promete entregar também até maio outra obra de mobilidade urbana: o BRT (Bus Rapid Transit) que ligará as cidades do Gama e de Santa Maria ao centro de Brasília. O projeto faz parte do Pac da Mobilidade e tem custo de R$ 600 milhões.
Especificamente no aeroporto, duas obras foram realizadas pela Infraero e concluídas em novembro de 2012: reforma do terminal de passageiros e construção de um módulo operacional. O espaço então passou por uma licitação de concessão e um consórcio privado assumiu as demais obras previstas, como a construção de dois novos terminais que devem ser entregues até maio.
*O aeroporto de Brasília foi cedido para um
consórcio privado, que ficou responsável pela
conclusão da reforma
cuiabá
Na área de mobilidade, são três projetos, com custos estimados em R$ 1,718 milhões. O corredor da avenida Mário Andreazza e as obras de acessibilidade no entorno da Arena Pantanal devem ser entregues até este mês de março. No entanto, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), previsto para ficar pronto em junho, corre o risco de não ser concluído a tempo do primeiro jogo da Copa na cidade, no dia 13 de junho.
Além das obras da Matriz, os governos estadual e municipal ainda prometem outras 53 obras de mobilidade na cidade, sendo que 16 estão prontas, como os viadutos do Despraiado, da Sefaz e da UFMT. Porém, algumas obras que já foram entregues apresentaram problemas de estrutura denunciados pelo Crea, como a a trincheira do Santa Rosa, que teve fissuras identificadas nas paredes laterais.
Já no aeroporto, são duas obras previstas na Matriz. Uma delas, a construção de um novo módulo operacional, foi concluída ainda em 2011. Porém, a reforma e ampliação do terminal de passageiros só deve ficar pronta em abril.
curitiba
Em mobilidade, são 11 projetos, todos com previsão de entrega até maio. Uma das obras previstas na Matriz de 2010 acabou excluída: a construção do corredor metropolitano.
No Aeroporto Afonso Pena são três obras, sendo que uma já está concluída: a reforma da pista para táxi das aeronaves. A ampliação do terminal de passageiros e a ampliação do pátio das aeronaves devem ser entregues até maio deste ano. No entanto, a Infraero já informou que uma segunda etapa da reforma só deve ser concluída em março de 2016.
*segundo a Infraero, aeroporto estará pronto
para atender demanda na Copa, mas reforma
só será concluída em 2016
fortaleza
Na área de mobilidade, são seis projetos com previsão de entrega até maio. Entre as obras estão listados três BRTs (Dedé Brasil, Paulino Rocha e Aberto Craveiro) e de um VLT (Parangaba / Mucuripe).
No aeroporto Pinto Martins, a reforma e ampliação do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves deve ser entregue neste mês de março. Porém, a Infraero anunciou que a reforma completa só será concluída em fevereiro de 2017. Na Copa do Mundo, o aeroporto ganhará um terminal remoto temporário, com capacidade para 400 mil passageiros. Estruturas semelhantes já foram utilizadas em outros eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e a Eurocopa de 2004, em Portugal.
Fortaleza ainda receberá a reforma do Porto de Mucuripe, com a implantação do terminal marítimo de passageiros, construção de um cais, pavimentação e urbanização de via interna de acesso e estacionamento e pátio. A previsão de conclusão é para maio.
*Segundo a Infraero, aeroporto estará pronto
para atender demanda na Copa, mas reforma
só será concluída em 2017
manaus
Apesar de ter ficado sem obras de mobilidade na Matriz, o governo local implantará um sistema de faixa exclusiva para ônibus na principal via de acesso à Arena da Amazônia.
No aeroporto, parte da reforma do terminal de passageiros e do estacionamento já foram entregues e uma nova etapa deve ser concluída até abril. Segundo a Infraero, com estas obras, o aeroporto estará pronto para atender à demanda na Copa, porém, a reforma completa só deve ser finalizada em setembro.
Manaus ainda terá a reforma do terminal hidroviário, com previsão de conclusão em maio.
*Segundo a Infraero, aeroporto estará pronto
para atender demanda na Copa, mas reforma
só terminará em setembro
natal
Em mobilidade, a cidade conta com três projetos, todos com previsão de entrega em maio. No mesmo mês também deve ser entregue a construção do terminal marítimo do porto.
Natal ainda vai ganhar um novo aeroporto no município de São Gonçalo do Amarante. A construção da pista de pouso e decolagem e o pátio das aeronaves já foram concluídos pela Infraero, que passou as obras de construção do aeroporto para uma concessionária privada, que deve entregar o novo terminal até abril.
*O aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi
cedido para uma concessionária privada, que
concluirá a obra
porto alegre
No aeroporto Salgado Filho, os investimentos estão orçados em R$ 87 milhões. Um módulo operacional já está concluído e a primeira fase da ampliação do terminal de passageiros e dos pátios e pistas das aeronaves deve ficar pronta até maio, o que, segundo a Infraero, será suficiente para atender à demanda durante a Copa. Um equipamento antineblina também deve ser instalado antes do Mundial. Porém, a reforma completa do aeroporto só será concluída em 2016.
*segundo a Infraero, aeroporto estará pronto
para atender demanda na Copa, mas reforma
só será concluída em 2016
recife
Em mobilidade, são sete projetos previstos na Matriz, sendo que um deles está concluído: o viaduto da BR-408, que da acesso à Arena Pernambuco. As outras obras devem ser entregues neste mês de março. Além disso, o governo local já concluiu outros sete projetos independentes de mobilidade voltados para a Copa.
A reforma do porto também foi finalizada em outubro do ano passado. O terminal marítimo ganhou reforma em um dos armazéns, a construção de um anexo e a pavimentação para a construção de um estacionamento.
rio de janeiro
Em mobilidade, o Rio conta com três projetos. O principal deles, a construção da Transcarioca, tem previsão de conclusão para este mês de março. Ainda serão feitas a reurbanização do entorno do Maracanã e a modernização da estação multimodal do estádio.
No aeroporto, já foi entregue parte da reforma do terminal de passageiros 1. A reforma do terminal 2 deve ser concluída até abril, assim como a recuperação e revitalização dos sistemas de pistas e pátios das aeronaves. Segundo a Infraero, estas obras serão suficientes para atender à demanda durante a Copa, mas a reforma completa do aeroporto só será concluída em 2015.
*segundo a Infraero, aeroporto estará pronto
para atender demanda na Copa, mas reforma
só será concluída em 2015
salvador
Na área de mobilidade, são dois projetos. A construção de estruturas de acessibilidade no entorno do estádio da Fonte Nova foi concluída. Já a construção de rotas de pedestres na região, orçada em R$ 7 milhões, está paralisada, apesar da previsão de término até maio. O projeto, inclusive, apresenta diversos problemas identificados pela reportagem do GloboEsporte.com.
Principal obra de mobilidade listada na Matriz de 2010, o BRT de acesso ao aeroporto foi excluído do documento. Em contrapartida, o governo local promete entregar até a Copa uma nova linha do metrô que facilitará o acesso ao estádio da Fonte Nova.
O aeroporto já teve a reforma do pátio de aeronaves concluída e ainda deve receber até abril uma nova torre de controle e a reforma do terminal de passageiros. De acordo com a Infraero, estas intervenções serão suficientes para atender à demanda durante a Copa. A reforma completa do aeroporto só deve ser concluída em julho, com o Mundial já em andamento.
O porto de Salvador também deve ganhar até maio um terminal marítimo de passageiros e a urbanização de toda a região.
*Segundo a Infraero, aeroporto estará pronto
para atender demanda na Copa, mas reforma
só será concluída em julho
são paulo
Em mobilidade urbana, o projeto para São Paulo foi bastante alterado em razão da mudança de estádio. Na versão da Matriz de 2010, o Morumbi era o estádio da cidade e a única obra prevista era a construção da Linha Ouro do metrô, um monotrilho que ligaria o aeroporto de Congonhas à arena. Com a exclusão do Morumbi e a construção da Arena Corinthians, em Itaquera, o governo local se voltou para a região com o que chamou de Polo Institucional de Itaquera. São intervenções viárias que devem ser entregues até abril. Atualmente, as obras estão com 83% de conclusão.
Já os aeroportos recebem alguns dos maiores investimentos de toda a Matriz. Em Guarulhos, a Infraero já concluiu três obras: revitalização de pistas e pátios, terraplanagem do terminal 3 e primeira fase de construção do terminal 4. O aeroporto foi então cedido para uma concessionária privada, que deve concluir o restante da reforma até maio. Em Viracopos, a Infraero também construiu um módulo operacional e depois passou a administração para a iniciativa privada, que deve terminar as obras também até maio.
São Paulo ainda receber a reforma no porto de Santos. O alinhamento do cais de Outeirinhos, construído há quase um século, prevê que até seis navios possam estar atracados ao mesmo tempo, além de mais conforto e agilidade no embarque. A ideia é que a cidade de Santos possa receber hotéis flutuantes e dois transatlânticos com capacidade para até sete mil pessoas.
*Os aeroportos de Guarulhos e Viracopos
foram cedidos para consórcios privados,
que concluirão as reformas
*Colaboraram as equipes de reportagem do GloboEsporte.com nas cidades de Cuiabá, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/03/100-dias-da-copa-so-18-das-obras-de-infraestrutura-foram-entregues.html
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