segunda-feira, 25 de março de 2013

Cruzeiro sobra em quadra e sai na frente na semifinal contra o Sesi-SP


Atual campeão da Superliga, time mineiro vence primeiro jogo da melhor de três por incontestáveis 3 a 0; segunda partida será no próximo sábado

Por GLOBOESPORTE.COM Contagem, MG


A pressão era grande dentro e fora de quadra. Aquelas duas derrotas na fase de classificação estavam engasgadas. O Cruzeiro não queria dar chance para uma terceira. Neste sábado, em Contagem (MG), o atual campeão da Superliga sobrou em quadra. Castigou o Sesi-SP.  E o equilíbrio esperado para o jogo 1 da série semifinal ficou pelo caminho. Agressivos no saque e no ataque, o oposto Wallace - maior pontuador do confronto com 16 acertos - e seus companheiros saíram na frente: 3 sets a 0, parciais de 25/20, 25/14 e 25/22.

A próxima partida será na Vila Leopoldina, em São Paulo, no próximo sábado, às 10h, com transmissão da Rede Globo. Se vencer novamente, a equipe mineira garantirá seu lugar na decisão.

- O time mostrou esse padrão de jogo e, se fez uma vez, tem que fazer de novo. Se não der para buscar a classificação lá, vamos voltar e fazer isso aqui - disse o levantador William Arjona em entrevista ao SporTV.

O jogo
Lorena era o alvo da torcida. A cada ida para o saque, tinha todo o ginásio contra ele. O barulho só se tornava maior quando o bloqueio do Cruzeiro conseguia pará-lo. Foi assim que Wallace conseguiu abrir 7/5 para o time mineiro. Do outro lado, o técnico Giovane Gávio pedia que seus comandados se empenhassem mais neste fundamento. Tinham que criar dificuldades para o cubano Leal, Wallace e Filipe. Com os três "voando" em quadra e com a equipe forçando o saque, os anfitriões fizeram 16/11. O líbero Serginho dava uma chamada nos companheiros. O Sesi precisava voltar ao jogo. O bloqueio passou a subir mais. O Cruzeiro cometia erros nos contra-ataques e via o adversário se aproximar (20/18). Apesar do sufoco, os donos da casa retomaram a concentração e fecharam o primeiro set: 25/20. 
   
O Sesi se esforçava, mas o jogo não fluía. Ainda assim, o time lutava. Se não conseguia virar as bolas com a facilidade habitual, Lorena se empenhava no bloqueio e fazia seus pontinhos (6/6). O problema é que o Sesi errava mais, tinha dificuldade de passar pelo bloqueio e permitia ao rival se distanciar no placar (12/8). A essa altura, a arquibancada gritava "o campeão voltou" e seguia fazendo a sua parte. Funcionava. Cleber via seu saque parar na rede e lamentava. Lorena colocava muita força na bola, e ela passava da quadra. Seis pontos separavam as equipes (16/10). Em pé, na lateral da quadra, o técnico Marcelo Mendez já não se exaltava mais. Assistia ao levantador William chamar Wallace, e ele responder com uma pancada. O Sesi não reagia. A precisão e a agressividade que faltavam ao time paulista sobravam no mineiro: 25/14.

Volei Superliga - Cruzeiro x Sesi-SP - Filipe comemora (Foto: Denilton Dias/Vipcomm)William, Filipe e Leal comemoram mais um ponto do Cruzeiro (Foto: Denilton Dias/Vipcomm)

Wallace queria mais. Atacou tão forte que encontrou a testa de Cléber. Mas Lorena também tinha fome. Conseguia um ponto de saque e tentava engrenar uma boa sequência para fazer o Sesi recuperar a confiança. Só que Filipe estava lá para evitar. William distribuía bem as bolas. Mesmo assim, Lorena insistia. Aparecia mais no jogo e o Sesi não deixava o Cruzeiro fugir (14/14). O empate incomodava. Leal e Filipe se apresentavam para tentar mudar aquela situação. O problema é que a concentração da equipe parecia não ser a mesma. E o Sesi tirava proveito disso para conseguir a virada (21/20). Douglas Cordeiro deixou tudo igual de novo. No finalzinho do set, Leal foi decisivo e pôs fim às esperanças dos visitantes.

- Hoje eles jogaram muito acima do que vinham jogando. A equipe deles está de parabéns. Nosso time foi muito abaixo na recepção, no ataque não tivemos a perfeição que vínhamos tendo em outras partidas e isso facilitou o jogo para eles. Mas em casa vamos entrar mais determinados do que hoje. Nosso time é guerreiro e já revertemos várias situações. Lá no nosso ginásio vamos colocar pressão neles também  - garantiu Cleber.

Nenhum comentário: