Dos 81 projetos previstos para as áreas de mobilidade urbana, aeroportos e portos, apenas 15 estão concluídos; Governo diz tudo estará pronto até junho: 'Vai funcionar'
saiba mais
- ESPECIAL: As cutucadas da Fifa no Governo do Brasil
- 'Problemas estão sob controle', afirma Blatter a 100 dias da Copa do Mundo
- A 100 dias da Copa, treinadores exaltam 'espírito do futebol' do Brasil
- A 100 dias da Copa, Felipão tem base montada e confiança dos torcedores
- Veja a tabela completa da Copa do Mundo
- Simule os resultados dos jogos do Mundial
Em janeiro de 2010, o governo federal reuniu representantes das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo e assinou a chamada Matriz de Responsabilidades do Mundial - um documento com os investimentos prioritários para o evento. Inicialmente, foram listadas obras de mobilidade urbana e estádios. Em julho do mesmo ano, foram incluídos os projetos para reforma e construção de aeroportos e portos. Na época, o investimento estimado para as áreas de infraestrutura - mobilidade urbana, aeroportos e portos - era de R$ 17,7 bilhões e todos os projetos deveriam ficar prontos até dezembro de 2013. A 100 dias da realização da Copa, a realidade se mostra bem diferente do previsto no papel: apenas 18% das obras de infraestrutura foram entregues e o investimento caiu para R$ 14,7 bilhões - corte de R$ 3 bilhões.
Ao longo dos últimos quatro anos, a Matriz passou por diversas alterações nos projetos de infraestrutura. Em 2010, estavam previstas 50 obras de mobilidade urbana, 25 em aeroportos e sete em portos. Desde então, 29 projetos foram excluídos e 28 foram incluídos. Outros 53 projetos passaram por alguma mudança no valor ou na data de entrega. Hoje, são 45 obras na área de mobilidade - sendo 10 referentes a melhorias no entorno dos estádios -, 30 nos aeroportos e seis nos portos.
Mais de 90% das obras de mobilidade urbana
para a Copa ainda estão em andamento, como
a construção do BRT (Bus Rapid Transit) da
avenida Pedro I, em Belo Horizonte (Foto:
Portal da Copa / Divulgação)
Além das obras da Matriz, os governos locais de algumas cidades-sedes também estão realizando obras independentes de infraestrutura visando o Mundial. No entanto, grande parte destas intervenções também sofre com atrasos e algumas obras entregues apresentam problemas, como é o caso de 11 projetos da cidade de Cuiabá que tiveram erros apontados em um relatório do Conselho Regional de Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea).
*A tabela apresenta apenas os investimentos
em infraestrutura listados na Matriz
Estádios também atrasam, e valor total da Matriz ainda deve subir
Além das obras de infraestrutura, a construção e reforma dos 12 estádios da Copa também sofre com sucessivos atrasos e aumentos nos custos. Apenas duas arenas foram entregues dentro do prazo estabelecido pela Fifa - Mineirão e Castelão, entregues em dezembro de 2012, seis meses antes da Copa das Confederações - e o valor geral subiu 48% em comparação com o que foi previsto em 2010 (de R$ 5,38 bilhões para R$ 8 bilhões).
Até o momento, oito dos 12 estádios foram entregues (66%). A Arena da Amazônia será o nono, com inauguração marcada para o próximo domingo. No entanto, Arena Pantanal, Arena Corinthians e Arena da Baixada só devem ser concluídas entre abril e maio, a poucos dias do início do Mundial.
Além das obras de infraestrutura e dos estádios, a Matriz de Responsabilidades da Copa também prevê os investimentos em segurança (R$ 1,87 bilhão), telecomunicações (R$ 404 milhões), turismo (R$ 180 milhões) e instalações complementares (R$ 208 milhões). O valor da somatória de todas as áreas até o momento é de R$ 25,5 bilhões - sendo que apenas R$ 3,7 bilhões são de recursos exclusivamente privados (14,5%).
Custo total que deve subir nos próximos meses: alguns gastos ainda não foram computados, como no caso das instalações temporárias, que somam por enquanto apenas valores referentes à Copa das Confederações.
Atrasada, Arena da Baixada correu o risco de
ficar fora da Copa (Foto: Atlético-PR /
Alexandre Carnieri / Studio Gaea)
Para especialista, problema está na gestão
Os atrasos e o aumento de custos da
maioria dos projetos de infraestrutura para a Copa refletem um grave problema de gestão, segundo o professor de administração pública da Universidade de Brasília, José Matias Pereira.
Nós temos no Brasil um problema sério de gestão pública
José Matias, professor da UnB
De acordo com o especialista, o problema está no próprio sistema de administração pública, que contém falhas que dificultam o a realização de projetos complexos como os investimentos para o Mundial. Ainda segundo o professor, este panorama abre brechas para situações como o desperdício de dinheiro público e a corrupção.
- Nós temos no Brasil um problema sério de gestão pública, com mecanismos que levam os diferentes níveis de governo a ficarem transferindo as pendências de um para o outro. Por culpa dos próprios governantes, a administração pública hoje não tem condições adequadas para fazer a gestão de obras dessa dimensão. Este contexto abre duas janelas perigosas: uma que pode levar ao desperdício de dinheiro público e outra que pode levar à corrupção. Começamos então a entrar em um terreno pantanoso que leva a essa situação de descrédito da administração pública diante da população - avaliou José Matias Pereira.
Governo admite dificuldades, mas garante que obras ficarão prontas
Secretário-executivo do Ministério do Esporte e coordenador do grupo de trabalho que administra a Matriz de Responsabilidades, Luís Fernandes, admite as dificuldades de gestão enfrentadas pelo governo federal nos projetos da Copa, principalmente na área de infraestrutura, que conta com investimentos federais, estaduais, municipais e privados. Segundo o secretário, são obras complexas, que apresentam diferentes problemas de planejamento e execução que afetam não apenas os projetos para o Mundial.
Secretário admitiu dificuldades na gestão das obras (Foto: Lucio Rila / Agência Estado)
Não é um problema da Copa, é um problema do Estado brasileiro como um todo. Não vou responsabilizar um ou outro nível da Federação, mas o Estado tem que aprender a ser mais ágio - afirmou Luís Fernandes.
Com relação ao aumento de custos na maioria das obras, o secretário defende que as mudanças ocorreram principalmente porque em 2010, quando a Matriz foi assinada, os projetos ainda eram muito simples e não contavam com estimativas detalhadas de preços e materiais.
- A primeira montagem da Matriz foi feita a partir de uma projeção de valores ainda sem muita precisão dos elementos de cada obra. Essa projeção é sempre muito variável. É um aprendizado que estamos aplicando para a os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Vamos divulgar o valor concreto das obras apenas quando forem lançadas as licitações, porque assim a previsão dos investimentos já será muito mais precisa.
Apesar dos problemas, Luís Fernandes se disse confiante de que as obras serão entregues a tempo da Copa. Segundo o secretário, os atrasos não provocarão nenhum risco para a organização do Mundial.
As obras ficarão prontas. Tudo que é essencial vai funcionar"
Luís Fernandes, secretário do ME
O secretário também fez questão de destacar que a maior parte das obras de infraestrutura prevista na Matriz estão mais relacionadas com benefícios para a população das cidades-sedes que propriamente com a realização do Mundial.
- Fundamentais mesmo para a realização da Copa do Mundo são os estádios e as obras complementares de operação destes estádios, tanto é que estes são os itens que contam com especificações detalhadas da Fifa. Apesar disso, a visão do governo sempre foi de que a Copa é mais que um evento. É uma oportunidade para antecipar e acelerar investimentos em infraestrutura. A Matriz então traz um plano de obras que o país já precisava há muito tempo e que levaria um longo período para serem realizadas se não tivéssemos a Copa. O Mundial ofereceu a oportunidade de antecipar investimentos.
Ainda segundo Luís Fernandes, todas as obras que foram excluídas da Matriz acabaram incorporadas no Pac da Mobilidade e devem ser concluídas depois da Copa do Mundo, mantendo assim o legado para as cidades.
Veja um panorama das obras de infraestrutura da Matriz para cada cidade-sede:
belo horizonte
Obras em Confins só serão totalmente concluídas depois da Copa (Foto: Portal da Copa / Divulgação)
Na área de mobilidade, são sete projetos, sendo que apenas um está concluído até o momento. Os demais devem ser entregues até maio. O investimento estimado para o setor é de R$ 1,4 bilhão, cerca de R$ 100 milhões menor que a estimativa da Matriz assinada em 2010.
No aeroporto, são três projetos, com custo de R$ 430 milhões. De acordo com a Infraero, Confins estará pronto para atender à demanda no período da Copa com a entrega da reforma dos terminais 1 e 2 e a conclusão do terminal 3, prevista para este mês de março. Porém, a reforma completa do aeroporto só deve ser finalizada em setembro deste ano, depois do Mundial.
*a reforma do aeroporto só deve ser totalmente
concluída em setembro de 2014
brasília
Ampliação DF-047 deve ser concluída em maio (Foto: Portal da Copa / Divulgação)
Inicialmente, a capital federal ganharia um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) para a Copa. No entanto, a obra foi paralisada pela Justiça por irregularidades na licitação e acabou sendo retirada da Matriz. Um outro projeto - ampliação da pista de acesso ao aeroporto - foi incluído e tem previsão de conclusão para maio.
Apesar de não estar na Matriz, o governo local promete entregar também até maio outra obra de mobilidade urbana: o BRT (Bus Rapid Transit) que ligará as cidades do Gama e de Santa Maria ao centro de Brasília. O projeto faz parte do Pac da Mobilidade e tem custo de R$ 600 milhões.
Especificamente no aeroporto, duas obras foram realizadas pela Infraero e concluídas em novembro de 2012: reforma do terminal de passageiros e construção de um módulo operacional. O espaço então passou por uma licitação de concessão e um consórcio privado assumiu as demais obras previstas, como a construção de dois novos terminais que devem ser entregues até maio.
*O aeroporto de Brasília foi cedido para um
consórcio privado, que ficou responsável pela
conclusão da reforma
cuiabá
Trincheira Santa Rosa, parte do VLT, ainda está em obras (Foto: Portal da Copa / Divulgação)
Na área de mobilidade, são três projetos, com custos estimados em R$ 1,718 milhões. O corredor da avenida Mário Andreazza e as obras de acessibilidade no entorno da Arena Pantanal devem ser entregues até este mês de março. No entanto, o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), previsto para ficar pronto em junho, corre o risco de não ser concluído a tempo do primeiro jogo da Copa na cidade, no dia 13 de junho.
Além das obras da Matriz, os governos estadual e municipal ainda prometem outras 53 obras de mobilidade na cidade, sendo que 16 estão prontas, como os viadutos do Despraiado, da Sefaz e da UFMT. Porém, algumas obras que já foram entregues apresentaram problemas de estrutura denunciados pelo Crea, como a a trincheira do Santa Rosa, que teve fissuras identificadas nas paredes laterais.
Já no aeroporto, são duas obras previstas na Matriz. Uma delas, a construção de um novo módulo operacional, foi concluída ainda em 2011. Porém, a reforma e ampliação do terminal de passageiros só deve ficar pronta em abril.
curitiba
Conclusão da reforma do aeroporto Afonso Pena fica para 2016 (Foto: Portal da Copa / Divulgação)
Em mobilidade, são 11 projetos, todos com previsão de entrega até maio. Uma das obras previstas na Matriz de 2010 acabou excluída: a construção do corredor metropolitano.
No Aeroporto Afonso Pena são três obras, sendo que uma já está concluída: a reforma da pista para táxi das aeronaves. A ampliação do terminal de passageiros e a ampliação do pátio das aeronaves devem ser entregues até maio deste ano. No entanto, a Infraero já informou que uma segunda etapa da reforma só deve ser concluída em março de 2016.
*segundo a Infraero, aeroporto estará pronto
para atender demanda na Copa, mas reforma
só será concluída em 2016
fortaleza
Obras no porto de Mucuripe devem ficar prontas em maio (Foto: Portal da Copa / Divulgação)
Na área de mobilidade, são seis projetos com previsão de entrega até maio. Entre as obras estão listados três BRTs (Dedé Brasil, Paulino Rocha e Aberto Craveiro) e de um VLT (Parangaba / Mucuripe).
No aeroporto Pinto Martins, a reforma e ampliação do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves deve ser entregue neste mês de março. Porém, a Infraero anunciou que a reforma completa só será concluída em fevereiro de 2017. Na Copa do Mundo, o aeroporto ganhará um terminal remoto temporário, com capacidade para 400 mil passageiros. Estruturas semelhantes já foram utilizadas em outros eventos esportivos como a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, e a Eurocopa de 2004, em Portugal.
Fortaleza ainda receberá a reforma do Porto de Mucuripe, com a implantação do terminal marítimo de passageiros, construção de um cais, pavimentação e urbanização de via interna de acesso e estacionamento e pátio. A previsão de conclusão é para maio.
*Segundo a Infraero, aeroporto estará pronto
para atender demanda na Copa, mas reforma
só será concluída em 2017
manaus
Parte da reforma do aeroporto de Manaus está pronta (Foto: Portal da Copa / Divulgação)
Apesar de ter ficado sem obras de mobilidade na Matriz, o governo local implantará um sistema de faixa exclusiva para ônibus na principal via de acesso à Arena da Amazônia.
No aeroporto, parte da reforma do terminal de passageiros e do estacionamento já foram entregues e uma nova etapa deve ser concluída até abril. Segundo a Infraero, com estas obras, o aeroporto estará pronto para atender à demanda na Copa, porém, a reforma completa só deve ser finalizada em setembro.
Manaus ainda terá a reforma do terminal hidroviário, com previsão de conclusão em maio.
*Segundo a Infraero, aeroporto estará pronto
para atender demanda na Copa, mas reforma
só terminará em setembro
natal
Reforma do porto de Natal deve ser entregue em maio (Foto: Portal da Copa / Divulgação)
Em mobilidade, a cidade conta com três projetos, todos com previsão de entrega em maio. No mesmo mês também deve ser entregue a construção do terminal marítimo do porto.
Natal ainda vai ganhar um novo aeroporto no município de São Gonçalo do Amarante. A construção da pista de pouso e decolagem e o pátio das aeronaves já foram concluídos pela Infraero, que passou as obras de construção do aeroporto para uma concessionária privada, que deve entregar o novo terminal até abril.
*O aeroporto de São Gonçalo do Amarante foi
cedido para uma concessionária privada, que
concluirá a obra
porto alegre
Aeromóvel está entre as melhorias do Aeroporto Salgado Filho (Foto: Portal da Copa / Divulgação)
No aeroporto Salgado Filho, os investimentos estão orçados em R$ 87 milhões. Um módulo operacional já está concluído e a primeira fase da ampliação do terminal de passageiros e dos pátios e pistas das aeronaves deve ficar pronta até maio, o que, segundo a Infraero, será suficiente para atender à demanda durante a Copa. Um equipamento antineblina também deve ser instalado antes do Mundial. Porém, a reforma completa do aeroporto só será concluída em 2016.
*segundo a Infraero, aeroporto estará pronto
para atender demanda na Copa, mas reforma
só será concluída em 2016
recife
Porto de Recife é uma das poucas obras já concluídas (Foto: Portal da Copa / Divulgação)
Em mobilidade, são sete projetos previstos na Matriz, sendo que um deles está concluído: o viaduto da BR-408, que da acesso à Arena Pernambuco. As outras obras devem ser entregues neste mês de março. Além disso, o governo local já concluiu outros sete projetos independentes de mobilidade voltados para a Copa.
A reforma do porto também foi finalizada em outubro do ano passado. O terminal marítimo ganhou reforma em um dos armazéns, a construção de um anexo e a pavimentação para a construção de um estacionamento.
rio de janeiro
BRT Transcarioca deve ser entregue neste mês de março (Foto: Portal da Copa / Divulgação)
Em mobilidade, o Rio conta com três projetos. O principal deles, a construção da Transcarioca, tem previsão de conclusão para este mês de março. Ainda serão feitas a reurbanização do entorno do Maracanã e a modernização da estação multimodal do estádio.
No aeroporto, já foi entregue parte da reforma do terminal de passageiros 1. A reforma do terminal 2 deve ser concluída até abril, assim como a recuperação e revitalização dos sistemas de pistas e pátios das aeronaves. Segundo a Infraero, estas obras serão suficientes para atender à demanda durante a Copa, mas a reforma completa do aeroporto só será concluída em 2015.
*segundo a Infraero, aeroporto estará pronto
para atender demanda na Copa, mas reforma
só será concluída em 2015
salvador
Nova torre do aeroporto de Salvador será entregue em abril (Foto: Portal da Copa / Divulgação)
Na área de mobilidade, são dois projetos. A construção de estruturas de acessibilidade no entorno do estádio da Fonte Nova foi concluída. Já a construção de rotas de pedestres na região, orçada em R$ 7 milhões, está paralisada, apesar da previsão de término até maio. O projeto, inclusive, apresenta diversos problemas identificados pela reportagem do GloboEsporte.com.
Principal obra de mobilidade listada na Matriz de 2010, o BRT de acesso ao aeroporto foi excluído do documento. Em contrapartida, o governo local promete entregar até a Copa uma nova linha do metrô que facilitará o acesso ao estádio da Fonte Nova.
O aeroporto já teve a reforma do pátio de aeronaves concluída e ainda deve receber até abril uma nova torre de controle e a reforma do terminal de passageiros. De acordo com a Infraero, estas intervenções serão suficientes para atender à demanda durante a Copa. A reforma completa do aeroporto só deve ser concluída em julho, com o Mundial já em andamento.
O porto de Salvador também deve ganhar até maio um terminal marítimo de passageiros e a urbanização de toda a região.
*Segundo a Infraero, aeroporto estará pronto
para atender demanda na Copa, mas reforma
só será concluída em julho
são paulo
Entorno da Arena Corinthians ganhará novos acessos (Foto: Portal da Copa / Divulgação)
Em mobilidade urbana, o projeto para São Paulo foi bastante alterado em razão da mudança de estádio. Na versão da Matriz de 2010, o Morumbi era o estádio da cidade e a única obra prevista era a construção da Linha Ouro do metrô, um monotrilho que ligaria o aeroporto de Congonhas à arena. Com a exclusão do Morumbi e a construção da Arena Corinthians, em Itaquera, o governo local se voltou para a região com o que chamou de Polo Institucional de Itaquera. São intervenções viárias que devem ser entregues até abril. Atualmente, as obras estão com 83% de conclusão.
Já os aeroportos recebem alguns dos maiores investimentos de toda a Matriz. Em Guarulhos, a Infraero já concluiu três obras: revitalização de pistas e pátios, terraplanagem do terminal 3 e primeira fase de construção do terminal 4. O aeroporto foi então cedido para uma concessionária privada, que deve concluir o restante da reforma até maio. Em Viracopos, a Infraero também construiu um módulo operacional e depois passou a administração para a iniciativa privada, que deve terminar as obras também até maio.
São Paulo ainda receber a reforma no porto de Santos. O alinhamento do cais de Outeirinhos, construído há quase um século, prevê que até seis navios possam estar atracados ao mesmo tempo, além de mais conforto e agilidade no embarque. A ideia é que a cidade de Santos possa receber hotéis flutuantes e dois transatlânticos com capacidade para até sete mil pessoas.
*Os aeroportos de Guarulhos e Viracopos
foram cedidos para consórcios privados,
que concluirão as reformas
*Colaboraram as equipes de reportagem do GloboEsporte.com nas cidades de Cuiabá, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2014/03/100-dias-da-copa-so-18-das-obras-de-infraestrutura-foram-entregues.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário