segunda-feira, 25 de março de 2013

Da Silva ofusca estrelas, e Rio larga na frente do Minas nas semifinais


23/03/2013 12h38 - Atualizado em 23/03/2013 13h04

Da Silva ofusca estrelas, e Rio larga
na frente do Minas nas semifinais

Oposto entra na vaga de Théo e brilha no tie-break para deixar o time de Marcelo Fronckowiak em vantagem na luta por vaga na final da Superliga

Por Helena Rebello Rio de Janeiro


Em pé atrás das placas de publicidade, Da Silva era apenas mais um torcedor no início da partida no Maracanãzinho. Quando o técnico Marcelo Fronckowiak o colocou na vaga de Théo, o sul-mato-grossense mostrou seu valor em um time repleto de atletas consagrados e não saiu mais. Preciso e frio no tie-break, o oposto foi fundamental em um jogo de muitas viradas e ajudou o Rio de Janeiro largar na frente do Minas na série semifinal da Superliga masculina. Com o placar de 3 sets a 2, parciais de 25/23,  21/25, 19/25, 25/22 e 15/13, a equipe carioca precisa de apenas mais uma vitória para avançar à decisão nacional.

- Entrei um pouco nervoso e demorei a encaixar, mas o Dante me tranquilizou em determinado momento, e consegui render melhor depois disso. Fiquei muito feliz de ter ido bem no tie-break de um jogo tão duro como esse, de ter correspondido em relação ao que o treinador e o time esperavam de mim. Vamos precisar trabalhar muito até o próximo jogo, mas estou muito feliz por ter ajudado o time a sair em vantagem - disse Da Silva.

O segundo duelo entre Minas e Rio de Janeiro será no próximo sábado, dia 30 de março. O SporTV transmite o confronto, direto da Arena de Belo Horizonte, a partir das 21h30m (de Brasília). Caso haja necessidade do terceiro jogo, este será realizado no dia 2 de abril, no Maracanãzinho.

Saque de  Lucão muda os rumos



No saque, uma pancada atrás da outra, qualquer que fosse o lado da quadra. Para tentar quebrar o passe rival e dificultar a vida dos levantadores, os dois times abusaram da força no início de cada ponto. A estratégia deu certo, e Bruninho e Marcelinho pouco acionaram seus centrais - como fizeram ao longo de toda a Superliga. Dante apareceu mais do lado do Rio de Janeiro, e Filip, pelo Minas. Foi do tcheco, inclusive, o ponto que deu ao Minas a vantagem de dois pontos pela primeira vez no jogo (9 a 7). Quando a margem chegou a três (17 a 14), Marcelo Fronckowiak pediu tempo. Sua equipe, no entanto, se perdeu em quadra. Um erro de levantamento e dois ataques seguidos para fora deixaram o placar em 20 a 15, e o treinador anfitrião gastou outro tempo técnico a que tinha direito.

Desta vez a bronca surtiu efeito, e a diferença caiu para dois pontos. Foi a vez de Horacio Dileo parar a partida. O Rio cresceu, e Bruninho saltou as placas de publicidade atrás da bola para tentar - em vão - o empate.  O jogo ganhou mais emoção. Maurício bloqueou, e Lucão respondeu com ace (veja acima). O saque perfeito do central armou o contra-ataque para Thiago Alves empatar em 23 a 23. No bloqueio de Théo veio a virada, e foi a vez do Minas ficar apático. Lucarelli atacou para fora,  e o Rio largou na frente: 25 a 23.
Mineiros e gringos comandam a virada


 O Minas abriu 2 a 0 no segundo set, mas a vantagem foi embora antes que o grupo pudesse comemorar. Em ataque de Thiago Alves, time da casa marcou 8 a 6 na primeira parada técnica. Depois da pausa, as duas equipes passaram a explorar as jogadas pelo meio. No quesito eficiência, Maurício levou a melhor sobre Lucão, e os visitantes fizeram 14 a 11. Fronckowiak solicitou tempo, e suas orientações funcionaram. A diferença caiu para um ponto, Dileo parou a partida,  e Lucarelli virou protagonista.  Em uma bola sua na antena, a reclamação inflamou a torcida carioca. Mas outros ataques precisos na sequência deixaram o Minas em situação confortável. O saque de Lucão, que na parcial anterior fora determinante para a virada de seu time, desta vez o traiu e selou o empate: 25 a 21.

Filip e Quiroga, únicos estrangeiros em quadra, comandaram o Minas no terceiro set. A equipe abriu cinco pontos de vantagem em 15 a 10, e fez Marcelo Fronckowiak, além de pedir tempo, lançar Da Silva no lugar de Théo. O time da casa melhorou, fez a distância no placar cair para dois pontos e forçou o pedido de tempo de Dileo. Os visitantes responderam bem às instruções e voltaram a alargar a margem. Maurício, após uma série de defesas incríveis de seus companheiros, teve sucesso no bloqueio simples sobre Lucão. No paredão triplo, o central marcou novamente para o Minas virar o jogo: 25 a 19 (veja acima).

vôlei da silva rio de janeiro e mnas (Foto: Rudy Trindade / Agência Estado)Da Silva ataca para o Rio de Janeiro: atuação decisiva (Foto: Rudy Trindade / Agência Estado)

Da Silva brilha no tie-break
Encurralado, o Rio de Janeiro tornou-se muito mais agressivo em quadra. Lucão, pelo meio, brilhou no ataque e deu o troco em Maurício no bloqueio. Com ele no serviço e com boa participação de Da Silva, o time abriu 11 a 5. Aos poucos, porém, o Minas foi descontando a vantagem. Quiroga, Filip e Maurício se alternaram nas comemorações, e a distância caiu para dois pontos. A pressão fez o Rio crescer pelas mãos de Lucão e Riad, que explorou o bloqueio rival para levar a partida para o tie-break: 25 a 22.

No set decisivo,  Da Silva mostrou seu valor em meio a tantas estrelas olímpicas. Para fugir da marcação nos centrais, Bruninho acionou o oposto seguidamente, e ele converteu um ataque atrás do outro. A vantagem chegou a quatro pontos, e Dileo pediu tempo. Caiu para dois, e foi a vez de Fronckowiak tentar acalmar os ânimos. Quando os visitantes empataram em 10 a 10, o jogo pegou fogo e caminhou ponto a ponto para cada lado.  Lucarelli salvou um match point, mas Filip sacou na rede e deu a vitória ao Rio: 15 a 13.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/03/da-silva-ofusca-estrelas-e-rio-larga-na-frente-do-minas-nas-semis-masculinas.html

Nenhum comentário: