sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Atacante marca duas vezes no segundo tempo e decreta vitória do Cruzeiro sobre o Botafogo por 3 a 0. Marcelo, do Atlético-PR, também se destaca

Por Rio de Janeiro


Antes do esperado jogo entre Cruzeiro e Botafogo, no Mineirão, a opinião de que a Raposa tinha um elenco com mais opções que o alvinegro carioca era quase unânime entre  especialistas e torcedores. E quis o destino que justamente no confronto direto um jogador vindo do banco decidisse o duelo. Aos 17 minutos do segundo tempo, o experiente Julio Baptista deixou o espaço dedicado aos suplentes e entrou no lugar de Borges para fazer dois gols que decretaram a vitória do time mineiro por 3 a 0. O primeiro de pênalti, com frieza. O segundo definindo um contra-ataque com um potente chute de canhota, sem chances para Jefferson. Pelo grande desempenho na noite de quarta-feira, ele recebeu uma nota 9,0 e foi eleito o craque da rodada#22 no Troféu Armando Nogueira.

A quilômetros de Belo Horizonte, no Maracanã, outro atacante brilhou intensamente. O veloz Marcelo comandou a incrível virada do Atlético-PR sobre o Flamengo por 4 a 2, na quinta-feira. Ele incomodou a defesa do rival durante o tempo todo e foi importante em dois momentos cruciais: deu a assistência que resultou no gol de Mérida, o primeiro do time, e marcou o da virada após receber passe de Roger. Com isso, foi quem mais se aproximou da avaliação de Julio Baptista, com nota 8,5.

Em Criciúma, dois jogadores foram fundamentais para o Fluminense conquistar os três pontos fora de casa: Diego Cavalieri e Bruno. O goleiro fez grandes defesas e pegou até pênalti, de Marcel. Já o lateral-direito se lançou ao ataque e marcou os dois gols do triunfo por 2 a 1, no Heriberto Hülse. Ambos receberam nota 8,0 e também foram destaques no meio de semana.
A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão - 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.
seleção da rodada 22 brasileirão (Foto: Editoria de Arte)
GOLEIRO
O Fluminense chegou ao seu quinto jogo sem perder no Brasileirão, e a recuperação passa muito pelas mãos de Diego Cavalieri. Contra o Criciúma, o goleiro voltou a brilhar. Além de pegar um pênalti de Marcel no primeiro tempo (veja no vídeo ao lado), ele fez mais duas defesas difíceis que asseguraram o triunfo por 2 a 1, fora de casa. Merecidamente, ele recebeu nota 8,0. A mesma sorte não teve Cássio, do Corinthians. O camisa 1 do time paulista realizou quatro defesas difíceis, mas não evitou a derrota para a Ponte Preta por 2 a 0, no Moisés Lucarelli. Com nota 7,0, ele fica no 'banco de reservas' da seleção da rodada.
LATERAL-DIREITO
Bruno viveu uma noite de artilheiro no Heriberto Hülse, em Criciúma. O lateral-direito apareceu duas vezes na área como um verdadeiro centroavante e garantiu a vitória do Fluminense por 2 a 1 sobre o Tigre. No primeiro, antecipou a zaga e empurrou para as redes (veja no vídeo ao lado). No segundo, novamente chegou primeiro que o rival e cabeceou para vencer o goleiro Hélton Leite. Com isso, recebeu uma nota 8,0 e entrou na seleção da rodada. Victor Ferraz, do Coritiba, e Sueliton, do time catarinense, também tiveram boas atuações e receberam um 7,0.

ZAGUEIROS
Nenhum zagueiro jogou o bastante para merecer grande destaque na rodada#22, por isso a dupla é formada por dois jogadores que receberam nota 6,5: Dedé, do Cruzeiro, e Antônio Carlos, do São Paulo. O primeiro se saiu bem no jogo aéreo defensivo e conseguiu anular bem as ações ofensivas de Elias na vitória sobre o Botafogo. Já o segundo travou um bom duelo com Jô e soube segurar bem a pressão do Atlético-MG para garantir a magra vitória do Tricolor Paulista por 1 a 0, no Morumbi. Não ter levado gols foi decisivo para eles superarem outros cinco defensores que foram avaliados com a mesma nota.

LATERAL-ESQUERDO
Em sua primeira partida com a camisa da Portuguesa, Bryan já conquistou uma vaga seleção da rodada com uma nota 7,0. Sua estreia foi em alto nível, com grandes jogadas de linha de fundo e participação direta no gol de Moisés (veja no vídeo ao lado), que abriu a vitória da Lusa sobre o lanterna Náutico por 3 a 0, no Canindé. Outros três nomes fizeram partidas razoáveis e merecem uma menção honrosa: Carlinhos, do Fluminense, o argentino Escudero, do Coritiba, e Alex Telles, do Grêmio, que receberam 6,5.

VOLANTES
A bola aérea é uma das grandes armas do Cruzeiro neste Brasileirão, e no jogo decisivo contra o Botafogo ela apareceu novamente. E com direito a golaço. O volante Nílton surgiu por trás dos zagueiros e emendou um lindo voleio para as redes (veja no vídeo ao lado). Além da pintura, ele também marcou com eficiência até sair machucado no segundo tempo. Por isso, foi um dos destaques da posição na rodada com nota 8,0. Bruno Henrique, da Portuguesa, recebeu a mesma avaliação. Ele deixou a sua marca com um belo gol de falta sobre o Náutico. Os dois formam a dupla de proteção à zaga na seleção da rodada#22. Outros quatro jogadores ficaram com nota 7,0: Lucas Silva, do Cruzeiro, Fellipe Bastos e Alef, da Ponte Preta.

MEIAS
A vitória da Portuguesa sobre o Náutico teve um grande comandante. O meia Moisés mostrou grande dinamismo, alternou de posição a todo momento com Bruno Henrique e distribuiu o jogo com ótimos passes e lançamentos. Para completar, ainda marcou o gol que abriu as portas para o triunfo no Canindé. Tudo isso fez com que ele fosse o melhor meia da rodada com nota 8,0. Ao seu lado aparece Everton, do Atlético-PR, com 7,5. O canhoto esbanjou velocidade no Maracanã e foi um dos grandes responsáveis pela virada espetacular do Furacão. Sua assistência para Dellatorre marcar (veja no vídeo ao lado) foi determinante para ele desbancar Souza e ficar com a vaga entre os melhores.

ATACANTES

Julio Baptista foi decisivo no duelo mais esperado da 22ª rodada entre Cruzeiro e Botafogo. O experiente meia-atacante saiu do banco no segundo tempo para se tornar o grande destaque da vitória da Raposa. Ele marcou de pênalti quando jogo ainda estava 1 a 0, e decretou a vitória no fim com um belo gol de canhota. A grande atuação lhe rendeu uma nota 9,0. Ao seu lado no ataque da rodada ele terá Marcelo, do Atlético-PR, que após comandar a grande virada do Furacão sobre o Flamengo por 4 a 2, no Maracanã, recebeu um 8,5. Além da assistência e do gol (veja no vídeo ao lado), ele foi perigo constante para os cariocas com sua força e velocidade. Gilberto, da Portuguesa, que marcou um golaço diante do Náutico, esteve perto de uma vaga na seleção, mas ficou com nota 8,0.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/Trofeu-Armando-Nogueira/noticia/2013/09/armandao-j-baptista-sai-do-banco-decide-e-e-o-craque-da-rodada22.html


Nenhum comentário: