terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Escrito por reserva, rap inspira sonho do bobsled brasileiro: 'É o nosso hino'

Caçula do quarteto, Davidson Souza escreve música que serve de motivação para as equipes do país nos Jogos de Inverno. Assista ao vídeo com os atletas cantando

Por Sochi, Rússia


saiba mais

Uma história de sucesso quase sempre tem uma boa trilha sonora. No caso do bobsled brasileiro, a equipe conta com um hino próprio. No ano passado, durante todo o período de classificação para as Olimpíadas de Inverno de Sochi, um dos membros da delegação usou estilo e criatividade para dar uma motivação extra a seus companheiros.

Davidson de Souza, conhecido como Bokão, é o reserva do time masculino. Mesmo com poucas chances de descer na pista do Complexo Sanki, ele teve um papel importante no grupo. Além do bobsled e do atletismo, Bokão também é rapper nas horas vagas. Impulsionado pelos demais atletas, compôs o ''Hino do Bobsled'', um rap que fala da aventura brasileira no trenó do gelo.



- Eu já era MC antes de conhecer o bobsled. Um amigo meu faz parte de um grupo de rap educacional e me chamou para aprender. Fiz um rap do atletismo e agora o do bobsled. A composição é minha, mas todos os meninos me deram apoio. A opinião do grupo foi importante e ficamos contentes com o resultado. Virou um incentivo para a gente, nosso hino - explicou  Bokão, que tem um grupo de rap chamado ''Distorção''.


bobsled brasil (Foto: Amanda Kestelman) 
Equipe brasileira de bobsled faz pose em Sochi: 
rap é a motivação (Foto: Amanda Kestelman)

A união entre o esporte e a música aproximou ainda mais os brasileiros. Para os membros da delegação, a relação de companheiros pode ser considerada o diferencial desta equipe, que almeja terminar a participação nos Jogos Olímpicos entre os 20 melhores. Caçula da turma, aos 21 anos,  Davidson ‘’Bokão’’ diz que a composição foi uma forma de expressar seu carinho pelo grupo.



saiba mais

- Tenho irmãos mais velhos. Sou o caçula, e eles cuidam de mim de verdade. Melhorei muito como pessoa. Fiz a música para poder descrever o que sinto por eles. E também pelas meninas e pelo técnico. Fiz pelo Brasil e pela seleção. Queria mostrar nosso esporte, que muitos ainda não conhecem

O mais experiente da equipe também se rendeu ao rap de Davidson ''Bokão'' Souza. Em sua terceira participação olímpica no gelo, o piloto Edson Bindilatti ganhou até homenagem na letra. Com o tempo, mostrou sua faceta artística e se tornou a ''segunda voz'' da música. 


FRAME - música bobsled (Foto: Reprodução / Youtube)Atletas de bobsled mostram faceta de cantores (Foto: Reprodução / Youtube)
- A música virou nosso ritual antes da competição. Estamos com ela desde a primeira competição. O Bokão tem esse dom de cantar e sempre gostei de música. Só casou com a vontade de querer me expressar. E virou mesmo o hino do bobsled. Ele fez para a nossa equipe e nós abraçamos de verdade. É trilha sonora dos Jogos e tem a cara do esporte brasileiro - disse Bindillati.

Mas nem para todo mundo é fácil entrar no ritmo do rap de inverno. Os atletas Fábio Gonçalves e Odirlei Pessoni confessam que ainda têm dificuldades para acompanhar a batida e a letra da música.

- É difícil gravar a música. Tem que ter esse jeito para cantar. Ainda estou apenas apoiando. Mas é bom ouvir nossa história - disse Fábio.

Comandandos pelo técnico Cristiano Paes, Edson Bindilatti, Edson Martins, Fabio Gonçalves e Odirlei Pessoni formam o quarteto dos homens. Esta será a terceira participação brasileira no bobsled em Jogos Olímpicos de Inverno. Na edição de 2002, em Salt Lake City, o quarteto verde-amarelo ficou na 27ª colocação. Já em Turim 2006, novamente no bobsled de quatro, a equipe se despediu em 25º lugar. Entre as mulheres, a classificação de Fabiana Santos e Sally Mayara é inédita para o país.


Atletas de Bobsled imitando rappers (Foto: Amanda kestelman) 
Atletas de Bobsled imitando rappers na Vila dos 
Atletas em Sochi (Foto: Amanda kestelman)

As Olimpíadas de Inverno ocorrem entre os dias 6 e 23 de fevereiro, e o SporTV.com fará cobertura diária em Tempo Real. A cerimônia de abertura será no dia 7. O SporTV e a TV Globo transmitem algumas provas ao vivo.

Hino do Boblsed
Ge Ge gelo, neve, onde o Brasil se atreve
Um trenó, quatro lâminas, e o arrepio na pele
Quatro homens, um só foco é assim que se segue
Bindilatti ta na pista é Bob in Track

Brasil, ham...Treinando no frio
Mas o calor da nossa alma bota fogo no pavio
Partiu, com lâminas bem lixadas
Trenó brilhando como Cadillac, esse gelo vai virar água.

Vai virar água porque vamos botar pra ferver
Com a velocidade do push vai ser difícil perder
Mas tome cuidado porque se piscar pode não ver
Na curva 12 que o bicho pega Placid New York.

É adrenalina correndo o tempo todo no corpo
E tem gente que fala, “esses meninos são loucos”
Mas tem que se ser para poder descer
A 130 dentro de um trenó você quer o quê?

Quem tem medo é melhor nem tentar
Fique em casa controle na mão assistindo do seu sofá
Porque nessa parada tem que ter disposição.
Isso é bobsled Brasil com foco na missão



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas-de-inverno/noticia/2014/02/escrito-por-reserva-rap-inspira-sonho-do-bobsled-brasileiro-e-o-nosso-hino.html

Nenhum comentário: