domingo, 22 de setembro de 2013

Neymar dá assistência, Pedro faz três, e Barça goleia o Rayo Vallecano

Ainda sem marcar, brasileiro chega ao terceiro passe para gol no Espanhol. Pela primeira vez desde 2008, catalães terminam jogo com menos posse

Por Madri, Espanha


Neymar ainda não balançou as redes pelo Barcelona no Campeonato Espanhol, mas está se especializando em servir os companheiros. No triunfo dos catalães por 4 a 0 sobre o Rayo Vallecano, fora de casa, neste sábado, o brasileiro chegou a acertar a trave, mas deu uma assistência, sua terceira na competição, para Pedro, autor de três gols do Barça na partida - Fàbregas completou o placar.

Antes, Neymar já havia dado dois passes para gols de Messi, contra Valencia e Sevilla. Na última quarta-feira, contra o Ajax, pela Liga dos Campeões, o brasileiro foi “garçom” de Piqué. Agora, falta balançar as redes: até o momento, o camisa 11 só marcou uma vez em duelos oficiais, contra o Atlético de Madri, na Supercopa da Espanha.

Pedro Rodriguez barcelona gol Rayo Valecano (Foto: Agência EFE)Jogadores cumprimentam Pedro após um dos gols do atacante (Foto: Agência EFE)

Apesar do placar dilatado, o Barcelona não teve tanta facilidade contra o Rayo. Empurrada pela torcida, que destinou muitas vaias aos catalães, a equipe da casa teve uma postura ofensiva e dominou a posse de bola durante o jogo: 51% contra 49%. Pela primeira vez desde maio de 2008, num clássico com o Real Madrid, o Barça foi superado neste quesito em partidas oficiais.
A vitória sobre o Rayo mantém o Barcelona com 100% de aproveitamento na liga espanhola: são cinco vitórias em cinco jogos. Com isso, os catalães seguem na liderança do torneio, com 15 pontos. O adversário continua com três pontos, na 15ª posição.

Valdés pega pênalti, e Barça sai na frente
O aviso de que o Rayo iria para cima veio logo aos dois minutos, em cabeçada de Perea, defendida por Valdés. O Barça não demorou a responder. Messi recebeu na entrada da área, girou sobre o marcador e estava quase tirando o goleiro Rubén da jogada, quando Arbilla chutou para evitar um golaço do argentino.

neymar barcelona Rayo Valecano (Foto: Agência EFE)Neymar tenta a finalização: atacante passou em branco, mas voltou a dar assistência (Foto: Agência EFE)

A maioria das jogadas catalães partia da habilidade e velocidade habituais do camisa 10. Foi em uma dessas que Neymar - bem marcado durante o primeiro tempo - recebeu livre na esquerda para marcar, mas chutou cruzado para fora. Não à toa, a jogada do gol do Barcelona também saiu dos pés de Messi. Aos 32, o argentino cortou um marcador na meia lua e abriu para Pedro chutar cruzado e abrir o placar.

Ainda assim, o Rayo não se intimidou. Os donos da casa levavam perigo com Mojica, principalmente nas jogadas áreas. Num desses lances, Adriano fez pênalti em Trashorras, que bateu, mas parou em Valdés, que há havia defendido uma cobrança contra o Ajax, na Liga dos Campeões na última quarta-feira.

Pedro Rodriguez barcelona gol Rayo Valecano (Foto: Agência Reuters)Pedro comemora: atacante foi o destaque dojogo ao marcar três vezes (Foto: Agência Reuters)

Pedro brilha na etapa final
As mudanças feitas por Tata Martino na forma de jogar do Barcelona ficaram ainda mais visíveis no segundo tempo. Valente, o Rayo continuou se mandando para o ataque em busca do empate e manteve o equilíbrio na posse de bola. Os catalães, por sua vez, se contentaram em aproveitar os erros do rival.

Assim, em jogadas rápidas e objetivas, o Barça chegou à goleada. Logo no primeiro minuto, Fàbregas recebeu pela esquerda e cruzou rasteiro para Pedro empurrar para o fundo das redes: 2 a 0.

Os espaços deixados pelo Rayo continuaram sendo aproveitados pelos visitantes. Aos 20 minutos, Neymar invadiu a área pela esquerda e chutou colocado, mas a bola bateu na trave. Seis minutos depois, o brasileiro tabelou com Fàbregas pela esquerda e, de frente para o goleiro, preferiu rolar para Pedro marcar pela terceira vez.

Os gols desanimaram o Rayo, que perdeu intensidade e foi envolvido de vez pelo Barça. Ainda houve tempo para mais um gol, aos 34 minutos. A defesa anfitriã saiu jogando errado, e a bola sobrou para Xavi que lançou Iniesta. O meia bateu na saída de Rubén e definiu a goleada.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-espanhol/noticia/2013/09/neymar-da-assistencia-pedro-faz-tres-e-barca-goleia-o-rayo-vallecano.html

Nenhum comentário: