Presidente Jorge Lacerda está na Paraíba e fala sobre o momento do tênis no país. Ele quer colocar uma mulher e seis homens no Top 100 mundial
Jorge Lacerda comemora momento do tênis doBrasil (Foto: Phelipe Caldas / globoesporte.com/pb)
Segundo ele, as competições nacionais organizadas pela CBT começam agora a partir dos 12 anos, para que assim seja possível “antecipar o profissionalismo” daquele atletas que se destacam.
Diminuímos o número de torneios nacionais, mas aumentamos sua
qualidade, permitindo que os melhores passem a jogar juntos desde cedo"
Jorge Lacerda
Jorge Lacerda arrisca alguns nomes. Além de Thomaz Bellucci, o melhor brasileiro da atualidade e 38º do ranking mundial, ele cita outros cinco brasileiros que devem despontar em breve na lista dos 100 melhores tenistas do mundo. Ele fala, por exemplo, nos tenistas Rogério Dutra e João Feijão Souza, que já estão atualmente em 114º e 126º do ranking. Mas se atém de forma especial em nomes que ainda nem mesmo figuram perto do Top 100. São os casos de Thiago Monteiro e Tiago Fernandes, citados por ele como as “verdadeiras promessas do Brasil para o futuro”.
Fernandes, por exemplo, tem apenas 20 anos e foi o primeiro brasileiro a conquistar um Grand Slam na categoria juvenil e a chegar no topo do ranking mundial juvenil. Ele venceu o Aberto da Austrália de 2010 e virou o número 1 em abril daquele mesmo ano.
- Tiago Fernandes é talvez o principal nome desta nova safra de tenistas brasileiros e começou a ser lapidado ainda em 2008. Não temos como garantir quem destes atletas vai ser um novo Gustavo Kuerten, por exemplo, porque para ser um número 1 do mundo na ATP o tenista precisa contar com seu próprio esforço e sua própria determinação, mas a base necessária para isto nós já ajudamos a dar.
Tiago Fernandes foi o primeiro brasileiro a chegar ao topo do ranking juvenil do tênis mundial
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
O presidente Jorge Lacerda tem também boas apostas para o tênis feminino. Ele cita, por exemplo, a pernambucana Teliana Pereira como a brasileira que vai levar o Brasil ao Top 100 da WTA ainda este ano. A atleta de 25 anos está atualmente na 118ª colocação do ranking mundial atual, mas para o presidente da Confederação ela tem todas as condições de melhorar rapidamente sua colocação.
Outras duas promessas brasileiras citadas pelo presidente da CBT são Bia Haddad e Carolina Meligeni, ambas de apenas 16 anos, que segundo ele são provas vivas deste trabalho da entidade.
- São duas atletas que em mais alguns anos também podem despontar entre as melhores do mundo – avalia.
Teliana Pereira é a aposta da CBT para o Top 100 da WTA ainda em 2013 (Foto: Matheus Tibúrcio)
FONTE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário