sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Original 2 x 0 'cópia': Federer derrota Dimitrov e vai às semis na Basileia

Ex-número 1 do mundo supera 'Baby Federer' e está a duas vitórias do sexto título no torneio em casa e da classificação antecipada para o ATP Finals

Por Basileia, Suíça

Roger Federer tênis contra Grigor Dimitrov (Foto: AFP) 
Dimitrov e Federer se cumprimentam após a
primeira partida entre os dois (Foto: AFP)
 
Em um confronto entre o verdadeiro e o genérico, prevaleceu o original. Conhecido como "Baby Federer" pela forma como seu jogo se assemelha ao do ex-número 1 do mundo, Grigor Dimitrov não foi capaz de superar o próprio Roger Federer nesta sexta-feira, pelas quartas de final do ATP 500 da Basileia. No primeiro confronto entre os dois tenistas no circuito profissional, o suíço levou a melhor sobre o namorado da russa Maria Sharapova em sets diretos, por 6/3 e 7/6(2), e se classificou para as semifinais do torneio em casa.

Cinco vezes campeão na Basileia (2006, 07, 08, 10 e 11), Federer, atual número 6 do mundo, vai enfrentar neste sábado o canadense Vasek Pospisil, 40º do ranking. No outro lado da chave, o argentino Juan Martín del Potro (5º), cabeça de chave nº 1 e atual detentor do título da competição, pega o francês Edouard Roger-Vasselin (65º) no mesmo dia.

A final será disputada no domingo. Se Federer levantar o troféu de campeão na Basileia mais uma vez, ele já vai garantir vaga no ATP Finals, com uma semana de antecipação. O torneio, que é disputado após o Masters 1.000 de Paris, reúne os oito melhores tenistas da temporada, em Londres, em novembro.

Federer é atualmente o sétimo melhor tenista do ano e sexto na zona do ATP Finals - Andy Murray, terceiro na lista, não vai disputar o torneio em Londres por causa de lesão nas costas. Apenas três vagas na competição estão em aberto, sendo que Rafael Nadal, Novak Djokovic, David Ferrer, Del Potro e Tomas Berdych já estão classificados.

tênis roger federer grigor dimitrov basileia (Foto: AFP) 
Federer bateu sua 'versão genérica' e está a duas vitórias
do título e da vaga no ATP Finals (Foto: AFP)
 
O jogo
Dimitrov deveria ter aproveitado a irregularidade do ex-número 1 no começo da partida. O 22º do ranking da ATP encaixou as devoluções e chegou ao 0-40 logo no primeiro game de serviço de Federer. O suíço manteve a concentração e salvou os três break points, muita pela afobação do adversário, que viria a desperdiçar mais duas chances de quebra no game. Prevaleceu nessa hora a maior agressividade do tenista da casa. Aos poucos Federer ia acertando os golpes de direita e mostrando o leque variado de jogadas. Com subidas à rede, voleios, cruzadas e paralelas vencedoras, o suíço obteve duas quebras consecutivas que lhe deram o triunfo no primeiro set.

tênis grigor dimitrov roger federer basileia (Foto: AP) 
Dimitrov, de 22 anos, ganhou o apelido de 'Baby
Federer' quando era mais jovem (Foto: AP)
 
O que Dimitrov não fizera na parcial anterior aconteceu na segunda. Na verdade foi o que Federer fez que deu ao búlgaro uma vantagem na parcial. Com uma dupla falta, confirmada pelo desafio eletrônico pedido erradamente pelo tenista da casa, Dimitrov venceu o segundo game de saque do suíço na parcial. Mesmo confirmando os serviços com facilidade, Federer não mostrava ímpeto suficiente para devolver a quebra. Teve um break point no oitavo game, mas os erros de direita teimavam em lhe prejudicar.

Quando mais em baixa estava, o suíço respondeu bravamente. Primeiro ele foi surpreendido com um novo 0-40 no jogo, dessa vez um triplo set point para Dimitrov. Mas então ele recuperou a gana, repetiu o script daquele primeiro game de serviço na partida e se manteve vivo. Dimitrov também cooperou. Cometeu dupla falta, deu dois break points para o rival e tomou a quebra quando alongou demais um smash e mandou a bola para fora.

A torcida na Basileia foi ao delírio com o empate do representante da casa em 5/5. Apoiado pelo público a cada ponto ganho e incentivado mais ainda a cada perdido, Federer reassumiu a frente no set acelerando uma bola vencedora de direita. O suíço chegou a estar a dois pontos da vitória, mas a parcial foi decidida no tie-break. Não teve jeito. O búlgaro recebia tímidas vaias quando desafiava em vão as jogadas e ouvia os gritos de felicidade da arquibancada quando também errava em quadra. Federer conquistou duas quebras de frente no game de desempate e então confirmou os dois pontos de serviço finais com agressividade para conquistar a vitória

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/original-2-x-0-copia-federer-derrota-dimitrov-e-vai-semis-na-basileia.html

Nenhum comentário: