domingo, 24 de março de 2013

Deco ouve vaias e ganha apoio de Abel em primeiro jogo inteiro no ano


Meia enfim atua durante os 90 minutos em 2013 e não agrada à torcida no empate com o Duque. 'Acho até que fez um bom jogo', avalia treinador

Por Edgard Maciel de Sá Volta Redonda, RJ

As vaias e o grito de um torcedor no Raulino de Oliveira após erro que gerou um contra-ataque perigoso do Duque de Caxias já no fim do jogo do último sábado chamou a atenção diante de um estádio com pouco mais de 2 mil torcedores:

- Deco, se aposenta!
Idolo e referência, Deco se destaca em uma geração que conquistou dois títulos brasileiros para o Fluminense nos últimos três anos. Mas, aos poucos, as atuações apagadas em 2013 começam a gerar desconfiança entre os tricolores. É mais um desafio na carreira de quem saiu desconhecido do Brasil e voltou consagrado anos depois.

Deco, Duque de Caxias x Fluminense (Foto: Nelson Perez/Fluminense F.C.)Deco vestiu a braçadeira de capitão no empate com o Duque de Caxias (Foto: Nelson Perez/Fluminense)

Eleito o melhor jogador do último Campeonato Carioca e destaque também na conquista do tetracampeonato brasileiro, o luso-brasileiro começou a atual temporada em baixa. De cara, sofreu uma lesão muscular ainda na pré-temporada. A estreia em 2013 foi apenas no dia 17 de fevereiro, naquele que, curiosamente, foi seu melhor jogo até agora. Foram duas assistências na vitória por 3 a 1 sobre o Volta Redonda. Depois disso, entrou em campo apenas mais cinco vezes, jogou um total de 420 minutos e ainda não brilhou. Na visão dos torcedores, pouco para o dono do segundo maior salário do elenco.
Deco na temporada 2013

6 partidas (5 como titular)
1 partida completa
420 minutos
0 gol
2 assistências
1 lesão muscular

No empate por 0 a 0 com o Duque de Caxias, Deco atuou durante os 90 minutos pela primeira vez no ano e pareceu sentir novamente falta de ritmo de jogo. Poupado na estreia da Taça Rio diante do Audax por causa de dores no joelho esquerdo, ele vestiu a braçadeira de capitão, orientou os companheiros, errou passes fáceis, ajudou na marcação e cansou no segundo tempo, quando foi recuado após a saída de Edinho para auxiliar na saída de bola. O apoio de Abel Braga ao camisa 20, no entanto, segue firme. Após o empate em Volta Redonda, o técnico elogiou a atuação do jogador e pediu mais paciência aos torcedores.

- Acho até que ele fez um bom jogo. No primeiro tempo atuou mais adiantado. No segundo foi recuado após a saída do Edinho para a entrada do Rhayner. Acredito que essa fase vai passar com a própria sequência de partidas. Só isso vai fazer o Deco evoluir. É absolutamente normal - frisou Abel.]~]

deco fluminense duque de caxias (Foto: Edgard Maciel de Sá)Cansado na etapa final, o camisa 20 foi recuado para ajudar na saída de bola (Foto: Edgard Maciel de Sá)

Em diversas entrevistas, Deco já deixou claro que analisa seu desempenho ao longo da temporada para decidir se continua jogando ou se aposenta. Foi assim no ano passado e será assim no fim de 2013. No Fluminense mesmo o apoiador já viveu momentos de baixa, principalmente por causa de lesões, e deu a volta por cima. Por enquanto, o saldo da atual temporada é desanimador. Mas ainda há tempo para o maestro voltar a fazer a diferença com a camisa 20.

 

Nenhum comentário: