segunda-feira, 25 de março de 2013

Polêmicas com Vettel e RBR fazem Webber repensar futuro. Relembre


Furioso com atitude do companheiro na Malásia, australiano diz que 'muitas coisas passaram' por sua cabeça e que vai relaxar e refletir em sua terra natal

Por GLOBOESPORTE.COM Kuala Lumpur, Malásia


Não é a primeira vez que uma ousadia de Sebastian Vettel, como a do GP da Malásia deste domingo, deixa Mark Webber furioso. Desde o GP da Turquia de 2010, quando o alemão tentou tomar sua liderança e os dois acabaram batendo, o clima dentro da RBR não foi mais o mesmo. Mas a rebeldia do jovem tricampeão em Sepang, ao ignorar as ordens da equipe e fazer a ultrapassagem, deixou cicatrizes ainda maiores no australiano. Perguntado se o episódio o faria considerar o futuro no time ou até mesmo na F-1, o veterano de 36 anos foi sincero:

- Minha cabeça, nas últimas 15 voltas, pensou em muitas coisas, sim, muitas coisas – admitiu.

montagem Webber Vettel pódio RBR  (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Climão entre Webber e Vettel após a polêmica do GP da Malásia (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

Foi um dia de fúria para Webber em Sepang. Mostrou o dedo médio para Vettel ao ser ultrapassado, tirou satisfações após a prova e criticou o companheiro abertamente. Sobrou também para a própria RBR. Ainda no pódio, o australiano disse que o alemão “terá proteção como sempre”, apesar de, dessa vez, a equipe ter se posicionado ao seu lado e criticado o jovem tricampeão.

Questionado se obedeceria a equipe, caso encarasse uma situação semelhante, mas com papéis invertidos em uma próxima corrida, Webber não descartou se rebelar também. Porém, afirmou que, se fosse tomar uma atitude dessas, levaria em conta não só o última episódio, mas também conflitos antigos.

- É uma resposta que não pode ser dada agora. Vamos apenas dizer que muitas coisas se passaram na minha cabeça naquelas últimas 15 voltas do GP, por diferentes razões, não só dessa corrida, mas também do passado. Vamos ver o que acontece.Temos três semanas até a próxima corrida – declarou.

Histórico de conflitos tem GPs da Turquia e da Inglaterra de 2010
A verdade é que Vettel e RBR estão entalados na garganta de Webber há anos. Em 2010, os dois trocaram acusações após o incidente da Turquia. E naquele ano, ainda houve outro episódio, na Inglaterra.  A RBR chegou a Silverstone com apenas uma asa dianteira nova, a do carro do australiano. Então decidiu tirá-la para pôr no carro do alemão, mesmo com os dois pilotos disputando o título ponto a ponto. O troco de Webber veio na pista, vitória com a asa velha, e em seguida com a irônica resposta: “Nada mal para um segundo piloto”.

Naquela ocasião, Webber teve certeza de que Vettel era o “queridinho” da equipe. Tanto que, desde então, o australiano não faz muita questão de ajudá-lo, nem quando seu companheiro está disputando o título. No GP do Brasil de 2012, Webber não deu espaço na largada e quase complicou a missão do alemão de conquistar o tri.

vettel formula 1 montagem (Foto: Getty Images)Clima ruim entre os dois começou no GP da Turquia de 2010 (Foto: Getty Images)

Tempo para surfar e esfriar a cabeça
Agora, Webber vai aproveitar o intervalo de três semanas entre o GP da Malásia e a próxima etapa, na China, no dia 14 de abril, para ir para sua terra natal esfriar a cabeça, relaxar e pensar no futuro.

- Acho que é muito cedo ainda, tudo muito cru, obviamente. Precisamos ver como a equipe vai se comportar daqui para frente. Isso será discutido nesta semana. Estarei na Austrália, com minha prancha de surfe. O telefone não ficará ligado. Vamos ver o que acontece.

A Fórmula 1 volta no dia 14 de abril para o GP da China. A TV Globo exibe a terceira etapa da temporada ao vivo às 4h e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

No GP da Inglaterra de 2010, Vettel parabeniza Webber pela vitória (Foto: Getty Images)No GP da Inglaterra de 2010, Vettel parabeniza o "segundo piloto" Webber pela vitória (Foto: Getty Images)

FONTE:

Nenhum comentário: