domingo, 22 de setembro de 2013

Em jogo com 101 passes errados, Vitória e Grêmio ficam no empate

Time baiano não consegue emplacar terceiro triunfo consecutivo, mas mantém série de cinco jogos sem perder. Grêmio não vence há três rodadas

 A CRÔNICA

por GLOBOESPORTE.COM

Vitória e Grêmio entraram em campo com números e tabus para manter ou quebrar. Do lado baiano, a tentativa de chegar ao inédito terceiro triunfo seguido neste Brasileiro. Entre os gaúchos, a missão de voltar a vencer depois de duas rodadas. Nem um, nem outro. O placar na noite deste sábado, no Barradão, foi um 0 a 0 que fez justiça a um confronto com 101 passes errados - pior marca desta edição do campeonato. E os gremistas ainda saíram reclamando de um gol mal anulado no primeiro tempo.

A marca negativa desbanca outro jogo do Vitória: na quinta rodada, contra o Atlético-PR, foram 95 passes errados. Neste sábado, o time baiano errou 56 vezes, contra 45 da equipe de Renato Gaúcho, que mandou a campo uma escalação com três zagueiros e três volantes. O Vitória não conseguiu chegar ao terceiro triunfo consecutivo, mas manteve uma boa sequência. O empate no Barradão foi o quinto jogo consecutivo sem perder. O Leão é o sexto colocado com 31 pontos ganhos, mas pode perder algumas posições no complemento da rodada, neste domingo.

- Foi um jogo muito equilibrado. Acho que a marcação foi o ponto forte do jogo – opinou Escudero.

No Grêmio, o resultado serve para pressionar Renato Gaúcho em uma sequência negativa. São três jogos sem conseguir um triunfo no Brasileiro. O tricolor gaúcho até que poderia sair com um resultado diferente, mas a arbitragem errou ao anular um gol alegando impedimento de Kleber que não existiu. De quebra, a equipe pode perder a terceira colocação. Com 39 pontos, pode ser ultrapassado pelo Atlético-PR.

O Vitória volta a jogar no próximo domingo. O Rubro-Negro vai ao Paraná para enfrentar o Atlético-PR, às 18h30m (de Brasília). Já o time gaúcho dará uma pausa no Brasileiro. No meio da próxima semana, o Grêmio tem o duelo com o Corinthians, pelo primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, às 21h50m (de Brasília), no Pacaembu. A equipe só volta a campo pela Série A no domingo, quando enfrenta o São Paulo.

- Vamos trabalhar porque quarta-feira tem outro objetivo. Vamos seguir em frente – comentou Elano.

Kleber Grêmio e Kadu Vitória série A (Foto: Edson Ruiz / Agência Estado)Kadu e Kleber disputam a bola em jogo bastante truncado (Foto: Edson Ruiz / Agência Estado)

Grêmio melhor. E prejudicado
As escalações de Vitória e Grêmio davam a impressão de que o time da casa seria ofensivo e ousado, enquanto o visitante ficaria fechado em sua defesa para explorar os contra-ataques. Mas não foi bem assim que aconteceu. Renato Gaúcho colocou em campo um time forte na marcação, mas que conseguiu dar as coordenadas durantes os primeiros 45 minutos.

O Grêmio criou as melhores chances, mas pecou na finalização. O Vitória se viu apertado na marcação e não assustou tanto o goleiro Dida. Sem poder de criação, o Rubro-Negro recorreu bastante aos chutões. Isso talvez explique os 30 erros de passe contra 23 do adversário na primeira etapa. O Grêmio, por sua vez, explorou o lado direito de ataque. Foi por ali, inclusive, que chegou ao gol. Kléber recebeu em posição legal e cruzou para Alex Telles fazer. O auxiliar Thiago Gomes Brígido marcou impedimento equivocadamente.

Vitória melhora, mas o gol não sai
Os dois times voltaram do intervalo iguais, mas não demorou muito para que os técnicos percebessem que havia a necessidade de uma mudança. No Vitória, Ney Franco ousou e trocou o volante Elizeu pelo meia Arthur Maia. Minutos depois, Saimon saiu machucado para a entrada de Elano. A velocidade do jogo cresceu, assim como o número de passes errados das duas equipes.

Com as mudanças que se seguiram, o Vitória passou a mandar no jogo. Teve as melhores chances. Dida salvou chute de Marquinhos. Alemão se confundiu e perdeu grande chance. O jogo tornou-se um ataque contra defesa. Nos minutos finais, em um rápido contra-ataque, Kléber teve nos pés a chance de garantir o triunfo gremista. Mas se atrapalhou sozinho e não teve jeito, o jogo ficou menos no 0 a 0.


FONTE:

Nenhum comentário: